Vídeo: Obras do People Mover de Guarulhos têm grande avanço

Sistema automático de transporte do Aeroporto de Guarulhos já conta com boa parte das vias instaladas. Previsão de abertura é de 2024
Vias do People Mover próximas à Linha 13 (iTechdrones)

O canal iTechdrones, parceiro do site, voltou ao Aeroporto de Guarulhos para registrar o avanço das obras do People Mover, um sistema automático de transporte sobre trilhos que fará a ligação dos três terminais à Linha 13-Jade, da CPTM.

E as imagens aéreas surpreendem pela rapidez com o que o Consórcio AeroGRU conseguiu implantar boa parte das vias suspensas da linha. Já há vigas assentadas em boa parte do traçado, de 2,6 km de extensão.

Próximo à estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM, a extensão já segue até a parada em frente ao Terminal 1, no entanto, a empresa ainda realiza preparativos para construir a estação de conexão que será aberta na ampla passarela da Linha 13.

Local onde ficará a estação em frente ao Terminal 3 (iTechdrones)

Já a estação do Terminal 1 possui colunas e aparentemente parte de sua plataforma. As vias continuam de forma ininterrupta até uma grande curva ao lado do principal terminal de cargas do aeroporto.

Ali há um trecho incompleto, o chamado “by-pass”, uma extensão com duas vias paralelas onde os trens do People Mover irão se cruzar em ambos os sentidos.

Fábrica de vigas

O drone do canal não conseguiu registrar o trecho central do Terminal 2, o mais movimentado do aeroporto, no entanto. A razão é que o artefato não pode se aproximar da área do terminal por razões de segurança.

É possível, no entanto, ver as vias e colunas nessa região, com uma curva em direção ao Terminal 3, o mais novo do aeroporto e que é exclusivo para voos internacionais.

Já quase em frente ao terminal já se avistam as primeiras fundações da estação que atenderá o local e ponto final da viagem do People Mover. Por fim, o iTechdrones mostra uma panorâmica do pátio de fabricação das vigas do People Mover.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Essas vigas são concretadas em formas especiais e que moldam um túnel no interior da estrutura, necessário para a passagem do ar comprimido que movimenta os veículos.

O sistema People Mover deverá ficar pronto em 2024 (iTechdrones)

O People Mover usará a tecnologia do Aeromovel, desenvolvida no Brasil, e que consiste num sistema leve de transporte sobre trilhos, movimentado por grandes ventiladores que empurram o trem por meio de uma “vela” abaixo dos carros.

A previsão da GRU Airport, concessionária do aeroporto e responsável pela gestão do projeto, é de abrir o sistema em 2024. Ele será gratuito e substituirá os ônibus hoje utilizados pelos passageiros, funcionários e visitantes, com partidas a cada 6 minutos.

Total
1
Shares
13 comments
  1. Se não fosse a politização burra do ex-presidente Bolsonaro (PL), para trazer prejuízos notáveis a antiga administração do ex-governador João Doria Jr. Isso era pra ter sido inaugurado ano passado.
    Poderia já articular em conjunto com o Pref. Guti (PSD), obras como o fórum no parque cecep, hospital da criança no campo próx a estação, ambulatório especializado ou mercado municipal.
    Guarulhos tem potencial para ser referência nacional na área do turismo.

    1. Mas os 2 só trouxeram atrasos pra SP. O Dória foi um dos piores governadores do estado, principalmente na questão do transporte público, só fez as coisas andarem pra trás e mexeu no que não deveria mexer. Ainda teve pandemia pra que os 2 entrassem numa disputa ideológica e piorar tudo

      1. Isac, tem um potencial considerável para fazer isso em Guarulhos e partindo do aeroporto que é a porta do Brasil.
        Cria serviços públicos no território para fins de movimentação da população citado acima e aproveita o que possui como: Praça dos mamonas e possui alguns quiosques, Shopping do Pq. Cecap, Pq. Renato Maia, criação do mercado municipal, loja de fábrica da Bauducco e Internacional Shopping.
        Fora: Pq. da Cantareira, Lago dos Patos, Adamastor e afins.
        Será que não tem condições de chamar atrair a população no desembarque e gastar dinheiro na cidade?

  2. Não sei o que é pior. Achar que João Dória, o mesmo que cancelou a linha 18 e enfiou um bilhão de dívida pra população pagar, apenas para favorecer uma empresa tinha alguma boa intenção, ou achar que Guarulhos tem potencial turístico.

    1. so na sua cabeça de desavisado, alguem falou de transformar Guarulhos em local turístico…..ali é uma cidade industrial e logística, o turismo do aeroporto é para o Estado de SP e por acaso o aeroporto fica em Guarulhos…nao diga asneiras so pra causar….

      1. Isac, tem um potencial considerável para fazer isso em Guarulhos e partindo do aeroporto que é a porta do Brasil.
        Cria serviços públicos no território para fins de movimentação da população citado acima e aproveita o que possui como: Praça dos mamonas e possui alguns quiosques, Shopping do Pq. Cecap, Pq. Renato Maia, criação do mercado municipal, loja de fábrica da Bauducco e Internacional Shopping.
        Fora: Pq. da Cantareira, Lago dos Patos, Adamastor e afins.
        Será que não tem condições de chamar atrair a população no desembarque e gastar dinheiro na cidade?

  3. Pra mim essa obra mostra como o monotrilho poderia ter sido um modal de rápida construção, embora seja um modal mais complexo que o aeromóvel, tem uma estrutura civil ligeiramente similar. A questão não é exatamente ser uma obra pública, mas de que mesmo quando é privada, todos querem tirar mais e mais do Estado o que causa a morosidade e o alto custo fora do orçado.

    1. monotrilho e aeromóvel são modais totalmente diferentes, a unica semelhança é que eles seguem por via elevada, a partir dai tudo muda já que o monotrilho anda sobre vigas guias e o aero sobre trilhos, fora que a locomoção dos dois também muda já que o monotrilho utilizado motores elétricos dentro do próprio veiculo e o aeromóvel é “‘”empurrado””‘ por uma vela que está dentro de uma câmara de ar que fica dentro dessas vigas ai.

    1. Tiago, infelizmente não compreendeu o relato acima e explico novamente com mais calma em nenhum momento mencionei a concessão, e sim, ter um eixo de transporte público na complentação dos serviços públicos o People Mover a CPTM.
      O ex-governador João Dória Jr. articulou com responsáveis da Gru-Airport o projeto para ser apreciado ao Gov. Federal em Brasília na epóca sob-então de responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o People Mover.
      Infelizmente o mesmo atrasou 2 anos e alguns meses para trazer prejúizos notáveis ao Dória pensando que seria um eventual candidato e não pensando na população.
      Se fosse inteligente o ex-presidente, autorizaria mais breve possível e teria mais uma alternativa para derrotar qualquer aliado na sua reeleição.
      Por favor pense antes de escrever.

Comments are closed.

Previous Post
Pátio Manoel Feio passa por melhorias (Jean Carlos)

Obras de melhoria do pátio Manoel Feio são prorrogadas em 11 meses

Next Post

Veja os locais aproximados das estações da Linha 20-Rosa no ABC Paulista

Related Posts