Veja os locais aproximados das estações da Linha 20-Rosa no ABC Paulista

Metrô lançou nova licitação que analisará imóveis passíveis de desapropriação para abrigar nove das 24 estações previstas no ramal
Linha 20-Rosa
A estação Santo André será uma das paradas mais importantes da Linha 20-Rosa (Jean Carlos)

O Metrô divulgou nesta sexta-feira (18) os detalhes da licitação de avaliação macro dos imóveis passíveis de desapropriação para implantação da Linha 20-Rosa.

Trata-se do segundo edital do tipo já que o primeiro abordava apenas 14 das 24 estações previstas e um pátio na região da Lapa. Esse escopo já teve o contrato assinado em junho e agora é a vez do trecho na Zona Sul de São Paulo e nos municípios de São Bernardo do Campo e Santo André.

Além disso, a nova licitação também incluirá os poços de ventilação e de saída de emergência ao longo de todo o trajeto e o principal pátio de manutenção do ramal, a ser implantado em um terreno em Santo André que já abrigou instalações da empresa Rhodia, às margens da via por onde trafegam os trens da Linha 10-Turquesa.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O trecho já licitado é considerado prioritário pela companhia, por conta da maior demanda de passageiros e o movimento mais equilibrado, portanto, com maior potencial de receita. A segunda etapa, que leva a Linha 20 até o ABC, possui menos estações (apenas nove) e com grande distância entre a maior parte delas.

É esperado por um fluxo pendular de usuários, que se deslocarão para a capital pela manhã e retornarão no fim do dia. Ou seja, um perfil semelhante ao da Linha 3-Vermelha, e que ocupa de maneira irregular os trens já que o pico ocorre em um curto período, restando oferta em outros horários.

Ainda não está claro como o governo do estado pretende implantar a Linha 20-Rosa, apenas que ela deverá ser uma concessão à iniciativa privada. Por enquanto, o Metrô segue com os estudos para cravar locais de estações, saídas de emergência e pátios além de definir detalhes técnicos sobre a operação.

A seguir mostramos a localização aproximada nas nove estações previstas no novo edital:

Área onde ficará a estação Cursino

Estação Cursino

A estação será a próxima depois de Abraão de Morais, que fechou a lista da primeira licitação. As duas estações estão separadas por cerca de 1,7 km em linha, o que já demonstra como o segundo trecho tem paradas espaçadas. A quadra apontada pelo Metrô fica entre a Avenida do Cursino e a Rua dos Operários.

Área onde deverá ficar a estação Arlindo Vieira

Estação Arlindo Vieira

Localizada na Avenida Padre Arlindo Vieira, a futura estação ocupará a Praça Jardim Clímax, caso os estudos do Metrô considerem o local apropriado. É uma região predominantemente residencial que pode se beneficiar da facilidade de acesso a São Paulo para se desenvolver.

Área onde deverá ficar a estação Liviero

Estação Liviero

Última estação da Linha 20 na capital paulista, Liviero é mais uma parada em região bastante carente, em meio a galpões, conjuntos habitacionais e residências. O terreno, ao lado da Avenida Arnaldo João Semeraro, apontado no mapa, encontrava-se desocupado.

Área onde deverá ficar a estação TaboãoPaulicéia

Estação Taboão-Paulicéia

É uma das duas únicas estações dentro de São Bernardo, cidade que perdeu a Linha 18-Bronze após um lobby do transporte sobre ônibus. Ficará na esquina entre as avenidas Taboão e Presidente João Goulart, área de grande movimento e próximo de onde ficava a fábrica da Ford. A região deverá passar por grandes transformações nos próximos anos, com a mudança do perfil econômico.

Área onde deverá ficar a estação Rudge Ramos

Estação Rudge Ramos

Localizada no centro do distrito de São Bernardo, Rudge Ramos deve potencializar o comércio e serviços em seu entorno.

Área onde deverá ficar a estação Alfonsina

Estação Alfonsina

Já no município de Santo André, Alfonsina foi originalmente a estação terminal da Linha 20-Rosa quando a Linha 18-Bronze estava contratada. A ideia era criar ali um grande ponto de transferência entre os dois ramais metroviários. Com a substituição do monotrilho pelo corredor de ônibus da Metra/Next, o Metrô decidiu levar o ramal até outra linha ferroviária, a 10-Turquesa.

Área onde deverá ficar a estação Príncipe de Gales

Estação Princípe de Gales

Beneficiada pela Linha 10-Turquesa há várias décadas, Santo André será o município do ABC Paulista mais bem atendido pelo transporte sobre trilhos. A estação Princípe de Gales, na avenida de menos nome, ficará próxima Fundação Santo André, equipamento importante na região.

Área onde deverá ficar a estação Portugal

Estação Portugal

O trajeto da Linha 20 no ABC será longo e tortuoso. De Princípe de Gales,  o futuro túnel  fará uma curva à esquerda para chegar à estação Portugal, que deverá ser construída em frente ao Hospital Beneficiência Portuguesa de Santo André.

Área onde deverá ficar a estação Santo André

Estação Santo André

Enquanto os moradores de São Bernardo conviverão com centenas de ônibus circulando no caóitico centro da cidade, em Santo André a região onde está hoje a estação da Linha 10-Turquesa ganhará a companhia da “irmã” da Linha 20-Rosa, a ser implantada em um centro comercial ao seu lado. O local promete se transformar num grande hub de mobilidade de qualidade já que é lá também que a CPTM prevê levar a Linha 14-Ônix, que ligará o município a Guarulhos.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
9 comments
  1. Como citado, Afonsina seria o terminal e faria integração com a linha 18-Bronze. Da pra ver que dali pra frente parece que o projeto foi feito nas coxas, com uma distância enorme entre uma estação e outra. E ainda tirou da rota a estação que ficaria na Palmares, que é uma região muito carente.

    Parabéns ao ABC que sabe eleger seu governador 👏🏼👏🏼👏🏼

  2. Esta Linha 20-Rosa está sendo usada em mais um estelionato publicitário eleitoreiro como uma pretensa compensação para o cancelamento da Linha 18-Bronze e a reunificação do Serviço-710 que faz atualmente um trajeto em paralelo, desta forma sua situação real ficou clara neste ano quando o Metrô lançou a licitação do projeto funcional e de arquitetura. Tratava-se de um passo ainda inicial para determinar onde serão as estações, poços de ventilação e pátio, além de métodos de construção e outras características técnicas. Só então seria possível lançar outra licitação, a de projeto básico, que dará subsídios para um edital de concessão, a forma escolhida por Doria para viabilizá-la.
    Apesar disso, os estudos do ramal foram alterados radicalmente, e embora as previsões iniciais levando a Linha 20 até a estação Santo André numa ponta, e Santa Marina na outra. Sorrateiramente, uma Manifestação de Interesse Privado apresentada em dezembro de 2020 na qual ao governo propôs a concessão da Linha Rosa em conjunto com a Linha 2-Verde. A empresa sugeriu assumir a operação deste ramal enquanto construiria a Linha 20, mas somente no trecho Santa Marina São Judas, foi considerado prioritário por ela, ao contrário da extensão até o ABC Paulista, tida como opcional foi mutilada e descartada, e mais uma vez a população do ABC foi ludibriada e o cambalacho confirmado, pois com a reunificação da Linha Integradora-710 que agora querem extinguir, esta linha perdeu a razão de ser, pois estas já possuem as Estações de Santo André e Lapa no seu trajeto.

  3. se realmente quisessem trazer o metro para o ABC essa linha rosa teria que começar de santo.andre e não dá lapa para o ABC ,ou seja nunca vai chegar na região do ABC

  4. A máfia da Next Mobilidade não vai deixar essa linha chegar no ABC Paulista, depois aparecem os acionistas da CCR e amantes da privatização pra defender essa corja

    1. O governador quer começar a construi-lá após a implantação do TIC Eixo Norte, mas como ela é enorme e vai ser subterrânea, acredito q vão ser varios anos em obras, é um trabalho bem complexo

  5. Eu acho que corredor de onibus seria a melhor ideia… igual ao Trolebus… corredor travado só anda ônibus… e nem precisa ser elétrico… so dele andar no corredor sem carro algum ja adianta muuuito

  6. o abc merece uma linha do metrô faz tempo.Porque o ABC e Rico.E tem uma população maior que muito países.

Comments are closed.

Previous Post

Vídeo: Obras do People Mover de Guarulhos têm grande avanço

Next Post
Operação e manutenção ocorrendo na Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

Linha 5-Lilás foi fechada no início da tarde desta sexta-feira, 18

Related Posts