A CPTM apresentou na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária o projeto da Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa. A estação deverá ser completamente reconstruída.
As imagens obtidas pelo site mostram uma estação muito mais robusta. A nova parada deverá sair de duas plataformas laterais para quatro áreas de embarque.
Serão duas novas plataformas ilhadas com quatro vias. O espaço disponível poderá servir para atender ao serviço parador com folga. Existe a possibilidade de, inclusive, estender o serviço Expresso ABC para esta estação.
A nova Estação Ipiranga deverá ter um acesso próprio dotado de escadas fixas, rolantes e elevador para acessibilidade. Entre o acesso e a estação está localizada uma grande área onde estarão as vias da MRS Logística, incluídas dentro do projeto Segregação Sudeste
Ipiranga terá integração gratuita com a Estação Ipiranga do monotrilho da Linha 15-Prata. Um dos acessos deverá ser compartilhado possibilitando o acesso de ambos os lados.
A nova parada estará adaptada para atender a futura demanda dos passageiros vindos da Linha 15-Prata e, eventualmente, da Linha 5-Lilás caso o governo opte por realizar esta expansão no futuro.
Neste momento a Estação Ipiranga segue em fase de projeto. A proposta do atual governo é realizar a delegação desta obra para a futura concessionária das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix por meio de um pacote de investimentos.
