|

Expresso Aeroporto deverá ter intervalo reduzido para 30 minutos após concessão

Serviço deverá ganhar uma nova parada na futura estação Gabriela Mistral/Tiquatira. Demanda deverá aumentar para 50 mil passageiros por dia em 2040

Expresso Aeroporto terá o intervalo reduzido (Jean Carlos)
Expresso Aeroporto terá o intervalo reduzido (Jean Carlos)

O serviço Expresso Aeroporto deverá ter seu intervalo reduzido pela metade depois da concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM para a iniciativa privada, permitindo aumento do número de viagens.

Os dados obtidos pelo site mostram que o intervalo futuro do Expresso Aeroporto será diminuído de uma hora para 30 minutos.

A proposta de melhoria também deverá incluir o atendimento de seis estações. Atualmente o serviço realiza paradas nas estações Aeroporto Guarulhos, Guarulhos, CECAP, Brás (ida), Luz e Barra Funda.

Expresso Aeroporto com intervalos de 30 minutos
Expresso Aeroporto com intervalos de 30 minutos

A estação Gabriela Mistral será incluída como parada do Expresso Aeroporto. O atendimento nesta estação poderá facilitar o acesso dos passageiros da Linha 2-Verde ao Aeroporto de Guarulhos

A perspectiva do governo é de que o Expresso Aeroporto possa atingir a demanda de 50 mil passageiros diariamente no ano 2040.

A concessão das linhas 11, 12 e 13 deverá ter 31 anos de duração e prevê investimentos de R$ 12,5 bilhões nos primeiros sete anos de concessão.

A partir do dia 19, o governo fará audiências públicas para detalhar o projeto.

12 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marco
Marco
11 meses atrás

As estações Bom Retiro e Pari (Cerealistas) não farão parte do Expresso? Espero que seja apenas mais uma falta de atenção desses editais (virou comum isso agora) e não uma realidade.

E tem que colocar o Brás sentido Aeroporto pra funcionar!

Caio
Caio
11 meses atrás
Responder para  Marco

espero que não, vai lotar os trens do expresso aeroporto para quem vai da Barra funda e Luz para desembarque no bras.

Marco
Marco
11 meses atrás
Responder para  Caio

Mesmo trajeto da Linha 11, então não.

Marco
Marco
11 meses atrás

Que eu saiba o motivo do Expresso Aeroporto não atender hoje a estação Engenheiro Goulart é justamente evitar usuários da Linha 12 de irem no trem da Linha 13 até Goulart fazer baldeação e vice-versa.

Sendo assim, é preciso haver uma separação tarifária e com bloqueios entre as linhas 12 e 13 em Mistral(Tiquatira), igual hoje tem no Metrô e CPTM em Tatuapé e Itaquera.

Se não não fará sentido o Expresso não atender também Cangaíba e Goulart no futuro.

Marco
Marco
11 meses atrás

Alguém sabe se no futuro, quando supostamente a Linha 13 – Jade estará completa entre Parque da Mooca e Bonsucesso, o serviço Expresso Aeroporto irá mudar?

Quero dizer, continuará sendo até Barra Funda ou vai seguir para Parque da Mooca uma vez pronta as novas estações?

Na minha opinião o melhor seria ter 2 Expressos, um Barra Funda (o atual) e outro Mooca. Mas isso seria um Formato Y e ninguém nas administrações de trilhos em São Paulo aparentemente conhece esse sistema que existe mundo afora.

Naruhodo-kun
Naruhodo-kun
11 meses atrás
Responder para  Marco

O expresso tem nada a ver com o trajeto normal, então seguirá até Barra Funda sim.

Tiago
Tiago
11 meses atrás

Não vai ter pq da Mooca foi enterrada com ida pra Klabin

Jorge
Jorge
11 meses atrás

Que linha expressa é essa que vai ter um monte de paradas?

Julio
Julio
11 meses atrás

a exemplo das outras privatizações de linhas da rede metroferroviária de sp, capaz ter intervalos de 1 hora… com sorte

Pedro Pereira da Silva
Pedro Pereira da Silva
11 meses atrás

Quanto à redução dos horários para 30/min.. Esse projeto, quando entra em vigor?

Joan Queiroz
Joan Queiroz
11 meses atrás

Promessas e promessas… Quem sabe na eleição de 2034 sai alguma coisa.

Matheus
Matheus
11 meses atrás

Que eu saiba o Expresso serve pra ser sem paradas. Deveriam retornar com o Conect, mas indo até a BFU.