CPTM autoriza estudos para levar Linha 13-Jade até encontro com o Metrô
Aditivo contratual em estudo de extensão até Bonsucesso permitirá levantar dados da chamada “extensão oeste” até a estação Gabriela Mistral

A CPTM realizou o primeiro aditamento ao projeto de extensão da Linha 13-Jade. Agora os estudos deverão contemplar a extensão para oeste, que inclui a estação Gabriela Mistral, onde será possível embarcar na Linha 2-Verde do Metrô.
O termo aditivo é um acréscimo ao contrato que acrescenta ou modifica itens já firmados. O ajuste contratual deverá prolongar o contrato, o que acarretará em maiores custos.

O instrumento original previa o estudo técnico, sondagens e elaboração de anteprojetos para a extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, em Guarulhos.
Com o novo aditivo serão acrescentados cinco novos produtos referentes a extensão oeste da Linha 13-Jade entre Engenheiro Goulart e Gabriela Mistral/Tiquatira. Serão produzidos os levantamentos de interferências, sondagens de solo, anteprojetos de infraestrutura, edificações e orçamentos.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O contrato foi prolongado em mais seis meses com aumento dos custos da ordem de R$ 615 mil, totalizando R$ 3,1 milhões. O grupo responsável pelos projetos é o Consórcio Projetista L13 Leste formado pelas empresas Egis e Addax.
Obras incluídas na concessão das linhas 11, 12 e 13
O governo do estado trabalha com a extensão da Linha 13-Jade em ambas as direções, mas a responsabilidade pela construção desses novos trechos caberá à futura contratada na concessão conjunta com as linhas 11-Coral e 12-Safira.
As informações preliminares indicam que a expansão de 5,2 km até Gabriel Mistral deverá ficar pronta até 2030 enquanto a extensão norte, com 10,4 km, será implantada até o início da próxima década.
Haverá ainda um investimento contingente para levar a Linha 13 de Gabriela Mistral até a Mooca, ou seja, uma expansão opcional, caso a gestão pública e o parceiro privado considerem viável.
Se a proposta da Acciona para o novo traçado da linha 16 Violeta vingar, essa extensão à oeste da Linha 13 deixa de fazer qualquer sentido. Pelo menos duas estação serão praticamente no mesmo local do que está sendo proposto.
Hipermegasuperextremamentecarregadíssimo…
E corta pra Linha 13 que teria 150 mil passageiros por dia e que hoje não transporta nem 20 mil.
Notificações ativadas!
Não é como se uma linha em que o Metrô ou a CPTM sugere que vai transportar 300 sextilhões por dia significasse que é o Apocalipse, o fim do mundo, que realmente vai acontecer. Mas pelo o que parece, o Victor Mercúrio acha que os dados são corretíssimos, sem nenhuma inconsistência, e que a Linha 2 vai ser a linha mais carregada do mundo enquanto que as outras linhas devem bater lata na maior parte do dia (e se ultrapassa do carregamento previsto, o fim do mundo vai acontecer). Além disso, deixar de fazer metrô em uma região populosa por justamente um suposto colapso é egoísta em relação a região metropolitana.
O cara sentiu tanto a ponto de escrever um textão (além de perder vários minutos só pra responder um comentário qualquer)…
E ainda por cima, fez comparações tortas.
Meu carro tem capacidade pra transportar 5 pessoas. Se pelo menos estiverem 3 no meu carro, ele está entrando em colapso, a beira do caos? já que estará 60% ocupado (mais da metade).
Lembrando que, eu concordo que cada extensão do metrô precisa ser feita com cautela, principalmente a linha 2 (que não precisa ser estendida além da Penha por enquanto, isso até a Linha 19). O problema seria justamente os exageros do Victor que pensa que é o Apocalipse acontecendo (não é porque a linha está prevista pra transportar decilhões de pessoas que isso realmente vai acontecer ou que vai ultrapassar).
E temos que lembrar que muito provavelmente vamos ter loops em Anália Franco. Pode ser paliativo, porém ajuda a focar no trecho atual da Linha 2 (mais Orfanato, Santa Clara e a própria Anália). Problema é tratar ela como de fosse a mesmíssima coisa de não existir loops em Guaianases ou Suzano.
Parece que os gestores finalmente acordaram para uma falha de planejamento caso prosseguissem com planos mirabolantes de bloqueios simultâneos no gargalo no Brás com as Linhas 13-Jade para chegar a Barra Funda, tem que interpenetrar em “Y” na 12-Safira e em seguida novamente em “Y” na saturadíssima 11-Coral que são concorrentes o que as tornam totalmente inconvenientes sua operação, uma ocorrência ou pane em uma bloqueia este conjunto todo, este fato é corriqueiro, e deveria no máximo ter uma conexão (com a 12-Safira) a não ser que se expanda as construções das linhas após o Brás, pois só a modernização da sinalização é insuficiente, e deverá ser prioritária antes de se fazer esta alteração, uma vez que comprovadamente Trens Metropolitanos deveriam prevalecer em relação aos TIC, pois beneficiam mais usuários, pois a expansão desta Linha 13-Jade deveria ser no sentido do Alto Tietê e jamais Barra Funda sem que se expanda as linhas.
Ela não concorre se fizer o antigo traçado de um projeto de linha abandonado que iria pro centro de São Paulo por debaixo da avenida Celso Garcia, mas em todos esses anos de projetos da L13 nunca vi ninguém citar ela poder absorver esse trajeto.
A Linha 5 Lilás não precisa ser estendida para o Leste e sim para o Norte.
Se levarem ela até as estações Tatuapé ou Belém (Linha 3) e depois atravessarem a marginal Tietê até as estações Vila Maria ou Curuçá/Santo Eduardo (Linha 19) já deixará bem equilibrado o sistema.
Porém o projeto mais rápido é tirar a Linha 16 – Violeta do papel, pois Anália Franco será o local de folgar o aperto da Linha 2 – Verde.
para que pensar a extensão agora se logo logo vai ser privatizada se é a linha 13 não tem nem pátio para fazer manutenção
Por que não pensar em expandir a futura linha 19 do metrô até o Parque Cecap para integrar com a linha 13 e por que não levar a linha 13 até Arujá? Além disto poderiam pensar em utilizar a linha 13 para trens de carga quando a linha 13 chegar a Bomsucesso.
Você quer matar a linha de vez? Pra quê raios botar trens de carga?
pq conectar as linhas 13 e 19 mataria a própria linha 13.
Ao meu ver, me parece mais adequado, como dito acima, levar a linha 5 (lilás) até a Vila Maria e também a linha 4 (amarela), onde as duas podem, junto com a linha 19, desafogar tanto a linha 2 como a linha 3, para quem segue sentido Centro, Paulista, Pinheiros, Moema, Santo Amaro.
A linha lilás pegaria o projeto inicial da linha vermelha, que sairia da zona leste (Ipiranga-Belém-Vila Maria) e deixaria o suposto trecho subterrâneo da linha 13 para a linha 5, já que também existe demanda de passageiros consolidada nesse fluxo (Vila Maria-Belém-Tatuapé)
Ou então seguir com o projeto da linha 13 mais extenso, mas no caso fazer a linha 5 subir até Gabriela Mistral, saindo da Chácara Klabin, como outro estudo demonstrou.