À beira do precipício, Supervia enfrenta “apocalipse” financeiro com risco real de falência

A beira da falência, Supervia pede socorro ao estado (Agetransp)
A beira da falência, Supervia pede socorro ao estado (Agetransp)

Prejuízo, caos e um patrimônio líquido inferior ao preço de um trem. Essa é a situação de “fim dos tempos” que a Supervia, operadora do transporte ferroviário do Rio de Janeiro, enfrenta atualmente.

A empresa privada divulgou recentemente seu balanço contábil com números e constatações alarmantes. A própria Supervia admite: há risco real de falência da empresa.

Resultados financeiros

Os resultados financeiros da Supervia mostram uma empresa imersa em uma crise fiscal. A companhia teve saldos negativos na maioria de seus balanços.

A receita líquida da empresa apresentou queda de 26,8%, saindo de R$ 816 milhões em 2022 para R$ 597 milhões em 2023. O custo do serviço aumentou em 4,1% no período.

Resultado operacional da Supervia em 2023 (Supervia)
Resultado operacional da Supervia em 2023 (Supervia)

O resultado foi uma queda do lucro bruto em 94,8% e o aumento do prejuízo líquido da empresa em 108,1%, chegando ao valor de R$ 372 milhões em perdas durante 2023.

No que se refere às receitas, foi considerado no cálculo as receitas de construção que se referem aos investimentos. Neste sentido, a Supervia reduziu as melhorias no sistema em 81,5% em 2023.

A venda de bilhetes foi fortemente impactada. Sendo a maior fonte de receitas da empresa, a queda de 18,6% representa R$ 556 milhões na venda de bilhetes em 2023.

Receita Líquida da Supervia em 2023 (Supervia)
Receita Líquida da Supervia em 2023 (Supervia)

No que se refere ao custo dos serviços prestados, a folha de pagamento foi melhor remunerada, com aumento de 10,4% nos salários e benefícios. Porém, houve queda generalizada em diversos indicadores.

Destacam-se os investimentos com materiais (queda de 21,3%), limpeza e higienização (queda de 16,5%) e manutenção/conservação (queda de 12%).

Custos dos serviços da Supervia em 2023 (Supervia)
Custos dos serviços da Supervia em 2023 (Supervia)

Patrimônio dilapidado

Um dos fatores mais preocupantes do relatório é o balanço patrimonial da empresa. A Supervia registrou queda no seu ativo da ordem de 6,1%, chegando ao valor de R$ 2,2 bilhões.

Os passivos da empresa, por sua vez, só registraram aumentos, tanto no circulante como no não circulante. O primeiro geralmente é mais preocupante, pois nele estão alocadas as dívidas com empréstimos, o maior custo da empresa. Os passivos aumentaram em 11,3% atingindo R$ 2,1 bilhões.

A situação da Supervia se tornou tão alarmante que o patrimônio líquido da empresa, ou seja, a diferença entre todas as receitas, valores, bens e as suas dívidas de médio e longo prazo, chegou a um valor de apenas alguns milhões de reais.

Balanço patrimonial da Supervia em 2023 (Supervia)
Balanço patrimonial da Supervia em 2023 (Supervia)

O patrimônio líquido da empresa hoje é de apenas R$ 49 milhões. Este valor é inferior ao de um trem novo da Série 8900 que custou em média R$ 60 milhões por unidade para a concessionária paulista ViaMobilidade. O indicador representa uma queda de 88,3% do registrado em 2022 que era de R$ 421 milhões.

Segundo dados da Agetransp, que gerencia o transporte público no Rio de Janeiro, a Supervia transportou menos de 20 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2024, uma queda de 12,% em relação ao mesmo período de 2023. A concessionária é responsável por uma malha de trilhos com mais de 250 km de trilhos e 100 estações.

Ultimato

A situação da Supervia pode ser atestada pelo próprio relatório da empresa em que é citada que as condições operacionais da operadora privada dependerão de eventos futuros como a assinatura de novo termo aditivo, negociação de dívidas e atendimento ao plano de recuperação judicial.

“Dessa forma, a continuidade operacional da Companhia e de suas controladas dependerá dos eventos futuros, das ações e conclusão das negociações descritas anteriormente, bem como da assinatura do 13º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão”

CENTRAL poderá intervir na Supervia (CENTRAL)
CENTRAL poderá intervir na Supervia (CENTRAL)

A Supervia ainda lançou um ultimato para o governo do Rio de Janeiro: ou a gestão estadual se posiciona sobre os pleitos indenizatórios da empresa ou a situação de recuperação judicial irá evoluir para a falência da Supervia.

Para evitar a conversão da RJ em falência, a SuperVia pede que o Governo do Estado se manifeste, de forma definitiva, sobre as seguintes providências: (1) o pagamento, pelo Governo do Estado, dos valores devidos à SuperVia pelo congelamento das tarifas entre 2021 e 2023 e dos valores totais referentes à perda financeira decorrente da Covid-19, quando a concessionária precisou manter a operação, mesmo com a queda brutal do número de passageiros; e (2) a necessidade de reestruturar o modelo de concessão para garantir a sustentabilidade do serviço para a população.”

Em suma, ou o governo do Rio de Janeiro resgata a empresa, ou a concessionária deverá quebrar. A atual gestão diz estudar um plano de contingência indicando que pretende repassar a terceiros a operação e a manutenção do sistema, separando as duas atividades até encontrar uma solução definitiva.

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