Acordo é assinado para retomar obras da estação Gávea, que pode ficar pronta em 2027

Metrô do Rio de Janeiro
Metrô do Rio de Janeiro

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a conclusão das obras da estação Gávea, do Metrô do Rio de Janeiro, foi assinado nesta quarta-feira (2), no Palácio Guanabara, sede do governo do estado.

O documento havia sido aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) recentemente e o próximo passo era a assinatura do acordo pelo entes envolvidos, incluindo a concessionária MetrôRio, o consórcio RioBarra, o Ministério Público e o governo.

A próxima estapa será a homologação pelo Tribunal de Justiça (TJ-RJ). Após isso, ocorrerá a assinatura do Termo Aditivo do contrato firmado entre a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade (Setram), a RioTrilhos, o MetrôRio e as construtoras.

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Em coletiva, o governador Cláudio Castro afirmou que as obras deverão começar até o final de 2024 e durarem cerca de três anos. Ou seja, a nova estação da Linha 4 pode ficar pronta até 2027, mas é mais provável que isso ocorra em 2028.

A obra será assumida pela MetrôRio, concessionária que opera as linhas da cidade, e que investirá cerca de R$ 600 milhões no projeto. Outros R$ 97 milhões serão bancados pelo governo, mas o valor pode subir.

Estação Gávea será uma extensão a partir de São Conrado
Estação Gávea será uma extensão a partir de São Conrado (GE)

O TAC prevê que a concessionária Rio Barra, que detém a concessão da Linha 4, desista do projeto e o repasse à MetrôRio. Além disso, os envolvidos se comprometem a encerrar pedidos de requilíbrio de contrato que estavam em curso.

A MetrôRio terá mais 10 anos adicionados ao tempo de concessão como forma de recuperar o investimento.

“Somente após a retirada da água, que hoje auxilia na sustentação do espaço da estação, é que vamos ter uma melhor noção do tempo que a obra vai levar”, disse Cláudio de Castro.

A nova estação Gávea, que foi parcialmente construída e preenchida com água para manter os túneis e poços estáveis, irá inaugurar um trecho de via a partir da estação São Conrado, que no futuro pode ser levado em direção ao centro da cidade.

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