AeroGRU prepara fábrica de vigas do People Mover de Guarulhos

Consórcio que implanta o sistema Aeromovel no maior aeroporto do país já está realizando a montagem das formas das estruturas em um canteiro próximo ao Terminal 3
Estação do People Mover no Terminal 2 de Guarulhos (AeroGRU)

O consórcio AeroGRU segue em ritmo acelerado para implantar o sistema Aeromovel, que será o People Mover do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A empresa, que avançou com a construção dos pilares a partir da estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, agora está preparando um canteiro para fabricar as vigas de concreto que serão instaladas nas vias.

Imagens de funcionários do consórcio mostram as formas metálicas sendo desembarcadas no canteiro montado próximo ao Terminal 3 do aeroporto. Ao que parece, o AeroGRU terá vários desses moldes no local de forma a fabricar várias vigas necessárias para implementar o trajeto de cerca de 2,7 km.

As vigas do Aeromovel são um dos seus principais diferenciais. Em vez de uma estrutura sólida, elas possuem um túnel que funciona como meio de locomoção dos trens. Movidos por ventiladores elétricos fixos, o veículo automatizado se movimenta quando a pressão exercida pelo ar “empurra” uma espécie de vela presa à parte inferior dos vagões. Por isso, a execução das vigas é de suma importância para o funcionamento correto do sistema.

Com capacidade para transportar até 2.000 passageiros por hora/sentido com partidas em cada 6 minutos, o People Mover de Guarulhos terá quatro estações. Os trens partirão de uma parada ao lado da estação da CPTM, seguindo para os terminais 1, 2 e 3. A via será singela, porém, com um by-pass (via duplicada) na região central, a fim de permitir que os trens em ambos os sentidos possam se deslocar simultaneamente.

O Terminal 2, o mais movimentado do aeroporto, contará com uma estação no nível de mezanino, bastante integrada ao prédio principal. Já os terminais 1 e 3 devem contar com estruturas mais afastadas. A estação localizada ao lado da Linha 13-Jade, por sua vez, foi prevista no projeto da CPTM e por isso terá uma plataforma ligada à sua passarela principal.

A previsão da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, é que o People Mover entre em operação no início de 2024.

A estação do People Mover ficará bem conectada com a CPTM (AeroGRU)

 

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3 comments
  1. Equipe do Metrô CPTM, vocês poderiam pedir por favor pro cara do canal do drone filmar essa obra? Ele ignora completamente as obras nos aeroportos, apesar de adorar falar que “cobre todas as grandes obras de São Paulo”.

    E antes que alguém venha falar nos comentários que é proibido usar drones perto de aeroportos, é permitido se você tiver licença e autorização.

    E se por algum motivo (não vejo qual, visto que o trabalho dele é profissional e ele já esteve em vários eventos oficiais do governo) ele não obtiver a licença, ele poderia filmar do chão mesmo, igual faz nas obras do Rio Pinheiros.

    1. Olá, Marco, tudo bem? Eu sei que em Congonhas ele tem evitado mesmo por cotna da permissão da Aeronáutica. Vou perguntar se o motivo é o mesmo a respeito de Guarulhos. Sem dúvida, imagens aéreas ali serão bem interessantes. Abraços.

    2. Quem emite a autorização é o DECEA e dada a burocracia e as mudanças recentes no TMA SP, creio que uma autorização seja demorada e muito restritiva. É mais viável filmar no chão mesmo.

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