Aeromovel confirmado como ‘People Mover’ do Aeroporto de Guarulhos

Consórcio AeroGRU, que havia feito a proposta mais barata, foi escolhido pela concessionária GRU Airport para ligar o aeroporto à Linha 13-Jade da CPTM
O Aeromovel será a tecnologia implantada no Aeroporto de Guarulhos (Reprodução)

Dona da proposta mais barata entre vários concorrentes que atenderam à consulta da GRU Airport em 2019, a AeroGRU foi confirmada pelo governo federal como consórcio escolhido para implantar o ‘People Mover’ que ligará os terminais do Aeroporto de Guarulhos à Linha 13-Jade, da CPTM.

A informação foi confirmada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, nesta manhã, que assinou hoje o aditivo que permitirá que a concessionária do aeroporto possa descontar os valores investidos no projeto da outorga paga à União.

“Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual. Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, disse Tarcísio.

Embora fosse apontada pela ANAC como tecnologia preferida para ser utilizada no sistema de transporte, o Aeromovel sofria restrições da própria GRU Airport, que se mostrou mais inclinada a escolher a rival Doppelmayr, cujos trens utilizam cabos para se locomover.

Já o Aeromovel, tecnologia inventada pelo brasileiro Oskar Coester, falecido recentemente, utiliza um sistema pneumático que movimenta uma “vela” localizada na parte inferior do veículo. Até hoje apenas dois sistemas foram construídos, um na Indonésia e outro no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, além de uma linha de testes já desmontada.

Segundo o vídeo, o sistema terá 2.730 metros de extensão, quatro estações e capacidade para transportar 2.000 passageiros por hora em cada direção. O tempo de viagem entre a estação da CPTM e o Terninal 3 é estimado em 6 minutos, assim como o intervalo entre os trens. Para isso haverá um “bypass”, uma espécie de segunda via que permitirá os trens possam circular ao mesmo tempo.

Projeto de People Mover da AeroGRU

Fabricados pela Marcopolo, os três trens de Aeromovel terão espaço para bagagens volumosas, wi-fi, som ambiente, paineis de informações e capacidade para até 200 usuários. Além disso, serão ‘driverless’, ou seja, sem um operador humano, substituído por um sistema automatizado.

O prazo de construção é estimado em 24 meses, mas a SAC, Secretaria de Aviação Civil, acredita que o sistema ficará pronto antes disso, entre o final de 2022 e o começo de 2023. O valor do investimento ainda permanece pouco claro.

No comunicado do Ministério hoje, o projeto foi orçado em R$ 217,7 milhões, mas o governo federal falava em R$ 145 milhões. A minuta do aditivo cita uma previsão mais alta, de R$ 376 milhões para a construção e R$ 1,24 milhão mensais para operação.

O People Mover é uma antiga promessa da GRU Airport, feita logo que a concessionária assumiu o maior aeroporto da América do Sul, no início da década passada. A empresa proibiu que a CPTM levasse a Linha 13-Jade até a frente do Terminal 2 atual, já que tinha planos de erguer um complexo comercial e hoteleiro no local. Em vez disso, propôs bancar o sistema sobre trilhos para levar os passageiros até o ramal de trens metropolitanos.

O projeto da GRU nunca saiu do papel, assim como o ‘People Mover’, que havia sido prometido para ser entregue antes da inauguração da Linha 13, em abril de 2018.

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  1. Em 2024 descobriremos se isso vai funcionar direito e vai dar conta, ou teremos uma não surpresa se der tudo errado.

  2. Até ficaria desconfiado do Aeromóvel, mas só por ter uma gigante como a Marcopolo envolvida, vou dar um voto de confiança. Só espero que não acabe sendo que nem o Aeromóvel de Porto Alegre.

  3. O Aeromóvel de Porto Alegre foi o ÚNICO empreendimento para a Copa do Mundo que terminou antes do prazo para o evento. Talvez seja por isso que a SAC pensa que a obra vai terminar antes do prazo. Espero que se concretize.

  4. primeiro a concessionaria não admite a estação dentro do aeroporto e promete a construção de um people mover.

    depois não quer fazer o people mover e sobra para o governo pagar.

    tudo por um capricho da concessionaria.

    esse Brasil é o pais da piada pronta. aqui o poste mija no cachorro.

  5. vamos ver o valor $$$ de quem precisa se deslocar do terminal taboão , até o terminal 3…. para que o aeroporto funcione bem, tem que ter os trabalhadores, vamos ver quanto custará para esse trabalhador, sendo que tem 2 linha de ônibus(488 , 331 ) para ir até os terminais 2,3 , mas não tem coragem de desviar 200 mt de rua e passar em frente a saída da estação, para que o ônibus verde (GRU ) não fique lotado.

  6. Mais um fracasso a vista..
    Já visitei as instalações do soprador de POA . Conversei com o pessoal técnico e não conseguiram me provar que a eficiência energética deste soprador é superior a um sistema convencional, além da precariedade do projeto estrutural .Acho que não sou muito bem-vindo por lá…..
    Ou seja mais barato e pior, com tudo na vida.
    Não diste mágica em engenharia . detalhe; o inventor não era engenheiro, apenas um esforçado autodidata …
    Se fosse bom, teriam vendido vários pelo mundo , teriam aparecido similares, etc

    1. Realment ” se fosse bom ” o tal do inventor ( tipo brasileiro Santos Dumoont ) …teria vendido a geringonça para aeroportos da Asia, Europe, America, e até mesmo para Gabon na Africa. Tóma sua linha gru e diz q a comilança sera D + ….. Outra coisa hem para um trajeto d 6 minutos ( 360 segundos ) qual a real necessidad do tal d WIFI ….????!!!!!

  7. Realment ” se fosse bom ” o tal do inventor ( tipo brasileiro Santos Dumoont ) …teria vendido a geringonça para aeroportos da Asia, Europe, America, e até mesmo para Gabon na Africa. Tóma sua linha gru e diz q a comilança sera D + ….. Outra coisa hem para um trajeto d 6 minutos ( 360 segundos ) qual a real necessidad do tal d WIFI ….????!!!!!

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