A RioGaleão, concessionária que administra o Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, pretende propor ao governo federal a liberação de cerca de R$ 2 bilhões em outorga para implantar um sistema leve sobre trilhos de 17 km até o centro da cidade, revelou nesta quarta-feira a CNN Brasil.
O modelo é semelhante ao que o Ministério da Infraestrutura e a GRU Airport, concessionária do Aeroporto de Guarulhos, estão prestes a colocar em prática para construir e operar um ‘People Mover’, sistema de transporte automático que ligará os três terminais à estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade da CPTM. A grande diferença é que esse projeto é orçado por um valor bem menor, entre R$ 175 milhões e R$ 250 milhões, aproximadamente.
Ao contrário do Galeão, Guarulhos já conta com uma linha de trem metropolitano que atende parcialmente os passageiros oriundos do aeroporto, o maior da América do Sul. O terminal aeroportuário do Rio possui um um BRT, implantado às vésperas dos Jogos Olímpicos em 2016.
Segundo a proposta da concessionária, a linha teria sete estações e ligaria o Terminal 2 do Tom Jobim à estação Estácio, do MetrôRio, em cerca de 15 minutos. Nas ilustrações obtidas pela CNN, o sistema parece ser um VLT similar ao que o opera no centro da capital fluminense, mas no artigo a RioGaleão não especifica o tipo de modal.

A iniciativa conta com a simpatia do secretário de Transportes do governo estadual, Delmo Pinho, que defende uma valorização do aeroporto internacional, hoje ofuscado pelo mais central e prático Santos Dumont.
Primeiro aeroporto brasileiro a contar com um terminal internacional semelhante ao padrão de outras metrópoles mundiais, ainda na década de 70, o Galeão tem sofrido um contínuo esvaziamento nos últimos anos, parte por conta da crise econômica do estado e parte pela concorrência de outros aeroportos, sobretudo Guarulhos, que passou a ser a porta de entrada de viajantes do exterior.
Concedido em meados da década passado, o aeroporto recebeu mais de R$ 10 bilhões de investimentos, mas o movimento de passageiros não chegou nem perto do previsto. Hoje, ele é apenas o 4º mais movimentado do país, atrás de Guarulhos, Congonhas e Brasília. A tentativa de facilitar o acesso de passageiros é uma das estratégias para atrair mais movimento, assim como pleitear restrições ao uso do aeroporto Santos Dumont.
Para ter acesso ao volumoso montante, a RioGaleão terá de passar pelo mesmo trâmite da GRU Airport, ou seja, obter um aditivo no contrato de concessão que seja aprovado pelo Tribunal de Contas da União.
