O Metrô de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 12, o início da escavação dos túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha. Na verdade, trata-se de uma passagem subterrânea de ligação entre o poço principal da estação Santa Isabel e sua plataforma.
Esse túnel terá 24,4 metros de altura por 35,6 metros de comprimento e levará os passageiros até a plataforma da estação, a ser localizada sob a Avenida Guilherme Giorgi. É uma solução diferente da futura estação Vila Formosa, que terá as áreas de plataforma escavadas em linha com o poço principal.
A estação Santa Isabel, no entanto, será a última a receber a visita do “tatuzão”, equipamento que escavará a maior parte dos túneis de via da extensão, com cerca de 8 km. Ela fica localizada próxima ao Complexo Rapadura, de onde a tuneladora partirá, porém, na primeira etapa, em direção à estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato. Numa segunda etapa, o shield partirá em direção à Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e por fim Santa Isabel.
O poço teve o início da escavação há poucos meses, mas avançou rapidamente. A futura parada terá uma demanda diária de 13 mil passageiros que usufruirão dos 7,5 mil m² de área construída, sete níveis internos, 21 escadas rolantes e quatro elevadores.
As obras da Linha 2-Verde estão avançando enquanto o tatuzão ainda está sendo fabricado. Ele deve ser entregue no final deste ano ou começo de 2023 e iniciar as escavações meses depois. O Metrô estima entregas as oito estações do trecho até o final de 2026.
