O sistema metroviário de Belo Horizonte, recentemente concedido, deverá ganhar melhorias importantes em seu sistema de sinalização e controle de trens. A operadora Metrô BH firmou contrato junto à empresa francesa Alstom para o fornecimento do sistema de Operação Automática de Trens (ATO).
O contrato está dividido basicamente em dois grandes blocos. O primeiro deverá ser focado na implantação do sistema para a Linha 1 no trecho entre as estações Eldorado e Vilarinho. A extensão até a futura estação Novo Eldorado e o pátio São Gabriel também estão contemplados.
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A construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, com extensão de 10,5 quilômetros entre as futuras estações Nova Suíça e Barreiro, também deverá receber o novo sistema. Desta forma, o novo trecho metroviário já deverá nascer com tecnologia de ponta. A previsão é de que em 2028 o novo trecho esteja operacional.
A modernização do Centro de Controle Operacional deverá permitir o gerenciamento do transporte com o suporte do novo sistema de sinalização. O ATO permitirá a automatização de funções como abertura e fechamento de portas, parada e partida dos trens. No CCO será possível controlar a velocidade dos trens e seu desempenho.
A segunda parte do contrato se refere a modernização dos equipamentos de bordo dos trens que atualmente operam na Linha 1. Além disso, os futuros 24 trens a serem adquiridos irão receber os sistemas de bordo do tipo ATC. Ao todo serão 48 equipamentos, sendo dois por trem localizados nas cabines.
Segundo o presidente da Alstom no Brasil, Michel Boccaccio, o contrato “celebra uma transformação significativa na mobilidade urbana da cidade. Por meio da implementação de tecnologia de sinalização de ponta e do aprimoramento do Centro de Controle Operacional, estamos redefinindo os padrões de excelência no setor em Belo Horizonte.”
A implantação e modernização dos sistemas de sinalização poderão trazer maior eficiência para a operação do Metrô de Belo Horizonte permitindo, no longo prazo, a ampliação do atendimento para a população. Estima-se que no futuro 260 mil passageiros sejam beneficiados com a operação das duas linhas.
Se o Metrô BH não tem nem o sistema ATO, qual tipo de sinalização eles usam?
Operação manual