Ampliação da estação Santo Amaro completa um mês com transferência feita em 4 minutos
Nova área de integração entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda foi entregue pela ViaMobilidade após anos de atraso
A concessionária ViaMobilidade celebrou um mês desde que a ampliação e modernização da estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás, foi entregue aos passageiros.
Segundo a empresa, com as novas áreas de integração, o tempo médio de transferência para a Linha 9-Esmeralda caiu para cerca de 4 minutos.
O deslocamento também é feito com mais conforto graças às passarelas mais amplas, oito escadas rolantes e quatro elevadores novos.
Circulam diariamente pelo local cerca de 95 mil passageiros, que antes se espremiam em gargalos na interligação durante os horários de pico.
Construída sobre uma ponte estaiada, a estação da Linha 5-Lilás não foi pensada para suportar a grande demanda de usuários que se conectam ao ramal de trens metropolitanos.
O Metrô, então operador da linha, propôs uma estrutura paralela para ampliar a área da estação, mas o serviço ficou a cargo da ViaMobilidade quando assumiu o contrato de concessão.
O plano era entregar a expansão em janeiro de 2023 mas um acidente com uma das estruturas da passarela acabou paralisando as obras. A empresa teve que buscar outro fornecedor, que trabalhou de forma célere para deixar tudo pronto em maio.
“A ampliação da Estação Santo Amaro representa mais do que uma obra de infraestrutura – é uma entrega que materializa nosso compromisso com a mobilidade urbana inclusiva. Em um mês de operação plena, os efeitos já são percebidos pela população, e temos recebido muitos elogios por parte dos nossos passageiros”, afirma Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.
