Ampliação da estação Santo Amaro completa um mês com transferência feita em 4 minutos

Nova área de integração entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda foi entregue pela ViaMobilidade após anos de atraso

Nova passarela da estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás
Nova passarela da estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

A concessionária ViaMobilidade celebrou um mês desde que a ampliação e modernização da estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás, foi entregue aos passageiros.

Segundo a empresa, com as novas áreas de integração, o tempo médio de transferência para a Linha 9-Esmeralda caiu para cerca de 4 minutos.

O deslocamento também é feito com mais conforto graças às passarelas mais amplas, oito escadas rolantes e quatro elevadores novos.

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Circulam diariamente pelo local cerca de 95 mil passageiros, que antes se espremiam em gargalos na interligação durante os horários de pico.

Construída sobre uma ponte estaiada, a estação da Linha 5-Lilás não foi pensada para suportar a grande demanda de usuários que se conectam ao ramal de trens metropolitanos.

Estação Santo Amara ampliada (iTechdrones)

O Metrô, então operador da linha, propôs uma estrutura paralela para ampliar a área da estação, mas o serviço ficou a cargo da ViaMobilidade quando assumiu o contrato de concessão.

O plano era entregar a expansão em janeiro de 2023 mas um acidente com uma das estruturas da passarela acabou paralisando as obras. A empresa teve que buscar outro fornecedor, que trabalhou de forma célere para deixar tudo pronto em maio.

“A ampliação da Estação Santo Amaro representa mais do que uma obra de infraestrutura – é uma entrega que materializa nosso compromisso com a mobilidade urbana inclusiva. Em um mês de operação plena, os efeitos já são percebidos pela população, e temos recebido muitos elogios por parte dos nossos passageiros”, afirma Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.

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Ana
Ana
3 dias atrás

Que tal fazer um bicicletário?

kiritsu
kiritsu
3 dias atrás

4min numa transferência minúscula dessa é mto tempo

Vinicius
Vinicius
3 dias atrás
Responder para  kiritsu

Nao é tao minúscula . É uma caminhada boa. Mas infelizmente é tendencia mundial. Eu costumava achar que as integrações mais recentes do Metro de Sao Paulo eram longas até começar a viajar ao exterior e verificar que em Buenos Aires, Santiago, Cidade do México, NYC, Londres, Paris, etc a caminhada costuma ser ainda mais longa.

Rafael
Rafael
2 dias atrás
Responder para  Vinicius

Ah sim, a gente estava muito mal acostumado com a Sé e o Paraíso, também passei a valorizar mais o projetos das estações do Metrô de SP ao viajar pra fora. Claro que há espaço para melhora, mas, na minha opinião, isso virá mais da expansão da rede do que da ampliação física desses nós.

Ivan
Ivan
2 dias atrás

Passo todo dia aqui -pela estação e posso lhe afirmar que tem muita falha inda, encontros e trombadas entre os fluxos de quem vai pro capao/klabin e quem vai pra linha 9, a obra nao atendeu e entregou tudo que se esperava, nao houve um projeto para filtrar esses fluxo e evitar isso, na hora que saio da plataforma e desço a escada sentido a saída da estação se afunila igualzinho antes e tem que esperar pacientemente todo mundo andar igual gado até chegar na catraca…resumindo quase a mesma coisa….anos de obras pra entregarem isso.

Eugênio Da Silva
Eugênio Da Silva
2 dias atrás

Sinceramente, esse povo que só sabe reclamar de tudo é chato demais, se não fazem nada, reclamam, se fazem alguma coisa, reclamam, sério, esse deveria ser um esporte que esse povo levaria ouro, infelizmente, não tem como ser perfeito para que esses alecrins dourados não reclamem mais, e infelizmente não tem como se fazer do zero, como na matéria está escrita: “a estação da Linha 5-Lilás não foi pensada para suportar a grande demanda de usuários que se conectam ao ramal de trens metropolitanos.”, e infelizmente, essa é a realidade de grande parte do sistema ferroviário em São Paulo, e no Brasil, que nunca foi pensado nas futuras expansões, como no caso de países como China ou Japão, que já colocavam as ferrovias como modal principal de locomoção interna, ou seja, a única solução encontra foi expandir a área de conexão entre a estação da linha 5-lilás com a linha 9-esmeralda (até porque tentar reconstruir a estação Santo Amaro da linha 5-lilás seria além de muito caro, talvez seria impossível dado a estrutura da estação) e se essa solução ajudou a diminuir o gargalo na estação da linha 5-lilás, ótimo, é valido

Marcos
Marcos
16 horas atrás
Responder para  Eugênio Da Silva

Deveria então deixar a antiga estação e construir uma nova no sentido Osasco. Mas querem economizar, dá nisso.