Parlamentares do ABC cobram governo Tarcísio pela Linha 20-Rosa

Assembléia Legislativa vai ouvir o secretário dos Transportes Metropolitanos e o presidente do Metrô sobre demora em confirmar início das obras pela região

Linha 20-Rosa começando pelo ABC (Jean Carlos)
Linha 20-Rosa começando pelo ABC (Jean Carlos)

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um requerimento para convocar o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente do Metrô, Julio Castiglioni, a prestarem esclarecimentos sobre a Linha 20-Rosa.

O convite foi proposto pela deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania), de Santo André, e que é a presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp

Os parlamentares buscam explicações sobre as promessas do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de começar o ramal metroviário pelo ABC Paulista.

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O gestor estadual tem afirmado que a Linha 20 partirá de Santo André em vez da capital, como apontam os estudos técnicos.

No entanto, o Metrô até agora só desapropriou terrenos no chamado trecho prioritário, entre as estações Santa Marina (Lapa) e Abrãao de Morais (Zona Sul).

Em fevereiro, segundo o jornal Diário do Grande ABC, Assalve havia prometido ao prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (PSDB), que as desapropriações no ABC seriam publicadas na semana seguinte, mas até o momento isso não ocorreu.

Dados da Linha 20-Rosa (GESP)

Para viabilizar a implantação da Linha 20-Rosa no ABC é preciso encontrar uma grande área para construir um pátio de manutenção e estacionamento de trens.

O Metrô havia escolhido um terreno onde funcionava uma fábrica da Rhodia, mas a área deu espaço a um centro logístico. Sem essa opção, a companhia passou a negociar o uso de outro terreno às marges da Linha 10-Turquesa e que será vizinho da futura estação ABC.

Mas um acordo para confirmar essa alternativa até hoje não foi anunciado.

O novo pátio da Linha 20-Rosa em Santo André (GESP)

Trecho em São Paulo é mais lucrativo

Ao empurrar a escolha do trecho secundário da Linha 20, Tarcísio pode criar um problema para a futura concessão, prevista para construir e operar o ramal de 33 km e 24 estações.

A questão é que a maior demanda de passageiros virá do Lote 1, percurso entre Santa Marina e Abraão de Morais, que terá nada menos que seis integrações com outros ramais.

O Lote 2, com nove estações, terá apenas a Linha 10-Turquesa com baldeação gratuita – a existência de corredores de ônibus na região não são capazes de atrair tanta demanda pela necessidade de pagar uma nova tarifa.

Projeção de carregamento de passageiros no cenário de 2040 (CMSP)

Para o setor privado, implantar primeiro o Lote 1 significa recuperar o investimento mais cedo além de reduzir custos já que o trecho possuirá um carregamento mais equilibrado, ou seja, passageiros embarcando e desembarcando de forma distribuída pela extensão.

O trecho no ABC, ao contrário, deverá ter demanda pendular, quando muitas pessoas entram pela manhã e só desembarcam na capital paulista, que oferece mais empregos e serviços. À tarde é o efeito contrário, com usuários se acumulando nos trens e descendo apenas no trecho final.

O que parece certo é que para começar por Santo André, o governo terá de mudar as fases do projeto de forma a incluir mais estações de baldeação como Saúde (Linha 1-Azul) e talvez Moema (Linha 5-Lilás).

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FRANCISCO
FRANCISCO
3 dias atrás

Os nobres parlamentares deveriam ter cobrado o ex-governador Dória, o Breve, graças a ele o ABC ainda não tem nenhum ramal do metrô, aguardamos (deitados porque sentado já cansamos) a entrega do mau fadado BRT…

Marcos
Marcos
2 dias atrás
Responder para  FRANCISCO

Cobrar? Orlando Morando e Alex Manente, de São Bernardo do Campo, defenderam publicamente a troca do monotrilho pelo BRT! Por isso o silêncio total (com a conivência da imprensa da região) sobre a demora nas obras do BRT ABC.

Webmaster
Webmaster
3 dias atrás

É importante que nossos parlamentares pressionem. O ABC clama por um metrô há décadas. Isso tem que sair do papel o quanto antes.

Lucas
Lucas
3 dias atrás

Por que esses mesmos parlamentares não pressionam pela volta da Linha 18 – Bronze?

Marcos
Marcos
2 dias atrás
Responder para  Lucas

O acordo para pagamento da indenização, pelo cancelamento da linha, já foi selado. A linha 18-Bronze “morreu” de vez, ao custo de mais de 300 milhões de reais para o Estado.

Eugênio Da Silva
Eugênio Da Silva
2 dias atrás
Responder para  Lucas

Bem, inicialmente não seria tão simples assim, dado o fato de que a própria concessionária VEM ABC foi desprezada pelo Governo João Pinóquio Calcinha Apertada DitaDória, que usou de uma manobra (que infelizmente está na lei, e é uma lei que garante a extensão de contratos de concessão, a partir de uma contraprestação de serviços), E também ao ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Mallandro, que juntamente com a máfia Setti-Braga, enterrou o projeto em nome de um B(OSTA)RT(RALHA) que até hoje não saiu do papel, e o atual prefeito de São Bernardo do Campo Alex Manetta, que também está envolvido com essa máfia, fora que a própria máfia não deixaria um sistema de transporte coletivo mais eficiente, disputasse com o seu sistema de ônibus, então claro, esse projeto infelizmente morreu, e não tem menor expectativa de retorno, e se algum politico falar sobre retornar ao projeto da linha 18-Bronze, desconfie, é pura balela, mentira para angariar votos, o que deveriam fazer era além de pressionar pela linha 20-Rosa, também pressionar pela linha 25-Topázio (Embu das Artes – São Bernardo do Campo), e que essa linha atenda as regiões centrais de São Bernardo do Campo e Diadema (aonde essa máfia tem força), e quem sabe, essa linha se encontra com a linha 20-Rosa (ou na Estação Taboão- Pauliceia ou na estação Rudge Ramos), essa é a única possibilidade, mas essa possibilidade só vai ser cumprir se todos cobrassem seus politicos, porque sem isso, nada sairá do papel

tiago
tiago
5 minutos atrás
Responder para  Eugênio Da Silva

O Alex Manette perdeu a eleição. O prefeito de SBC é outro cara

MAT
MAT
3 dias atrás

preferiram um galpão da shopee ao invés do pátio então agora recebam suas consequências

Webmaster
Webmaster
3 dias atrás
Responder para  MAT

Av. dos Estados vai ficar muito ruim com tantos galpões logísticos e o ‘novo CRAISA’. O trânsito já é pesado e vai piorar muito…

Flavio
Flavio
3 dias atrás

Mas neste caso não seria possível então dividir a obra em duas e realizar as fases concomitantemente assim como vão fazer na Linha 19-celeste? Assim constroem os dois trechos ao mesmo tempo, a obra sai mais rápido e ganham tanto economicamente quanto politicamente.

Sérgio Tomasoni
Sérgio Tomasoni
3 dias atrás

Pelo visto, esse “convite” parece mais uma intimação/convocação. Se esses parlamentares lessem, por exemplo, esse site, “saberiam” que a Linha Rosa, pra ter início do ABC, será preciso um terreno para pátio de trens. A prefeitura de Sto André, que deveria ter vedado qualquer venda “daquele terreno” anteriormente destinado pra esse fim, à iniciativa privada, é responsável por esse atraso, na minha opinião.

Marcos
Marcos
2 dias atrás
Responder para  Sérgio Tomasoni

Isso dá para resolver, arrumando algum terreno próximo a alguma das estações da futura linha 14-Ônix, no trecho que passará por Santo André, de maneira que a linha comece por essa estação, antes de passar pelo Centro dessa cidade. Isso evitará uma baldeação de uma estação, como previsto hoje, da futura estação ABC, até a estação de Santo André.

Eugênio Da Silva
Eugênio Da Silva
2 dias atrás

Interessante é que estão cobrando agora, quando ano que vem, já teremos eleições, e lógico, muitos desses “interessados”, só estão interessados mesmo, para usar essa obra como palanque politico, e a pergunta que fica é: porque não antes ?
enfim, antes de qualquer coisa, deveríamos cobrar os politicos, ao invés de simplesmente observarmos sem fazer nada

Marcos Henrique Saat
Marcos Henrique Saat
2 dias atrás

Por que os deputados estaduais não questionaram Doria ao trocar o monotrilho da linha 18 por um BRT que até agora não está pronto? Além do fato que o BRT é mais demorado e carrega menos gente que o monotrilho.

Marcos
Marcos
2 dias atrás
Responder para  Marcos Henrique Saat

Porque os parlamentares do grupo político que governa São Bernardo do Campo foram A FAVOR da troca, em prol de lobby da empresa de ônibus. Certamente as opiniões favoráveis de Orlando Morando e Alex Manente pesaram, também, na decisão do Doria.