Parlamentares do ABC cobram governo Tarcísio pela Linha 20-Rosa
Assembléia Legislativa vai ouvir o secretário dos Transportes Metropolitanos e o presidente do Metrô sobre demora em confirmar início das obras pela região

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um requerimento para convocar o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente do Metrô, Julio Castiglioni, a prestarem esclarecimentos sobre a Linha 20-Rosa.
O convite foi proposto pela deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania), de Santo André, e que é a presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp
Os parlamentares buscam explicações sobre as promessas do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de começar o ramal metroviário pelo ABC Paulista.
O gestor estadual tem afirmado que a Linha 20 partirá de Santo André em vez da capital, como apontam os estudos técnicos.
No entanto, o Metrô até agora só desapropriou terrenos no chamado trecho prioritário, entre as estações Santa Marina (Lapa) e Abrãao de Morais (Zona Sul).
Em fevereiro, segundo o jornal Diário do Grande ABC, Assalve havia prometido ao prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (PSDB), que as desapropriações no ABC seriam publicadas na semana seguinte, mas até o momento isso não ocorreu.

Para viabilizar a implantação da Linha 20-Rosa no ABC é preciso encontrar uma grande área para construir um pátio de manutenção e estacionamento de trens.
O Metrô havia escolhido um terreno onde funcionava uma fábrica da Rhodia, mas a área deu espaço a um centro logístico. Sem essa opção, a companhia passou a negociar o uso de outro terreno às marges da Linha 10-Turquesa e que será vizinho da futura estação ABC.
Mas um acordo para confirmar essa alternativa até hoje não foi anunciado.

Trecho em São Paulo é mais lucrativo
Ao empurrar a escolha do trecho secundário da Linha 20, Tarcísio pode criar um problema para a futura concessão, prevista para construir e operar o ramal de 33 km e 24 estações.
A questão é que a maior demanda de passageiros virá do Lote 1, percurso entre Santa Marina e Abraão de Morais, que terá nada menos que seis integrações com outros ramais.
O Lote 2, com nove estações, terá apenas a Linha 10-Turquesa com baldeação gratuita – a existência de corredores de ônibus na região não são capazes de atrair tanta demanda pela necessidade de pagar uma nova tarifa.

Para o setor privado, implantar primeiro o Lote 1 significa recuperar o investimento mais cedo além de reduzir custos já que o trecho possuirá um carregamento mais equilibrado, ou seja, passageiros embarcando e desembarcando de forma distribuída pela extensão.
O trecho no ABC, ao contrário, deverá ter demanda pendular, quando muitas pessoas entram pela manhã e só desembarcam na capital paulista, que oferece mais empregos e serviços. À tarde é o efeito contrário, com usuários se acumulando nos trens e descendo apenas no trecho final.
O que parece certo é que para começar por Santo André, o governo terá de mudar as fases do projeto de forma a incluir mais estações de baldeação como Saúde (Linha 1-Azul) e talvez Moema (Linha 5-Lilás).
Os nobres parlamentares deveriam ter cobrado o ex-governador Dória, o Breve, graças a ele o ABC ainda não tem nenhum ramal do metrô, aguardamos (deitados porque sentado já cansamos) a entrega do mau fadado BRT…
Cobrar? Orlando Morando e Alex Manente, de São Bernardo do Campo, defenderam publicamente a troca do monotrilho pelo BRT! Por isso o silêncio total (com a conivência da imprensa da região) sobre a demora nas obras do BRT ABC.
É importante que nossos parlamentares pressionem. O ABC clama por um metrô há décadas. Isso tem que sair do papel o quanto antes.
Por que esses mesmos parlamentares não pressionam pela volta da Linha 18 – Bronze?
O acordo para pagamento da indenização, pelo cancelamento da linha, já foi selado. A linha 18-Bronze “morreu” de vez, ao custo de mais de 300 milhões de reais para o Estado.
Bem, inicialmente não seria tão simples assim, dado o fato de que a própria concessionária VEM ABC foi desprezada pelo Governo João Pinóquio Calcinha Apertada DitaDória, que usou de uma manobra (que infelizmente está na lei, e é uma lei que garante a extensão de contratos de concessão, a partir de uma contraprestação de serviços), E também ao ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Mallandro, que juntamente com a máfia Setti-Braga, enterrou o projeto em nome de um B(OSTA)RT(RALHA) que até hoje não saiu do papel, e o atual prefeito de São Bernardo do Campo Alex Manetta, que também está envolvido com essa máfia, fora que a própria máfia não deixaria um sistema de transporte coletivo mais eficiente, disputasse com o seu sistema de ônibus, então claro, esse projeto infelizmente morreu, e não tem menor expectativa de retorno, e se algum politico falar sobre retornar ao projeto da linha 18-Bronze, desconfie, é pura balela, mentira para angariar votos, o que deveriam fazer era além de pressionar pela linha 20-Rosa, também pressionar pela linha 25-Topázio (Embu das Artes – São Bernardo do Campo), e que essa linha atenda as regiões centrais de São Bernardo do Campo e Diadema (aonde essa máfia tem força), e quem sabe, essa linha se encontra com a linha 20-Rosa (ou na Estação Taboão- Pauliceia ou na estação Rudge Ramos), essa é a única possibilidade, mas essa possibilidade só vai ser cumprir se todos cobrassem seus politicos, porque sem isso, nada sairá do papel
O Alex Manette perdeu a eleição. O prefeito de SBC é outro cara
preferiram um galpão da shopee ao invés do pátio então agora recebam suas consequências
Av. dos Estados vai ficar muito ruim com tantos galpões logísticos e o ‘novo CRAISA’. O trânsito já é pesado e vai piorar muito…
Mas neste caso não seria possível então dividir a obra em duas e realizar as fases concomitantemente assim como vão fazer na Linha 19-celeste? Assim constroem os dois trechos ao mesmo tempo, a obra sai mais rápido e ganham tanto economicamente quanto politicamente.
Pelo visto, esse “convite” parece mais uma intimação/convocação. Se esses parlamentares lessem, por exemplo, esse site, “saberiam” que a Linha Rosa, pra ter início do ABC, será preciso um terreno para pátio de trens. A prefeitura de Sto André, que deveria ter vedado qualquer venda “daquele terreno” anteriormente destinado pra esse fim, à iniciativa privada, é responsável por esse atraso, na minha opinião.
Isso dá para resolver, arrumando algum terreno próximo a alguma das estações da futura linha 14-Ônix, no trecho que passará por Santo André, de maneira que a linha comece por essa estação, antes de passar pelo Centro dessa cidade. Isso evitará uma baldeação de uma estação, como previsto hoje, da futura estação ABC, até a estação de Santo André.
Interessante é que estão cobrando agora, quando ano que vem, já teremos eleições, e lógico, muitos desses “interessados”, só estão interessados mesmo, para usar essa obra como palanque politico, e a pergunta que fica é: porque não antes ?
enfim, antes de qualquer coisa, deveríamos cobrar os politicos, ao invés de simplesmente observarmos sem fazer nada
Por que os deputados estaduais não questionaram Doria ao trocar o monotrilho da linha 18 por um BRT que até agora não está pronto? Além do fato que o BRT é mais demorado e carrega menos gente que o monotrilho.
Porque os parlamentares do grupo político que governa São Bernardo do Campo foram A FAVOR da troca, em prol de lobby da empresa de ônibus. Certamente as opiniões favoráveis de Orlando Morando e Alex Manente pesaram, também, na decisão do Doria.