Após ampliar a atuação da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) semanas atrás, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) indicou o secretário executivo de Parcerias em Investimentos, André Isper Rodrigues Barnabé, para ser seu diretor-presidente.
A nomeação, oficializada em 4 de outubro, foi efetivada nesta terça-feira, 8, segundo o Diário Oficial.
Isper, que tem se revezado com o Secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, em diversos eventos do plano de concessões do governo, passará a agora a ter em suas mãos a missão de regular e fiscalizar a infraestrutura e transporte sobre trilhos no estado, assumindo a tarefa do atual regulador, a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP).
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Entre elas estão as concessões sobre trilhos como nas linhas 4-Amarela (ViaQuatro) e 6-Laranja (Linha Uni) e as concessões das linhas 5-Lilás, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 17-Ouro sob responsabilidade da ViaMobilidade, além do TIC Eixo Norte, que inclui a Linha 7-Rubi, nas mãos da TIC Trens.
Mas o novo papel da Artesp é mais amplo, com atuação também no sistema de ônibus e VLT que era então gerido pela EMTU.

Curiosamente, o próprio André Isper comentou sobre a mudança nas agências reguladoras do estado em setembro. “A iniciativa vai fortalecer a atuação das agências, regulamentando seus processos decisórios, além de garantir a autonomia técnica, administrativa e financeira das agências, integrando-as a um planejamento de longo prazo, com metas claras e mecanismos de controle de resultados”, disse o então secretário executivo.
Advogado formado na PUC/SP, André Isper era consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2022 além de assessor-chefe da Diretoria de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) entre 2019 e 2022.
O executivo teve uma passagem anterior pela Artesp entre 2017 e 2019 quando ocupava o cargo de Superintendente de Regulação.