Apesar do aumento da demanda, linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda tiveram queda na receita

Estação Presidente Altino (Jean Carlos)
Estação Presidente Altino (Jean Carlos)

Os recursos financeiros obtidos pela ViaMobilidade nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda são oriundos sobretudo das receitas por transporte de passageiros, além das receitas acessórias. A concessionária tem enfrentado problemas na geração de caixa no segundo trimestre.

A dificuldade financeira foi apontada no relatório trimestral do período e confirmada pelo CFO do Grupo CCR, Waldo Perez, durante teleconferência com acionistas.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O diretor financeiro apontou que o maior desafio das linhas 8 e 9, para além das questões operacionais, é a queda nas receitas. A expectativa de demanda projetada não está sendo cumprida, apesar da tendência de elevação dos passageiros transportados.

Demanda prevista (STM)
Demanda prevista (STM)

O site teve acesso aos detalhes financeiros da concessionária onde está constatado uma variação negativa nas receitas das ViaMobilidade em -2%. O valor arrecadado foi de 215 milhões no segundo trimestre de 2023 contra 219 milhões no segundo trimestre de 2022.

Analisando as informações nota-se que, apesar do número de passageiros transportados no período ser menor no 2º trimestre de 2022, com 52,6 milhões de passageiros versus 57,8 milhões no 2º trimestre de 2023, o efeito de mitigação no contrato fez diferença na arrecadação total.

Passageiros nas Linhas 8 e 9 (CCR)
Passageiros nas Linhas 8 e 9 (CCR)

O contrato de concessão estabelece no Anexo VIII as regras para o mecanismo de compartilhamento de risco de demanda. Nos quatro primeiros trimestres de concessão, a ViaMobilidade receberia um valor adicional por passageiro não transportado caso a demanda prevista fosse menor a 95% da demanda projetada.

No segundo trimestre de 2022 isso rendeu à concessionária um aporte de R$ 43,9 milhões. Depois do primeiro ano de concessão o cálculo muda e passa a considerar o mecanismo de proteção caso a demanda real seja 85% menor que a projetada.

Aporte financeiro nas Linhas 8 e 9 (CCR)
Aporte financeiro nas Linhas 8 e 9 (CCR)

Devido ao fato da banda de proteção de demanda ser maior, ou seja, 15% da demanda, o valor recebido a título de tarifa de mitigação no trimestre anterior foi 90% menor, atingindo o valor de R$ 4 milhões.

Fato é que o retorno dos passageiros não tem sido o adequado diante dos cálculos da ViaMobilidade. A concessionária tem realizado adiantamento em investimentos que podem, dependendo da abrangência, acelerar o retorno dos passageiros para os ramais.

Previous Post

Governo evita na Justiça paralisação das obras da estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja

Next Post
Pátio Manoel Feio passa por melhorias (Jean Carlos)

Obras de melhoria do pátio Manoel Feio são prorrogadas em 11 meses

Related Posts