Após atingir Vila Formosa, tatuzão da Linha 2 deve chegar à Anália Franco em junho

Tuneladora concluiu primeira etapa de escavações a partir do Complexo Rapadura em três meses
Tatuzão da Linha 2-Verde
Tatuzão da Linha 2-Verde (GESP)

A tuneladora Cora Coralina, que escava os túneis da extensão da Linha 2-Verde, concluiu a primeira etapa nesta quinta-feira, 29 de fevereiro. Foram 92 dias entre a partida e chegada na estação Vila Formosa.

A média de avanço diário, de 7,2 metros, acabou sendo baixa em virtude da parada do equipamento por cerca de três semanas em dezembro, quando o Consórcio CML2 montou o último módulo da tatuzão e concedeu férias aos funcionários durante o final do ano.

Apesar disso, houve picos de quase 30 metros escavados em apenas um dia, mostrando que os trabalhos poderão ganhar mais ritmo nas próximas etapas.

Estação Vila Formosa
Estação Vila Formosa (Jean Carlos)

Durante a cerimônia de chegada da tuneladora, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) revelou que a previsão é a máquina fabricada pela empresa chinesa CREG atinja a estação Anália Franco em junho.

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Nas próximas semanas, o shield será arrastado até o novo emboque e passará por manutenção de rotina.

Conclusão da primeira etapa em meados de 2025

Se não surgirem imprevistos, é razoável esperar que a tuneladora conclua a primeira etapa com quatro estações até o segundo trimestre de 2025 ou antes, caso o consórcio consiga acelerar as escavações.

O tatuzão será desmontado no VSE Falchi Gianini, onde está sendo escavado o túnel até a estação Vila Prudente no método NATM.

Estação Anália Franco
Estação Anália Franco (Márcia Alves/CMSP)

De lá, a máquina será transportada até a Vala Penha, que fica a cerca de 160 metros ao norte da estação Penha. A segunda etapa passará ainda pelas estações Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel antes de terminar no Complexo Rapadura.

Se for acionado novamente no segundo semestre de 2025, o tatuzão poderia encerrar a segunda etapa por volta do final de 2026 já que a extensão de túneis é menor – são cerca de 2,6 km contra quase 4 km da primeira perna.

O governo trabalha com a meta de entregar a primeira fase extensão da Linha 2-Verde em 2026 e a segunda, em 2027.

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6 comments
  1. A estaçao Analia Franco é a principal estaçao dessa primeira fase de escavações.Sera uma estação muito importante em SP

  2. Quando começa os trabalhos da Penha até Dutra? Lembro do governador falar que já tinha autorizado os trabalhos.
    PS: O governador não deve conhecer nada de GRU, pois ontem ao mencionar a chegada da tuneladora a estaçao, ele mencionou que a linha 2 verde iria até Bonsucesso…

  3. É nessa hora que se vê que, independentemente de governos, que vão e vem, e de ser dinheiro oriundo de iniciativa privada, pública ou mista, é necessário manter o foco e incentivar o investimento nas pautas de transportes.

    Imagine o que não poderia significar ter sempre tatuzões sendo usados nas grandes cidades para perfurar túneis. Apenas 3 meses e um progresso notável. A linha 6 registra metas de velocidade também muito satisfatórias.

    Basta um bom planejamento orçamentário de gastos anual e um sequenciamento de ações no sentido de manter de forma permanente esses projetos de linhas caminhando. Tomara que nos próximos anos, nas linhas futuras e na extensão das existentes possamos testemunhar os tatuzões trabalhando e as obras civis das estações sendo realizadas com constância e continuidade. Cabe ao cidadão fiscalizar e cobrar o poder público.

  4. Pelo menos uma boa noticia em termos de METRO, espero que consigam acelerar esta linha e terminar antes do previsto!! esta extensao tem enorme importancia para chegar ate a PENHA e desafogar um pouco da linha vermelha! que venha a extensao ate GUARULHOS!

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