O projeto de concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM sofreu modificações após o período da consulta pública. Para os passageiros da Linha 12-Safira uma das principais conquistas foi a “reinclusão” da Estação União de Vila Nova.
União de Vila Nova deverá se localizar entre as estações de Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. Esta parada, inclusive, está incluída no plano de negócios da CPTM.
Apesar da inclusão da estação dentro do mapa da concessão, ela está caracterizada como investimento contingente, isto é, não é uma obrigação dentro do contrato.

Para fins de comparação, a estação está no mesmo nível de prioridade que a extensão sul da Linha 13-Jade até Parque da Mooca. Ela pode ser construída, contanto que o governo autorize as intervenções dentro de um possivel aditivo contratual.
As informações mais atualizadas sobre a Estação União de Vila Nova é a possibilidade de finalização de estudos preliminares e definição de método construtivo ainda em 2024. A proposta da CPTM era de entregar a estação em 2028. Com a concessão, este prazo fica indefinido.