A Tuneladora Sul, máquina responsável por escavar a maior parte dos túneis da Linha 6-Laranja, voltou ao trabalho após quase dois meses parada na estação Água Branca.
A confirmação foi feita pelos canais Linha 6 Laranja e iTechdrones dias atrás. A informação que circula é que o tatuzão teria retomado a montagem das aduelas no começo da semana passada, o que significaria uma longa parada de 56 dias.
É normal que esses equipamentos façam pausas de tempos em tempos para realizar manutenção durante o período em que estão numa área fora dos túneis. No entanto, a Acciona, responsável pela sua operação, demorou mais do que o usual para recolocar o TBM (Tunnel Bore Machine) para funcionar novamente. A empresa nega que houve algum tipo de ‘conserto’ na máquina, apesar de relatos de funcionários.
Agora, a tuneladora chinesa seguirá em direção à SESC-Pompeia, estação que está sendo construída em método VCA invertido. No caminho, o tatuzão cruzará por baixo das linhas 7 e 8, atingirá o VSE Faustolo e passará próximo a um empreendimento residencial na Rua Venâncio Aires, cujas fundações foram motivo de uma ação judicial.

A Acciona temia que houvesse algum tipo de interferência na construção dos túneis. Não está claro se houve algum acordo já que a responsável pelo edifício segue trabalhando no local.
O trajeto até SESC-Pompeia tem cerca de 740 metros, numa medição aproximada. Se avançar em média 12 metros por dia, esse percurso levará cerca de dois meses para ser concluído, o que nos levaria ao começo de junho.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Linha 6-Laranja terá 15,3 km e 15 estações quando for concluída, por volta do final de 2025. A LinhaUni será responsável pela sua operação e já manifestou a intenção de ampliar o ramal, segundo o governo do estado.
