Após remoção de escada, transferência com a CPTM na estação Luz fica mais fluida

Escadas que dão acesso aos banheiros foram removidas em decorrência de mudanças no layout da estação. Fluxo de passageiros na transferência melhorou consideravelmente
Corredor de transferência com a CPTM foi "alargado" com a remoção de escadas (Jean Carlos)
Corredor de transferência com a CPTM foi “alargado” com a remoção de escadas (Jean Carlos)

Na última semana a CPTM realizou obras para a retirada de uma escada fixa na estação Luz. Esta escada dava acesso aos sanitários da estação e se localizava na confluência do corredor de integração e de um dos saguões subterrâneos.

O site passou pelo local antes, durante e depois das obras e traz as principais mudanças ocasionadas com a remoção da escada.

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Antes de tudo, é necessário saber que a remoção da escada faz parte da mesma licitação que prevê a implantação de um novo túnel ligando a estação da CPTM com a estação da ViaQuatro.

Antes das obras, passar pelo local em horário de pico era bastante complicado. A transferência entre Metrô e CPTM era bastante saturada e a escada acaba servindo como tampão onde, depois do passageiros cruza-la (indo sentido Linha 4), o fluxo melhorava.

Para quem seguia para a CPTM muitas vezes enfrentava uma marcha a passos lentos, quando o fluxo não ficava paralisado.

Durante as obras, que ocorreram durante um feriado prolongado, o que se via no ar era bastante poeira e barulho. Apesar da urgência em remover a escada, o procedimento causou bastante desconforto em quem passava pelo local.

Após o término das obras a escada foi completamente removida, restando apenas uma pequena “cicatriz” que pode ser vista no chão da estação. A partir deste momento são notáveis as melhorias.

Trafegando pelo ambiente no horário de pico é possível realizar a travessia com maior fluidez. A transferência continua cheia, já que o volume de passageiros pouco mudou, mas a retirada da interferência fez grande diferença.

Isso mostra que, às vezes, pequenas mudanças como a retirada de uma escada, tem impacto significativo na qualidade de vida nas estações. Com a conclusão do novo túnel de transferência o fluxo deve melhorar ainda mais, permitindo com que os passageiros que tenham como origem ou destino a Linha 4-Amarela tenham um deslocamento mais rápido em suas transferências.

Escada removida (Jean Carlos)
Escada removida (Jean Carlos)

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9 comments
  1. As obras foram muito importante pois o fluxo em horário de pico é grande.
    Parabéns a população agradece, amo a linha amarela ❤️
    Não vejo a hora do metrô chegar em Guarulhos.

  2. Enquanto a Luz vem recebendo melhorias constantes, o que é maravilhoso, a outra Estação histórica, Júlio Prestes, está jogada as traças, estive lá algumas emanas atrás é a situação é triste, sensação de tudo largado. Passa-me a impressão de que a ideia é “vamos deixar tudo largado,e depois alegar que estação não tem condições de receber trens e não precisamos ir até lá”.

    Aliás a manutenção da estação também cabe a ViaMobilidade? Se sim, estamos ferrados.

    1. Então Felipe…
      …o problema da estação júlio prestes é que ela é tombada, o que dificulta qualquer interferência em sua estrutura.

  3. Se eles tirassem a ” base de catracas” que existem neste mesmo corretor, que não servem para nada, também ajudaria o fluxo.

    1. Já retiraram essas bases de catracas no túnel de transferência no trecho da CPTM
      Falta ainda retirar as catracas que ainda funcionam e atrasam o fluxo no trecho do Metrô (Linha 1-Azul)

  4. Aí os caras resolvem arrancar a escada…. pra melhorar o fluxo…. ok…. mas e se precisar do banheiro? faz onde? ….. baita descaso!!! ninguém apertado vai esperar o fim da obra para remanejar banheiro …..

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