Roda de corte do tatuzão da Linha 2-Verde é içada na Zona Leste
Peça que faz a escavação dos túneis seguirá para a estação Penha para ser remontada

Como o MetrôCPTM mostrou nesta quarta-feira, 11, o Metrô e o Consórcio CML2 iniciaram a desmontagem da tuneladora “Cora Coralina”, que escavou o primeiro trecho de túneis da extensão da Linha 2-Verde.
Nesta quinta-feira, a roda de corte, um enorme disco com quase 12 metros de diâmetro, foi içado do poço VSE Falchi Gianini, na Zona Leste.
A peça agora será cortada e levada em partes para a estação Penha, onde o tatuzão passará por manutenção antes de ser remontado na laje de fundo da vala onde ficarão as plataformas.
Segundo o Metrô, o processo de desmontagem e remontagem levará seis meses, ou seja, o tatuzão deverá retomar as escavações por volta de dezembro.

O trabalho de separar o enorme equipamento de 500 toneladas e 100 metros de extensão é de responsabilidade de uma equipe de 35 profiissionais.
O transporte será feito por carretas sobretudo durante a madrugada para não causar problemas no trânsito. Além disso, parte da região foi interditada por segurança enquanto o enorme guindaste estacionado no local é operado.
“Estacionamentos alternativos e transporte de “leva e traz” estão sendo oferecidos aos moradores afetados, e as famílias realocadas contam com hospedagem, vale-refeição, lavanderia e apoio para pets, conforme a necessidade” explicou o Metrô.

Após montar 3,7 km de túneis em um percurso de 4,5 km, Cora coralina terá uma missão um pouco mais curta. Ela escavará pouco menos de 3 km, passando por três estações antes de chegar ao Complexo Rapadura, sua parada final.