O leilão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM está marcado para o final de março e, se não atrasar, deverá ser seguido por outros dois projetos que hoje são os mais adiantados na pauta do governo.
O primeiro é o chamado Lote ABC Guarulhos, que inclui a Linha 10-Turquesa e o projeto da Linha 14-Ônix, um VLT mais robusto que ligará o ABC com Guarulhos em um trajeto nas bordas da região metropolitana.
O segundo é o TIC Eixo Oeste, o trem regional que fará a ligação entre São Paulo e Sorocaba. O plano da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) é colocar os dois projetos em audiência pública neste semestre.
Segundo Rafael Benini, chefe da pasta, as linhas 10 e 14 devem ter a audiência pública até março. A previsão original era que isso ocorresse no último trimestre de 2024, mas houve atrasos.
Planejado pela CPTM há tempos, a Linha 14 será implantada em fases, começando pela parte central. O modal de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) deve ser diferente do visto em sistemas em funcionamento no Rio de Janeiro e Baixada Santista.
Isso porque o ramal será essencialmente segregado e com capacidade mais elevada. No entanto, detalhes técnicos ainda são escassos.
Segundo a SPI, a linha terá 32 km, 22 estações e demanda para 600 mil passageiros. Apenas 23% das vias serão em superfície, o que permitirá uma velocidade média mais elevada.
Convivência com a ViaMobilidade
O Trem Intercidades para Sorocaba, por sua vez, tem previsão de audiência no segundo trimestre. O projeto também tem poucos detalhes conhecidos, mas estima-se uma demanda de 50 mil passageiros por dia.
A linha terá quatro estações: Água Branca, São Roque, Sorocaba e uma quarta parada no mesmo município.
Ainda não está claro o quanto das vias da Linha 8-Diamante podem ser compartilhadas, o que é uma vantagem e ao mesmo tempo uma desvantagem.
Ao usar a infraestrutura existente, o projeto se tornará mais barato e atraente, mas por outro lado tornar as operações da ViaMobilidade e da nova concessionária mais limitadas.
Não se sabe também se, a exemplo do TIC Eixo Norte, haverá algum serviço parador e outro ligando Sorocaba direto à capital.
Um projeto empurra outro
Em recente declaração, Benini observou que os dois projetos sobre trilhos devem ser leiloados ainda em 2025, mas atrasos são possíveis.
Segundo ele, tudo dependerá do andamento do leilão das linhas 11, 12 e 13. Se ele foi postergado, os outros projetos também serão empurrados para frente.
VLT robusto?? Piada!! A Linha 14-Ônix precisa ser em trem convencional, até como forma de compartilhar e compatibilizar a infraestrutura, reduzindo custo e permitindo um intercâmbio. Isso está me cheirando ao meio retrocesso que ocorreu na troca da Linha 18 por um BRT.
E para mostrar como a SPI está perdida, na imagem do mapa, eles mostram um traçado, e no diagrama, outro traçado. A conexão com a Linha 13 será em Bonsucesso e não em Cecap.
Quem olhar o material de concessão das linhas 11, 12 e 13, verá diversos erros de demanda futura em todas as linhas atuais e projetadas. São um bando de amadores.
Bem, vamos lá: necessariamente não precisa ser um “trem convencional”, já que seus custos são elevados, e sim, existem sistemas de VLT que tem a mesma capacidade de trens convencionais, e seguem a mesma velocidade de trens convencionais, como por exemplo, a linha 1 da Sydney Light Rail que consegue chegar aos 80Km\H estando em via segregada.
Segundo é que as imagens da linha 14-Ônix que você menciona não são as mesmas imagens e um único arquivo, a primeira delas, é um escopo da linha, a segunda é o trajeto já finalizado, ou seja entre o escopo e o trajeto são diferentes, pois o primeiro só uma ideia, o segundo é o projeto finalizado, isso porque originalmente a linha iria até a estação Aeroporto-Guarulhos, mas decidiram estender até Bonsucesso, o que originou o trjeto entre Bonsucesso-Jardim Irene.
Terceira, não é de hoje que existem erros de demanda, isso ocorre com muita recorrência, um exemplo claro é a linha 15-prata, que tem um carregamento além do estimado, e a linha 13-Jade, que tem um carregamento abaixo do estimado, então, não existe uma precisão clara sobre demanda, e se for assim, então todos que passaram e projetaram todas as linhas, inclusive a própria CPTM que projetou a linha 13-Jade e o Metrô de São Paulo que projetou a linha 15-prata, são todos eles amadores.
A linha 15 prata tem um carregamento além do estimado?
NÃO MESMO!!!
Todos os dados usados pela SPI foram fornecidos pela CPTM. A própria ideia de empregar o VLT é da CPTM.
Ou a CPTM é “amadora” ou está tentando sabotar a concessão de forma patética.
Exatamente Ivo, Ou a CPTM é “amadora” ou está tentando sabotar a concessão de forma patética