Linha 6-Laranja pode atender Perus e Taipas no futuro

Mudanças de traçado entre projeções antigas e projetos atuais mostram uma possivel mudança de planos para uma futura integração com a Linha 7-Rubi
Linha 6-Laranja será expandida ao norte (Jean Carlos)
Linha 6-Laranja será expandida ao norte (Jean Carlos)

A Linha 6-Laranja, que segue em obras entre Brasilândia e São Joaquim, já está com sua expansão em fase de planejamento em ambas as pontas. Além de seguir até Mooca, a Linha Uni deve construir mais duas estações após Brasilândia.

E há possibilidade de novas ampliações. Sabe-se que o ramal poderia sofrer uma extensão adicional para a região norte além da Estação Velha Campinas.

A proposta já constava nos planos da rede futura. Mas, ao que parece, o futuro da Linha 6-Laranja deverá ser diferente daquele planejado no passado com a possibilidade de atender a bairros como Taipas e Perus.

Antiga extensão passando por Vila Clarice

A extensão planejada para a Linha 6-Laranja previam, além das estações de Morro Grande e Velha Campinas, as paradas de Vila Clarice, integrada com a Linha 7-Rubi, e Bandeirantes.

A integração com a Linha 7-Rubi seria um importante ponto de conexão permitindo desafogar um trecho crítico da ramal e dando mais opções aos passageiros da região norte.

Já a promessa da construção de um centro de convenções na Rodovia dos Bandeirantes foi o motivo da inclusão da estação, mas esse projeto foi cancelado.

O traçado da Linha 6-Laranja incluindo o trecho até a Rodovia dos Bandeirantes, opcional (CMSP)

Taipas e Perus?

Estudos recentes elaborados pela LinhaUni mostram que o futuro da Linha 6-Laranja está se apontando para o extremo norte da capital.

O Relatório Ambiental Prévio da extensão da Linha 6 mostra que, após a estação Velha Campinas, o traçado da linha segue na direção norte indo até o VSE Raimundo Pereira.

O posicionamento do traçado permite inferir que os planos futuros para o ramal, caso seja prolongado, deverá ser o atendimento aos bairros como Jardim paulistano, Vila Aurora e Perus com possibilidade de integração com a Linha 7-Rubi.

Claramente, estas são possibilidades futuras e não certezas absolutas. Estudos de demanda e viabilidade poderão definir com maior clareza quais as melhores opções que podem ser adotadas.

Trecho Norte da Linha 6-Laranja (LinhaUni)
Trecho Norte da Linha 6-Laranja (LinhaUni)

Fase atual: O que está sendo feito?

Nos últimos meses, a concessionária LinhaUni tem se dedicado nos projetos de expansão norte, até Velha Campinas, e sul, até a Estação São Carlos. A extensão ganhou aval do governador Tarcísio de Freitas que pretende manter o fluxo de trabalho e até mesmo aproveitar as tuneladoras existentes.

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12 comments
  1. Perus é muito longe, 9 km de distância de Brasilandia em linha reta, sem considerar as curvas em Velha campinas. Seria aumentar a linha 6 Joaquim – Brasilandia em 60%.

    Bem improvável.

  2. Alguém que representa a região por favor muda esse nome de Estação Velha Campinas…. é horrivel!

  3. É o mais correto acontecer. Quem mora na região de Pirituba/Vila Clarice, terá a Estação Velha Campinas e a CPTM Pirituba/Vila Clarice onde poderão fazer a baldeação na Estação Agua Branca e seguir para qualquer lugar da cidade através do metrô. Já a região de Taipas não tem muita opção(não tem um terminal, não tem corredor de ônibus), serviços realizados na sua maioria por vans. E a cada ano aumentando o número de prédios e condomínios residenciais.

  4. Estão corretos, o metrô tem que ir para regiões que são populosas e carentes de transporte publico, que é o caso da região do bairro de Taipas, região muito adensada e sem opção de locomoção.

  5. Essa linha deveria ser expandida sentido Cajamar passando pela região norte de Osasco (Estúdios Anhanguera do SBT) e Santana de Parnaíba onde tem a demanda reprimida.

    1. A meu ver, esse hipotético atendimento dos estúdios do SBT seria bom para os funcionários desta emissora, mas pouco ajudaria a maior parte da população que reside na zona norte de Osasco.

      A linha indicada para atender a zona norte de Osasco, passando pela Vila Leopoldina (Linha 8) e a região do distrito de Jaguara (Vila dos Remédios), seria a Linha 2–Verde.

      Mas falar em expandir a oeste de Cerro-Corá é crime no Metrô.
      Só o lado do fluxo que pode ser expandido indefinidamente.

      Quanto a Santana de Parnaíba, poderia ser estudada uma ligação desta cidade com o “centro” de Alphaville e com a Linha 8.

    2. Acho que expansão para Taipas e Perus , ajudaria muito as respectivas regiões, Demanda muito superior a Vila Clarice.

  6. seria ótimo metro em taipas, a população em taipas cada vez mais aumentando, ter uma estação de metrô em taipas seria muito ótimo.

  7. Essa região da zona norte tem o relevo bastante acidentado, com muitas rochas, é um terreno bastante difícil de escavar ou de construir de forma elevada. Também não consigo enxergar a implantação da estação Velha Campinas (o terreno tem mais de 80 metros de desnível e não é nenhuma centralidade local, só serviria para a conexão ônibus metrô e mal tem espaço para um terminal.
    Cresci nessa região, tenho muito carinho por lá e gostaria que tivesse um transporte mais eficiente, mas acho que o metrô não é a melhor forma de atender a região.

  8. Essa especulação é extremamente precoce, o traçado básico (que é uma redução do projeto original), não está concluído e sempre tem a previsão de operação adiada. Já anunciaram uma expansão que novamente não será cumprida. Não adianta especular quando a realidade pede pés no chão e foco no agora.

  9. Considerando que já existe a Linha 7 e ela está longe de ter seu potencial explorado (a linha poderia ter seu intervalo diminuído para 2 minutos, estações reconstruídas com terminais de ônibus anexos em Perus e Jaraguá), seria um desperdício de recursos ampliar a Linha 6 além de Brasilândia.

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