BYD coloca o segundo trem da Linha 17-Ouro em testes
Composição N02 havia chegado ao Pátio Água Espraiada em março e circulou nas vias operacionais na sexta-feira, 27

Após pouco mais de três meses desde que chegou ao Pátio Água Espraiada, na Zona Sul da capital paulista, o trem N02 do monotrilho da Linha 17-Ouro realizou seu primeiro teste no trecho operacional do ramal do Metrô de São Paulo.
Um curto vídeo mostrando a composição se movimentando em baixa velocidade foi publicado pela BYD SkyRail, fabricante do trem.
O teste foi realizado na noite da sexta-feira, 27, informou a empresa, mas detalhes sobre o percurso e desempenho não foram compartilhados.
Por outro lado, a empresa chinesa afirmou que o terceiro e o quarto trem estão prestes a chegar no Porto de Santos e a quinta composição já está embarcando na China com destino ao Brasil.

A encomenda total da primeira fase da Linha 17-Ouro é de 14 trens que tinham previsão de serem entregues todos até o final deste ano. O cronograma, no entanto, parece ter sido afetado por problemas já que restariam apenas seis meses para enviar dez trens (contando com a quinta unidade).
A BYD revelou ainda que deu início ao comissionamento das portas de plataforma, dos equipamentos elétricos que movimentam os aparelhos de mudança de via, do sistema de sinalização CBTC e do AARU, o sistema de freios regenerativos dos trens (que produzem energia elétrica).

Se o governo pretende cumprir o prazo de junho de 2026 para a inauguração das oito estações, restariam portanto apenas 12 meses para avançar com a conclusão da obra, sistemas e, sobretudo, testes cada vez mais complexos simulando a operação a fim de obter o aval técnico para receber os primeiros passageiros.
A única forma de conseguir abrir em 2026 essa linha (nem digo junho, até mesmo em dezembro) é repetindo o erro que foi feito na Linha 15 – Prata.
A inauguração oficial da Linha 15 foi agosto de 2014, mas só com duas estações. A linha de fato foi aberta em abril de 2018 quando se tornaram 6 estações.
No entanto, somente em janeiro de 2019 as 4 novas estações entraram no horário integral. 9 meses de testes, sem contar os 4 anos inúteis anteriores.
Isso não pode se repetir. O certo é atrasar o cronograma e entregar tudo de uma vez e com apenas algumas semanas de operação assistida.
Pelo menos assim a confiança do público no Metrô e no sistema monotrilho poderá ser renovada.
Porém observando o absurdo que foi a inauguração da estação Varginha, não tenham dúvidas que vão inaugurar a L17 da mesma forma e de qualquer jeito, pois o governo estadual está pouco se importando com qualidade.