Governo federal aponta trem regional entre Brasília e Luziânia como prioridade

Gestão Lula quer leiloar concessão da ferrovia de passageiros em 2026. Outros seis projetos estão em estudo

Trem regional entre Luziânia e Brasília deve ser lançado em 2026
Trem regional entre Luziânia e Brasília deve ser lançado em 2026 (Imagem gerada por IA)

O governo federal ‘acordou’ para o trem regional de passageiros após décadas em que o modal foi aos poucos abandonado por uma política rodoviarista que extingiu as ferrovias do tipo no Brasil.

Após revelar planos para lançar sete serviços do gênero pelo país, a gestão Lula quer apressar o leilão do primeiro deles, uma ferrovia entre Brasília e a cidade goiana de Luziânia.

A concessão deve ser oferecida à iniciativa privada ainda em 2026, revelou o jorna O Globo. Os estudos estão na fase final e uma consulta pública deve ser lançada ainda neste ano.

Outros dois projetos estariam adiantados também, uma linha entre Salvador e Feira de Santana, na Bahia, e uma ferrovia entre Maringá e Londrina, no Paraná.

Em recente apresentação, o Ministério dos Transportes chegou a citar o projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas como exemplo de modelagem.

Percurso sugerido para o trem entre Luziânia e Brasília (UniCEUB)

Ou seja, o governo federal quer permitir fontes de receitas diversificadas para que a concessionária não dependa da demanda de passageiros – e consequentemente da tarifa – para ser atraída pelo projeto.

A ideia é aproveitar o potencial imobiliário do trajeto para o lançamento de projetos como galpões de logística, prédios corporativos e moradias.

As sete linhas previstas incluem ainda Pelotas-Rio Grande (RS), Duque de Caxias-Itaboraí-Niterói (RJ), São Luís-Itapecuru Mirim (MA) e Fortaleza-Sobral (CE) aproveitando faixas de domínio desativadas ou sub-utilizadas para uso de carga.

Do trem bala a ferrovias de demanda questionável

A retomada do interesse pelo transporte ferroviário intercidades de passageiros ocorre após o fracasso do projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, lançado durante os primeiros mandatos de Lula e da presidente Dilma Rousseff.

A iniciativa estatal até deu lugar a criação de um empresa para esse fim, mas o alto custo do projeto e vários aspectos poucos claros não atraíram a iniciativa privada.

O foco em trens regionais parece acertado, porém, tratam-se de eixos de demanda questionável, em alguns casos.

Serviços do TIC Sorocaba: demanda de 46 mil passageiros por dia (GESP)

Segundo o O Globo, a ferrovia entre Luziânia e Brasília poderia atender de 20 mil a 25 mil pessoas diaramente. Trata-se de metade da demanda prevista para o Trem Intercidades entre São Paulo e Sorocaba (TIC Eixo Oeste), que é de 46 mil usuários por dia em 2041.

As duas cidades no centro oeste estão distantes cerca de 50 km e, a despeito da população residente, não está claro se haveria adesão ao meio ferroviário a não ser com tarifas muito baixas e um serviço bastante eficiente.

A opção por focar nas ferrovias regionais também contrasta com o fato de algumas das maiores metrópoles brasileiras ainda não disporem de metrô ou trens metropolitanos, como é o caso de Curitiba, Florianópolis e Goiânia, sem falar em capitais que possuem uma infraestrutura aquém da necessária como Recife.

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marcelo Pina
Marcelo Pina
1 dia atrás

projetos totalmente eleitoreiros, o nine tá desesperado pra se reeleger porque sabe que sua rejeição está nas alturas

kiritsu
kiritsu
1 dia atrás

Também n achei essa linha meio fora do escopo de um trem n intercidades, parece mais uma linha de trem suburbano e não um trem intercidades

Diego
Diego
23 horas atrás

Acho válido essa ferrovia entre Brasília e Luziânia, pois a população que vem de Luziânia e Valparaíso para Brasília enfrenta horas de congestionamento e um transporte público precário com valores de 10-12 reais para ônibus horríveis caindo os pedaços (e que agora nem irão mais parar na Rodoviária do Plano Piloto), a ferrovia é uma solução para desafogar o trânsito dessa região…mas como o outro colega disse no comentário está mais para um trem suburbano do que trem intercidades, pois Valparaíso e Luziânia estão para Brasília tal como outros municípios da Região Metropolitana de SP estão para SP Capital….

Porém como o próprio autor destacou que várias capitais brasileiras o metrô está aquém e Brasília é uma delas, o Plano Piloto (centro de Brasília e do DF como um todo) é dividido em Asa Sul e Asa Norte e a Asa Norte (onde ficam os dois maiores campus universitários do DF como a UnB com cerca de 50 mil alunos e o UniCeub da Asa Norte com cerca de 22 mil estudantes), além de um dos maiores hospitais públicos de Brasília como é o HRAN, além do HUB não tem metrô para a Asa Norte e a parte ”norte” do DF…Nem mesmo em regiões atendidas pelo metrô como Samambaia e Ceilândia que são duas das ”cidades satélites” mais populosas do DF, o metrô só vai até a metade delas…a última expansão do metrô de Brasília foi em 2010, um absurdo um metrô e um sistema de ônibus precários para uma capital federal, com ônibus velhos sem ar-condicionado e as linhas que ligam nada a lugar algum e só passam em horários bisonhos que não atendem boa parte da população, além de trens do metrô em estado deplorável e que vive dando problema, fazendo com que a população do DF e do Entorno fique muito dependente do carro, então acho que uma expansão do metrô para Asa Norte seria mais prioritária do que uma ferrovia para Luziânia, embora essa também seja muito necessária para a população do entorno do DF que é muito carente de transporte público para Brasília

Rafael
Rafael
15 horas atrás

Se a demanda entre Luziânia e Brasília é equivalente à metade da ligação entre SP e Sorocaba, é uma demanda altíssima, a RIDE do DF tem menos de um quinto da população da RMSP. Entre todos os projetos citados, esse é o único que faz sentido a ação do Governo Federal, por ser entre unidades federativas diferentes.
Em relação ao último parágrafo, precisamos entender o motivo pelo qual algumas metrópoles não têm metrô, São Paulo é um exemplo de como é possível conseguir financiamento do BNDES e de órgãos internacionais.

Ivo
Ivo
4 minutos atrás
Responder para  Rafael

É uma demanda baixa e que não justifica o investimento. O Trem Brasília-Luziânia é um desses projetos eleitoreiros que ressurge de tempos em tempos para o governo federal prometer investimentos em trens regionais.

Não há projetos reais de trens regionais por parte da União, só propostas vazias e eleitoreiras. Desde a extinção do Geipot em 2001, o governo federal não tem planejamento de transportes.