BYD propõe trem leve automatizado para Jundiaí

Sistema SkyShuttle prevê linha de 13 km com 11 estações e operação 100% elétrica

O SkyShuttle da BYD (BYD)
O SkyShuttle da BYD (BYD)

A fabricante chinesa BYD apresentou nesta semana, em Jundiaí (SP), o projeto preliminar para a implantação do SkyShuttle, sistema de transporte público leve, automatizado e totalmente elétrico. A proposta, discutida com autoridades municipais, inclui a construção de uma linha de 13 km de extensão, ligando o terminal Vila Arens, ao lado da estação da CPTM, até o Jardim Novo Horizonte, com 11 estações ao longo do trajeto.

O SkyShuttle é uma solução de média capacidade que opera de forma autônoma, sem necessidade de condutor, e promete velocidade média de 35 km/h. Cada composição, formada por quatro carros, poderá transportar cerca de 280 passageiros, com previsão de intervalo de 30 segundos em cada parada e tempo total de trajeto estimado em 25 minutos por sentido.

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Segundo a BYD, o sistema é silencioso, utiliza recarga por indução e tem autonomia de até 200 km, oferecendo uma alternativa sustentável aos meios de transporte convencionais. O projeto é adaptável a diferentes realidades urbanas e já é utilizado em outros países, além de ser semelhante ao SkyRail da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo.

O SkyShuttle, da BYD (BYD)

Repercussão positiva

O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, destacou o potencial do projeto para modernizar o transporte público da cidade: “Um sistema como o SkyShuttle pode significar um salto importante para a mobilidade de Jundiaí, com mais conforto, segurança e sustentabilidade.”

O vice-prefeito Ricardo Benassi reforçou o alinhamento da proposta com os objetivos da atual gestão, enquanto o gestor de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, ressaltou que a ligação entre os terminais prevista no projeto pode trazer mais integração e previsibilidade ao sistema.

A BYD se comprometeu a elaborar um estudo técnico aprofundado com estimativas de custo e implantação para que a Prefeitura possa avaliar a viabilidade do projeto. A apresentação contou com a presença de representantes da fabricante e de equipes técnicas das áreas de Infraestrutura, Obras e Mobilidade da Prefeitura.

Integrantes da prefeitura de Jundiaí e o diretor da BYD, Alexandre Barbosa (PJ)

Caso avance, o projeto poderá colocar Jundiaí entre as primeiras cidades do Brasil a operar um sistema automatizado leve e 100% elétrico nos moldes do SkyShuttle.

Ao ter seu terminal ao lado da estação de trem da cidade, os passageiros poderiam seguir viagem pela Linha 7-Rubi, o Trem Intermetropolitano ou, então, utilizar o Trem Intercidades para São Paulo. Os dois últimos estão sendo implantados até o começo da próxima década.

A BYD já havia proposto um sistema similar para Campinas, porém, o município deve contar com uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), bancada pelo governo do estado.

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5 Comentários

  1. Traçado pode ser muito interessante para Jundiaí, iria desafogar um pouco o trânsito que já está começando a ficar carregado e ao mesmo tempo trazer uma possível nova demanda para o serviço TIC/TIM.

    Sabemos que os projetos ferroviários levam anos para serem planejados, projetados e de fato implantados, mas com certeza seria de grande danho para toda a região. Torcendo sinceramente que vá para frente, ou que outro tipo de modal possa ser utilizado com o mesmo traçado.

  2. Se for igual aos demais projetos de mobilidade da BYD, não irá sair do papel por falta de viabilidade.

    A BYD foi rejeitada na Califórnia e na Bahia. Nem a China compra esses projetos da empresa.

  3. Será que este projeto vai sair do papel? Será que mais pra frente não vão resolver trocar por BRT alegando o custo e menor tempo de construção, como foi feito na região metropolitana da Grande São Paulo ao se trocar o monotrilho por BRT da linha 18?

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