CAF assina contrato para manutenção dos trens da Linha 5-Lilás

Empresa espanhola, que fabricou 26 composições da Frota P, realizará manutenção integral pelos próximos 14 anos

Trem da Frota P da Linha 5 (Jean Carlos)
Trem da Frota P da Linha 5 (Jean Carlos)

A fabricante espanhola CAF irá manter a Frota P de trens da Linha 5-Lilás pelos próximos 14 anos.

A empresa anunciou um contrato de manutenção integral junto ao Grupo Motiva (antiga CCR), que controla a concessionária ViaMobilidade.

Segundo o acordo, a CAF realizará o trabalho de manutenção preventiva e corretiva nas oficinas dos pátios Capão Redondo e Guido Caloi.

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A Frota P foi encomendada pelo Metrô de São Paulo em 2011 e produzida pela CAF entre 2013 e 2014 em sua fábrica em Hortolândia (SP).

O novo trem da Frota P na estação Largo 13 (Gustavo Bonfate)
Trem da Frota P na estação Largo 13 em 2017 (Gustavo Bonfate)

Os trens com passagem livre entre os carros e cabines para operadores receberam apenas o sistema de sinalização CBTC e por isso ficaram parados no Pátio Capão Redondo até 2017.

Foi quando a Alstom, contratada para substituir o sistema ATC original pelo CBTC, conseguiu finalizar o comissionamento no ramal.

A ViaMobilidade assumiu a frota em 2018, junto com oito composições da Frota F (Alstom), quando iniciou a operação dentro do contrato de concessão.

Atualmente, os 26 trens da Frota P são os únicos na ativa já que a Frota F foi afastada de serviço por problemas técnicos.

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Derru
Derru
1 dia atrás

Nada melhor que a fabricante executar esse serviço!
Detalhe: Em 2017 a empresa responsavel pelo CBTC era a Bombardier (a compra pela Alstom ocorreu apenas em 2021).

Última edição 1 dia atrás por Derru