CAF assina contrato para manutenção dos trens da Linha 5-Lilás
Empresa espanhola, que fabricou 26 composições da Frota P, realizará manutenção integral pelos próximos 14 anos

A fabricante espanhola CAF irá manter a Frota P de trens da Linha 5-Lilás pelos próximos 14 anos.
A empresa anunciou um contrato de manutenção integral junto ao Grupo Motiva (antiga CCR), que controla a concessionária ViaMobilidade.
Segundo o acordo, a CAF realizará o trabalho de manutenção preventiva e corretiva nas oficinas dos pátios Capão Redondo e Guido Caloi.
A Frota P foi encomendada pelo Metrô de São Paulo em 2011 e produzida pela CAF entre 2013 e 2014 em sua fábrica em Hortolândia (SP).

Os trens com passagem livre entre os carros e cabines para operadores receberam apenas o sistema de sinalização CBTC e por isso ficaram parados no Pátio Capão Redondo até 2017.
Foi quando a Alstom, contratada para substituir o sistema ATC original pelo CBTC, conseguiu finalizar o comissionamento no ramal.
A ViaMobilidade assumiu a frota em 2018, junto com oito composições da Frota F (Alstom), quando iniciou a operação dentro do contrato de concessão.
Atualmente, os 26 trens da Frota P são os únicos na ativa já que a Frota F foi afastada de serviço por problemas técnicos.
Nada melhor que a fabricante executar esse serviço!
Detalhe: Em 2017 a empresa responsavel pelo CBTC era a Bombardier (a compra pela Alstom ocorreu apenas em 2021).