CBTC e novos trens da Frota P estreiam na Linha 5

Durante o domingo, Metrô decidiu abrir as estações para os passageiros durante os testes do sistema de controle de trens
O novo trem da Frota P na estação Largo 13: CBTC estreou de surpresa (Gustavo Bonfate)
O novo trem da Frota P na estação Largo 13: CBTC estreou de surpresa (Gustavo Bonfate)

Pouco mais de três anos após o primeiro das 26 unidades ser entregue ao Metrô, a nova frota P fez sua estreia operacional na Linha 5-Lilás neste domingo (12). E não é só: também nesta data, o ramal passou a operar comercialmente sob controle do sistema CBTC, recurso mais moderno capaz de reduzir o intervalo entre os trens e proporcionar mais segurança e eficiência.

A estreia de ambos, no entanto, foi uma surpresa, como mostram as imagens de Gustavo Bonfate, do blog Metrópole SP. Neste domingo, o Metrô e a Bombardier, responsável pela implantação do CBTC, pretendiam promover mais uma longa simulação como se fosse o serviço normal a fim de deixar tudo pronto para o próximo domingo, quando (tudo leva a crer) os trens estrearão oficialmente na Linha 5. No entanto, durante a tarde, a companhia resolveu liberar o acesso às plataformas das estações e muita gente que usaria o serviço PAESE acabou conhecendo os novos trens produzidos pela espanhola CAF. Veja vídeo a bordo do trem:

Imagens que circulam nas redes sociais mostram um trem alinhado na estação Largo 13, por exemplo. Mais silenciosos que os desgastados trens da Frota F, os ‘P’s também oferecem uma comodidade, o ‘open-gangway’, passagem livre os vagões que facilita uma melhor acomodação dos passageiros. Há também paineis informativos e câmeras de segurança a bordo.

Apesar da estreia, nesta segunda-feira a Frota F volta a assumir a linha e assim deve ocorrer até maio ou junho, dependendo da experiência com o CBTC nos próximos meses.

Interior do P15: trem tem passagem livre entre os vagões (Gustavo Bonfate)

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