O período eleitoral é um momento importante para a escolha dos mandatários do executivo estadual. O site está realizando uma série de matérias expondo as propostas dos candidatos quanto ao setor metroferroviário.
Os projetos de governo serão analisados seguindo a listagem em ordem alfabética no site do TSE, que se iniciou com o candidato Altino (PSTU). Pelo fato de o próximo candidato, Antônio Jorge do Democracia Cristã (DC), não apresentar propostas sobre transporte, veremos as ideias da candidata Carol Vigliar.
Carolina Rejaili Vigliar é a candidata para o governo do estado de São Paulo pelo partido Unidade Popular (UP). Possui ensino superior completo e atua como professora de ensino médio.
Estatização dos transporte públicos
O plano de governo expõe de forma clara a intenção de realizar a estatização, ou seja, repassar ao controle do estado todos os meios de transporte coletivo. Isso inclui, consequentemente, a reversão dos processos de concessão já realizados.
Atualmente a malha metroferroviária possui quatro concessionárias. A ViaQuatro, a ViaMobilidade 5 e 17, a ViaMobilidade 8 e 9 e a Linha Uni. Todas estas empresas poderiam ser afetadas.
O plano ainda deixa claro o combate às terceirizações e a abertura de concursos públicos com garantia na qualidade através de investimentos.
“Reversão das privatizações de linhas do Metrô-SP e CPTM e da política de mercantilização do transporte. Combate às terceirizações, abertura de concursos públicos e garantia da qualidade com investimentos. Transporte é vital e um direto social. Não aos interesses dos consórcios capitalistas!”
Auditoria e participação popular nos contratos
Outra proposta encontrada no plano de governo é a participação popular nos contratos de concessão juntamente com uma auditoria. A divulgação dos custos reais do sistema e do lucro das empresas operadoras também está inclusa.
“Auditoria com participação popular dos contratos de concessão do transporte urbano no Estado (ônibus, metrô e trem), divulgando os custos reais do sistema de transporte e o lucro das empresas.”

Passe livre e fim do lucro no transporte
A proposta de redução do valor da tarifa para o público geral e a inclusão de estudantes e desempregados em um programa de passe livre também é citado. A ideia é de que não só os moradores da região metropolitana sejam beneficiados, mas o estado com um todo.
“Passe Livre para os estudantes e fim do lucro no transporte público: a maioria das cidades de São Paulo não possuem Passe Livre para os estudantes, o que impede o livre acesso da juventude a cidade, a cultura e a educação; São Paulo deve promover essa justa política de transporte para os estudantes em todos os cantos do Estado.”
Opinião do site
A proposta de governo da candidata Carol Vigliar segue a linha estatizante de partidos de esquerda, naturalmente contrários à privatizações e concessões. Como é comum nesse pensamento, não há qualquer esclarecimento sobre como a administração pública arcaria com os custos de salários de empresas estatais ou ainda com o transporte gratuito de parte da população. Seriam necessários imensos subsídios para manter o sistema funcionando e que acabariam afetando as finanças estaduais. Num país capitalista como o Brasil, trata-se de uma visão um tanto quanto utópica acreditar que esse modelo funcionaria.
Ricardo Meier
O documento completo pode ser acessado através do portal do Tribunal Superior Eleitoral.