TCU abre caminho para concessão do Metrô de Belo Horizonte

Tribunal de Contas aprovou por unanimidade a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG )
Metrô Belo Horizonte., Fonte: Wikipedia

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu caminho para que o processo de concessão das linhas 1 e 2 do Metrô de Belo Horizonte ocorra em breve. O tribunal aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (24), a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG) que opera o sistema mineiro.

Segundo o governo federal, a publicação do edital deve acontecer em setembro, com o leilão previsto para novembro.

A concessão do Metrô de Belo Horizonte é longamente aguardada, o que permitirá a melhoria do serviço e ampliação da malha sobre trilhos.

O futuro operador privado terá de modernizar a Linha 1, que hoje tem 28 km e 19 estações, e ampliá-la em mais 1 km para implantar a estação Eldorado.

A grande expectativa, no entanto, é a construção da Linha 2, que ligará os bairros Calafate e Barreiro (10,5 km de vias e 7 novas estações). O novo ramal tem previsão de entrega no sexto ano de concessão.

A concessão inclui R$ 3,8 bilhões de investimentos públicos, sendo R$ 2,8 bilhões oriundos da União e R$ 430 milhões do governo do estado de Minas Gerais – o restante será bancado pelo futuro parceiro privado.

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12 comments
    1. Creio ter havido algum engano na matéria. A estação a ser construida na linha 1 se chamara Novo eldorado, se nao me falha a memória.

  1. Quanto seria “o restante” gasto pelo operador privado? Não surpreende vcs q o dinheiro de Brumadinho (400 milhões) serão DOADOS pelo Estado de MG (que NÃO administra essa bodega) pra empresa privada? Vai melhorar o q, cara pálida? Onde que uma privatização melhorou transporte público no Brasil? Podemos até discutir outros setores, mas ONDE o setor privado melhorou transporte aqui?

  2. Privatização vai trazer piora no serviço igual o da via mobilidade em sp escute o que estou falando

    1. Sou de Minas, em particular da região metropolitana de BH e essa obra e muito aguardada por todos. Vejo com bons olhos a privatização. Não podemos pegar como métrica um caso aonde náo houve atendimento das expectativas das pessoas. Agora dizer que vai trazer piora? A linha de metro de BH já tem uma seria de limitacoes, duvido ficar pior do que esta. Ate onde sei inclusive a CBTU aqui em Minas e super deficitária. Mesmo que apenas o estado ficasse por conta sozinho depois de investir todo esse dinheiro, eu duvido que houvesse uma operação com saúde financeira no metro daqui. No mais nao vamos tomar conclusões precipitadas, e sim torcer pelo melhor.

  3. se seguissem a lei, em período eleitoral isso não seria possível.

    mas aqui é terra das bananas. ninguém respeita a lei, e não pega nada.

    o engraçado é que a concessão que vai ser a “salvação” do metrô de BH, mas vai contar com dinheiro público. igual salvou as linhas 8 e 9 da CPTM.

    1. Mas você iria assumir uma empresa cheia de dividas (na ordem de um R$ 1 bi)???? E em um nicho de negocio aonde toda a demanda do seu produto (transporte) depende da estrutura instalada? Nenhuma empresa iria desembolsar assim bilhões apenas para obter uma projeção de lucro que poderia sofrer alteracoes ou nao se pagasse a longo prazo. Galera temos que refletir antes de sair jogando pedras, porque criticar e fácil demais, agora reconhecer um esforço para tentar fazer algo melhor, isso deveria ser reconhecido. O brasileiro medio ta ficando muito reclamao de tudo. Parabéns a gestao do governo por viabilizar essa empreitada. Aqui em Minas estamos todos na torcida pelo sucesso dessa iniciativa.

  4. A maioria dos usuários que imploram por concessões estão desinformados ou por desconhecimento ou de forma deliberada destes custos ocultos apresentados que o Estado desembolsa, afinal os “gestores” desejam passar a imagem distorcida que concessão foi uma atitude melhor, e os custos são menores, e que o valor da passagem é o custo final!

    Lembrando que em todos os casos ainda há uma cláusula que cobre eventuais quedas abruptas de demanda como ocorreu na pandemia, a tal frustração tarifária, significando que o risco Zero para as concessionárias!

    Além disso, a tarifa de remuneração é reajustada anualmente, independentemente do valor da tarifa pública R$ 4,40, que é aquela que o usuário paga ao acessar alguma linha ou sistema. Isso significa que caso o governador decida segurar o valor da tarifa (como ocorre agora por conta do período eleitoral), a diferença sempre acabará sendo maior, aumentando os repasses por parte do poder concedente.

    Desta forma podemos aguardar os reajustes das tarifas ainda este ano logo após passadas as eleições!

    Estas múltiplas concessões em futuro próximo terão um impacto financeiro crescente extremamente negativo, pois poderá faltar recursos para as obrigações contratuais. Em uma situação mais crítica, poderá ser necessário remanejar verbas de outras áreas para cobrir esses custos.

    Em síntese: “Por trás das propaladas pretensas operações de concessão perfeitas e vantajosas, há sempre um Estado forte aportando recursos vultosos” E se esse Estado não conseguir aportar? Bem, a tal operação perfeita, gradativamente, irá se ruir.

    1. Perfeitamente colocado, claro q algumas concessões valem a pena, vide a PPP da linha 6, mas muitas, vish

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