Canteiro de obras da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata começa a ser mobilizado

Estação Ipiranga em Janeiro/2024 (iTechdrones)
Estação Ipiranga em Janeiro/2024 (iTechdrones)

A Estação Ipiranga da Linha 15-Prata será a próxima parada do monotrilho no sentido oeste. Integrada com a Linha 10-Turquesa, a estação deverá cumprir importante papel ao desafogar a estação Vila Prudente, a que mais recebe passageiros no ramal.

Imagens aéreas registradas pelo canal iTechdrones mostram que no local onde será construída a nova estação já ocorreram movimentações.

Inicialmente é possível ver de forma clara o grande terreno onde serão executadas todas as atividades de construção. Esta é uma área da União e que foi cedida ao Metrô por meio de aluguel.

Nas imagens é possível ver a presença de tapumes cercando a área da estação e também do galpão existente. Aparentemente, o terreno deverá passar por limpeza antes de ser efetivamente ativado para obras.

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No local existem trilhos de antigos ramais ferroviários, que possivelmente atendiam clientes em serviços cargueiros. Uma das principais características no entorno da Linha 10-Turquesa é a grande quantidade de vias dado o caráter industrial da região.

Neste primeiro momento, a estação Ipiranga da CPTM não será afetada pelas obras. Existem projetos para que a parada de trens localizada na região leste da cidade possa ser reconstruída, integrando-se de forma mais eficiente com a Linha 15-Prata.

O grupo responsável pelas obras é o Consórcio Expresso Ipiranga formado pelas empresas Álya Construtora e Coesa Construção e Montagens. As obras têm um valor de R$ 445 milhões e prazo de construção de 40 meses, ou seja, por volta do final de 2026.

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