Capão Redondo é a primeira estação elevada a contar com portas de plataforma na Linha 5

Equipamento de segurança entrou em operação neste sábado, 24. Previsão do Metrô é que todas as estações da Linha 5 contem com portas de plataforma em funcionamento até o fim de 2021
Capão Redondo estreia uso das PSDs (CMSP)

Entrou em operação neste sábado, 24, as portas de plataforma da estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás, do Metrô. Ela é a primeira estação elevada do ramal a contar com o dispositivo em funcionamento.

Com a entrega de hoje já são 13 estações da Linha 5 que possuem portas de plataforma em operação plena: Adolfo Pinheiro, Chácara Klabin, Brooklin, Santa Cruz, Eucaliptos, Borba Gato, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Campo Belo, Largo Treze, Alto da Boa Vista e Capão Redondo.

A meta, segundo o presidente do Metrô, Silvani Pereira, é que todas as estações do ramal Lilás, operado pela ViaMobilidade, tenham o equipamento em operação até o fim de 2021. Para atingir o objetivo ainda faltam 4 estações a contar com o equipamento: Santo Amaro, Giovanni Gronchi, Vila das Belezas e Campo Limpo – esta última a mais provável a ser a próxima na lista.

Mapa da evolução das instalações de PSDs na Linha 5

Estações Tucuruvi e Jabaquara

Nesta semana, em uma postagem em suas redes sociais, Silvani informou que já chegaram ao Porto de Santos, vindas da Coréia do Sul, as portas de plataforma desmontadas que serão instaladas nas estações Tucuruvi e Jabaquara da Linha 1-Azul.

O executivo também revelou que espera o recebimento das PSDs das estações Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera, da Linha 3-Vermelha, ainda em agosto.

As quatro estações terminais fazem parte do contrato com a Alstom, que está implantando o sistema CBTC nos dois ramais. Segundo relatório da companhia, as duas estações da Linha 1 deverão ter as fachadas em operação em dezembro deste ano enquanto as duas paradas da Linha 3 têm previsão de conclusão em julho de 2022.

Vale lembrar que o Metrô retomou o contrato para instalação de portas de plataforma com o consórcio Kobra para 34 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha (leia aqui).

Total
31
Shares
2 comments
  1. A última estação que deve receber as portas é a Santo Amaro. Ainda não montaram nada lá. A Campo Limpo já está com a montagem avançada. Só falta a colagem dos adesivos, todo os sistema já está montado. Deve ser a próxima a entrar em operação.

Comments are closed.

Previous Post

CPTM dará início a obras de recuperação do trecho entre Itaquera e Guaianases da Linha 11

Next Post

A “fábrica” dos túneis da Linha 6-Laranja vista do alto

Related Posts