CCR estuda pedir indenização por queda de demanda no transporte sobre trilhos durante a pandemia

Composição da Linha 5-Lilás vazia (Jean Carlos)
Composição da Linha 5-Lilás vazia (Jean Carlos)

A pandemia de COVID-19 vivenciada há poucos anos trouxe impactos significativos na demanda de transporte público. Nas linhas operadas pela iniciativa privada, que tem como modelo de negócio a obtenção de receita através da movimentação de passageiros, houve impacto significativo.

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Durante a teleconferência de resultados para o segundo trimestre de 2023, o diretor financeiro do Grupo CCR, Waldo Perez, declarou que um importante reequilíbrio está sendo projetado para mitigar os impactos na queda de demanda vivenciada no período de pandemia.

Estação Santa Cruz (Jean Carlos)
Estação Santa Cruz (Jean Carlos)

“Durante a pandemia a demanda ficou bastante abaixo do limite mínimo de 40% das nossas bandas de mitigação. As conversas estão avançando de forma bastante produtiva e esperamos ter notícias positivas em breve” declarou Perez.

Em resumo, o chamado reequilíbrio econômico-financeiro do contrato pode ser acionado em situações específicas, como aquela vivenciada durante o período de pandemia.

A CCR controla as concessionárias ViaQuatro (Linha 4-Amarela), ViaMobilidade Linhas 5 e 17 (5-Lilás e 17-Ouro) e ViaMobilidade Linhas 8 e 9 (8-Diamante e 9-Esmeralda), além de outros sistemas em estados como a Bahia.

Estação Republica (Jean Carlos)
Estação Republica (Jean Carlos)

Desta forma, a concessionária poderá pleitear uma margem de lucro maior para compensar o período de dificuldades financeiras. Isso pode ocorrer com aumento das tarifas técnicas ou com a prorrogação dos contratos. A alternativa ainda está em análise pelo governo e deverá ser anunciada em breve.

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