CCR não aparece e grupo Comporte vence leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas

Trem regional da CRRC
Trem regional da fabricante chinesa CRRC

O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos venceu o leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, também conhecido como TIC Eixo Norte. A disputa ocorreu nesta quinta-feira, 29, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, e que contou com apenas com a sua participação de dois concorrentes

A futura concessionária, formada pelo Grupo Comporte e a gigante chinesa CRRC, assumirá um pacote sobre trilhos que inclui a operação da Linha 7-Rubi da CPTM, a implantação do Trem Intermetropolitano entre Jundiaí e Campinas, além da construção do Trem Intercidades, o primeiro serviço de ferroviário de média velocidade do Brasil.

Sem a presença da CCR, que era apontada como concorrente aliada à Alstom, o grupo vencedor apresentou proposta de 0,01% de desconto na contraprestação pecuniária máxima que era de R$ 8 bilhões, ou seja, um valor simbólico.

O leilão do Trem Intercidades ocorreu na Bolsa de Valores B3
O leilão do Trem Intercidades ocorreu na Bolsa de Valores B3 (Jean Carlos)

O leilão do Trem Intercidades é o primeiro dos quatro projetos de trens de média velocidade a serem implantados em São Paulo. O governo estuda ainda projetos para Sorocaba, Santos e São José dos Campos.

O investimento no projeto envolve ao menos R$ 14 bilhões, divididos entre o governo do estado a concessionária. O BNDES já garantiu R$ 6,4 bilhões para financiar o empreendimento.

Vias auxiliares deverão permitir o trafego em dois sentidos (SPI)
Serviços que estão contemplados na PPP do TIC Eixo Norte (SPI)

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Os próximos passos são a homologação da vencedora e posterior adjudicação do contrato de concessão. A nova operadora privada terá um longo caminho até conseguir prestar os três serviços, o que deve ocorrer em 2031, quando o Trem Intercidades passará a operar.

O TIM deverá começar a circular em 2029 enquanto a Linha 7-Rubi passará para mãos privadas 18 meses após a assinatura do contrato.

Com o resultado, o Grupo Comporte quebra a hegemonia do Grupo CCR e permite a diversidade e competitividade do setor privado em São Paulo. A empresa havia vencido o leilão do Metrô de Belo Horizonte.

Também é a primeira concessão ferroviária que contará uma empresa chinesa. A CRRC é considerada uma das maiores do mundo e fornecerá o material rodante para os trens expressos e intermetropolitano.

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