CCR vs Comporte: Disputa pelas linhas 11, 12 e 13 terá apenas duas proponentes

Linhas 11, 12 e 13 deverão ser concedidas (Jean Carlos)
Linhas 11, 12 e 13 deverão ser concedidas (Jean Carlos)

A concessão das linhas do Lote Alto Tietê terá apenas dois concorrentes e eles são bem conhecidos, o Grupo CCR e o Grupo Comporte.

Representantes das duas empresas foram vistos pelo portal Diário dos Trilhos nesta terça-feira, 25, entregando os envelopes lacrados com as propostas na B3, local do leilão marcado para dia 28.

Área da concessão (SPI)
Área da concessão (SPI)

O grupo CCR, que está prestes a mudar sua marca comercial para Motiva, era um dos cotados a disputar a concessão. Em 2021, a empresa deu início aos estudos para repassar as linhas 11, 12 e 13 após apresentar uma Manifestação de Interesse Privado (MIP).

Atualmente, a CCR está por trás da operação das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, e vai assumir a Linha 17-Ouro de monotrilho a partir de 2026.

O Grupo Comporte, por sua vez, tem a Metrô BH, concessionária responsável pelo sistema sobre trilhos da capital mineira, e é uma das sócias da TIC Trens, que venceu o leilão do Trem Intercidades Eixo Norte, incluindo a Linha 7-Rubi da CPTM.

Resta saber se a empresa nacional participará sozinha ou se terá outro sócio parceiro. A chinesa CRRC faz parte da TIC Trens, mas a concessão do Lote Alto Tietê não prevê a aquisição de material rodante, sua especialidade.

Grupos estrangeiros ainda distantes

A expectativa era de que participantes estrangeiros pudessem participar do certame, algo que aparentemente não ocorreu. O governo do estado tem feito vários road shows no exterior para atrair mais grupos, porém, o resultado até aqui tem deixado a desejar.

A participação no leilão está condicionada ao pagamento da garantia de proposta no valor de R$ 143 milhões.

Orçamento da concessão das linhas 11, 12 e 13 (SPI)
Orçamento da concessão das linhas 11, 12 e 13 (SPI)

A concessão envolve o investimento direto de quase R$ 15 bilhões na modernização e expansão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Previous Post
Plataformas da estação São Bento da Linha 19 à esquerda e a área de conexão com a Linha 3 à direita

Estações São Bento e Anhangabaú serão grande desafio na Linha 19-Celeste

Next Post
Monotrilho da Linha 17 em Vila Cordeiro 9CMSP)

Primeiro monotrilho da Linha 17-Ouro chega a estação Vila Cordeiro

Related Posts