A concessionária Metrô BH, responsável pela operação da antiga malha da CBTU em Belo Horizonte, anunciou nesta terça-feira (28) a encomenda de 24 novos trens para o sistema.
As composições serão fornecidas pela fabricante chinesa CRRC, uma das maiores do mundo, e terão quatro carros e sistema ATO, de operação automática, além de itens como ar-condicionado, paineis digitais e passagem livre entre carros.
O primeiro trem deverá chegar ao Brasil no início de 2026 e passará por testes antes de entrar em operação. Eles substituirão os antigos trens da Série 900 que foram fabricados na década de 80 e dos quais existem hoje 25 unidades.
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O Metrô BH tem ainda dez trens da Série 1000, fornecidos pela CAF.

A CRRC é parceira do Grupo Comporte, que controla a Metrô BH e também venceu o leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, cuja assinatura do contrato ocorre nesta quarta-feira (29).
Assim como no sistema mineiro, a CRRC fornecerá o material rodante que será usado no serviço expresso e também no trem intermetropolitano.
Os trens de origem circulam hoje na SuperVia e MetrôRio e na CPTM, na Linha 13-Jade.
