Com foco em São José dos Campos, CPTM irá revisar projetos de trens intercidades

Estatal irá delinear as diretrizes para o TIC Eixo Leste e rever modelos de demanda para a macrometropole paulista
Trem até São José dos Campos está em estudos (Alstom)
Trem até São José dos Campos está em estudos (Alstom)

O lançamento do edital definitivo do Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Campinas reacendeu as discussões sobre a implantação do modo de transporte no estado. A CPTM foi delegada a aprimorar os estudos, com ênfase no eixo leste até São José dos Campos.

O plano de negócios da CPTM para 2023 estabeleceu uma nova meta definida como “Estruturar as ligações regionais de passageiros no estado de São Paulo”. A companhia já trabalhou na modelagem de alguns serviços dessa natureza.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A ideia é usar o corpo técnico da estatal para delinear as diretrizes básicas dos próximos TICs, sendo o principal o trem até São José dos Campos (TIC-Eixo Leste).

Diante das mudanças que os projetos vêm sofrendo ao longo dos anos, seja pela filosofia de trabalho que agora visa aproveitar a faixa de domínio dos trens de carga, ou pela demanda que se modificou, novos trabalhos precisarão ser realizados.

O trajeto do Trem Intercidades Eixo Norte

Dentre eles está a nova simulação de modelo de demanda da Macrometrópole Paulista. A CPTM pretende publicar o edital para contratar empresa que realize as novas modelagens que subsidiarão os futuros projetos de TIC.

Concomitantemente, será revisado o estudo de trens regionais existentes. A ideia é reconceitualizar as diretrizes para implantação dos Trens Intercidades ao longo do estado, tendo em vista as mudanças técnicas que viabilizaram os projetos mais recentes.

Os quatro eixos de trens regionais estudados pelo governo (STM)

Apesar dos estudos estarem em pauta e terem como meta o ano de 2023, não há previsão de quando os próximos projetos de trens regionais para as regiões metropolitanas vizinhas à São Paulo possam sair do papel.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
11 comments
  1. Depois de Campinas, poderiam planejar um trem intercidades até Sorocaba e expandir a linha 8 até Mairinque.

    1. Expandir a linha 8 eu não digo, mas bem que poderia ter um trem intermetropolitano, de Itapevi até Campinas, passando por São João Novo, Mailasqui, São Roque, Mairinque e Alumínio. Um “trem turístico do vinho” também, da Júlio Prestes até São Roque seria super bem vindo também (até mais do que os que vão pra Mogi e Jundiaí).

  2. Projeto e fácil. Quero ver a construção disso. E as empresas de transporte vão deixar isso acontecer? Já que o vale do paraiba tem a mafia do marrom.

  3. Pelas declarações do Governador Tarcísio de Freitas recentemente, o próximo projeto após Campinas será o trecho Oeste, sentido Sorocaba. A previsão é ter a licitação até 2026.

  4. O crescimento robusto da região metropolitana do Vale do Parahyba , sendo SJCAMPOS a capital regional, justifica tecnicamente a priorização dos estudos e dos projetos executivos subsequentes para esse eixo leste do Trem InterCidades.
    S J CAMPOS vem se preparando desde 2017 para receber essa linha, tendo adequado seu plano diretor para esse importante projeto integrador e também devido ao peso do setor logístico intermodal presente para passageiros e cargas . Que bom que os estudos sejam feitos onde os números apontam maiores potenciais de retorno social e econômico.

  5. Vai ser um bla bla bla de 10 anos mas duvudi muito que quando eu voltar a ver isso em 2033 que alguma coisa pratica tem sido feita, pois nenhum Renderin sequer existe, sßo repetem esse mapa varias vezes e o pessoal somente fica numa esperanca e vontade longincua… Se fosse na China já estaria pronto.

  6. Mais uma desse governador turista. Só vai ficar no blá blá.
    Nem a duplicação da Estrada do M Boi Mirim ele vai entregar imagine uma obra desse tamanho.

  7. E QUE A ESTRADA DO M BOI MIRIM TEM A VER , É RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA NÃO DO ESTADO, ACHO QUE TURISTA É A PREFEITURA A CIDADE ESTÁ CADA VEZ MAIS SUJA , A CHINA É RICA POR MANDAR TUDO QUE É PORCARIA INCLUSIVE PARA O BRASIL

  8. começa a fazer o de campinas antes de ficar buscando mais projetos que durarão 50 anos. esse país é demais.

Comments are closed.

Previous Post
Cabine do novo trem da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Confira como é a cabine do novo trem da série 8900 da ViaMobilidade

Next Post

Vai ter greve no Metrô nesta terça-feira, 13 de junho? Metroviários decidem que não

Related Posts