Confira como é a cabine do novo trem da série 8900 da ViaMobilidade

Veja como é o ambiente de trabalho dos maquinistas de forma detalhada. Primeira de 36 composições foi entregue para operação no dia 8 de junho
Cabine do novo trem da ViaMobilidade (Jean Carlos)
Cabine do novo trem da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Os trens da Série 8900 são o conjunto de 36 novos trens que a ViaMobilidade adquiriu da empresa francesa Alstom para a renovação de frota das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Nesta semana o primeiro destes trens entrou em operação.

Nos últimos meses fizemos duas matérias dissecando o novo trem da chamada Série Alfa. Neste artigo iremos fazer um detalhamento da cabine do novo trem, seus equipamentos e funções mais importantes.

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Para melhor entender as funções do trem, iremos dividir o conjunto de componentes em quatro grupos:

  • Painel de controle
  • Painel de informações
  • Painel técnico
  • Itens auxiliares e outros

Painel de controle

O painel de controle é a parte do console por onde o condutor realiza a maioria das ações de controle do trem. O painel está dividido de forma que o operador possa realizar suas atividades de forma simples e intuitiva.

Um exemplo claro são as extremidades da mesa de comando onde estão alocados os botões para abertura e fechamento de portas para o lado esquerdo e direito. Além disso há a presença de um sinal luminoso indicando o status de abertura das portas.

Painel de abertura de portas, lado direito (Jean Carlos)
Painel de abertura de portas, lado direito (Jean Carlos)

No lado direito está alocado um botão extra, o de freio de emergência, posicionado próximo ao seletor de velocidade do trem. No lado esquerdo está a buzina.

Na região intermediária estão dispostos mais itens de controle. Na parte direita está alocado o seletor de movimentação do trem que indica o sentido de deslocamento. Ele é classificado em Neutro, Ré, Frente e Velocidade Imposta.

Painel de abertura de portas, lado esquerdo (Jean Carlos)
Painel de abertura de portas, lado esquerdo (Jean Carlos)

Abaixo dele está o orifício onde é inserida a chave para ligar o trem. Esta chave possui a posição 0 (desligada) e a posição 1 (ligado). Através deste item o trem é habilitado para a operação.

Não menos importante está o manípulo de controle do trem. Este item é responsável pelo controle de velocidade e possui as posições de Tração (movimentação do trem), Neutro (inércia), Freio (desaceleração) e Emergência. Neste último estágio é utilizado o freio máximo de serviço, gerando uma parada brusca.

Manipulo de controle (Jean Carlos)
Manipulo de controle (Jean Carlos)

Na parte esquerda estão dispostos diversos botões com funções múltiplas do trem. Podemos citar as funções para a melhoria de visibilidade como o limpador, esguicho e desembaçador de parabrisas.

O maquinista pode ligar e desligar a iluminação interna da cabine e a externa, localizados na parte dianteira da composição. Outros itens importantes são as funções de acoplamento e desacoplamento para seccionamento do trem, o freio de estacionamento aplicado quando o trem é recolhido e o teste de lâmpadas que verifica se toda a iluminação do painel está ativa.

Comandos diversos (Jean Carlos)
Comandos diversos (Jean Carlos)

Por último, na região central, está o microfone por onde o maquinista pode se comunicar com os passageiros no salão e também com a cabine oposta.

Microfone para comunicação (Jean Carlos)
Microfone para comunicação (Jean Carlos)

Painel de informações

Os equipamentos aqui classificados são aqueles que auxiliam o operador na execução de algumas funções, mas principalmente, informam o condutor quanto ao estado da operação do trem.

O primeiro equipamento localizado na extremidade esquerda é o painel de CCTV. Este item tem como uma das principais funções o controle e monitoramento das diversas câmeras de segurança dentro do trem.

Painel do CCTV (Jean Carlos)
Painel do CCTV (Jean Carlos)

Além disso, por meio deste é possível realizar funções como a configuração de equipamentos de som e selecionar o destino do trem que é transmitido ao longo dos mapas dinâmicos e painéis de LED.

O segundo painel mostra itens como o velocímetro e o odômetro que medem a velocidade instantânea do trem e a quilometragem percorrida. Ao lado está o sistema de rádio que permite a comunicação entre operador e consolista do CCO.

Radio e velocidade (Jean Carlos)
Radio e velocidade (Jean Carlos)

O terceiro painel mostra o ATC/ATO, itens responsáveis pela segurança da composição. No ATC o trem recebe um código por meio da via que limita a velocidade máxima permita  para determinado trecho. O ATO controla funções básicas do trem como aceleração, frenagem e controle de abertura de portas de forma automática.

Junto a tela principal do ATC estão o seletor de ATO (ligado/desligado) controle de Velocidade Imposta e o bodão de Reconhecer VR, utilizado em movimentações quando o código de via é 0 km/h

ATC e ATO (Jean Carlos)
ATC e ATO (Jean Carlos)

O quarto painel mostra mais informações técnicas importantes para o operador. Temos três medidores, sendo dois deles o voltímetro de tensão de bateria, com tensão nominal de 70V, e o voltímetro de tensão de linha (rede aérea) com tensão nominal de 3000V.

Ainda temos a presença no manômetro, item que afere a pressão do encanamento principal e cilindro de freio. Este equipamento é importante para o acionamento do freio pneumático do trem.

Tensão, pressão e indicadores de incêndio
Tensão, pressão e indicadores de incêndio

Sinalizadores luminosos indicam a necessidade de se acionar o “homem morto” e de diversos status do sistema de proteção de incêndio. O operador pode, em situação de emergência, acionar o sistema ou, em caso de falha, resetar seu funcionamento.

O quinto painel mostra a chamada DDU (Driver Display Unit). Este componente mede diversos parâmetros técnicos do trem como velocidade, tensão e corrente de bateria e rede aérea, sistema pneumático, laço de tração, status das portas, sistema de rede interna (MVB), relatório de falhas, entre outros.

Display de informações do trem (Jean Carlos)
Display de informações do trem (Jean Carlos)

É um item bastante complexo que, na maioria das vezes, é utilizado para a resolução de situações adversas, já que fornece a informação precisa do status real do trem.

Painel técnico

O painel técnico é composto por uma série de botoeiras, seletores e disjuntores alocados na parte traseira da cabine. Este painel possui uma série de funções técnicas de suma importância para a condução com níveis apropriados de segurança.

A parte superior do painel é composta de indicadores, seletores e uma botoeira. Algumas das funções dos botões estão relacionadas a iluminação dos salões do trem, inibição de tração e inibição do circuito de baixa tensão, utilizado em atividades de manutenção.

Painel com seletores (Jean Carlos)
Painel com seletores (Jean Carlos)

Itens importantes para a operação cotidiana são a seletor de potência reduzida que faz com que o trem tenha uma aceleração menor, diminuindo o pico de corrente dos motores. O acionamento do ar condicionado também é feito pelo maquinista, mas sem o controle direto da temperatura.

A parte inferior contém elementos como a seleção de frequência do ATC. As Linhas 8 e 9 são as únicas do sistema metroferroviário a operar com circuitos em 90hz ao invés dos tradicionais 60hz. O controle do pantógrafo também pode ser executado.

Primeira grupo de seletores (Jean Carlos)
Primeira grupo de seletores (Jean Carlos)

Os botões abaixo têm como objetivo a inibição de funções como freio de emergência, freio de serviço, freio de estacionamento, fechamento de portas e o modo de resgate onde o trem poderá ser movimentado em situações de falhas.

Na última linha de cinco botões também possui funções inibitórias como a desabilitação do sensor de descarrilamento, do homem morto e do ATC. Nesta linha destaca-se o seletor de “ATC redundante” que utiliza o equipamento da extremidade oposta para a operação do sistema de sinalização de bordo.

Segundo grupo de seletores (Jean Carlos)
Segundo grupo de seletores (Jean Carlos)

Os últimos dois seletores são exclusivos para o ar condicionado da cabine que pode ser acionado nas funções de refrigeração e ventilação. Na refrigeração as temperaturas podem ser selecionadas, partindo de 22º até 25º.

Por fim, ainda há a um conjunto de tomadas 220V e de disjuntores que exercem diversas funções dentro do conjunto da cabine do trem e também ao longo da composição. São itens mais detalhados que são acionados em situações excepcionais.

Painel de disjuntores (Jean Carlos)
Painel de disjuntores (Jean Carlos)

Itens auxiliares

Os itens auxiliares ajudam na condução do operador e lhe garantem maior conforto e segurança durante suas atividades. Um dos itens que está contemplado é o banco retrátil que pode ser utilizado por um instrutor ou outra pessoa na cabine.

O pedal do “homem morto” é o equipamento de segurança que permite a condução de forma atenta por parte do operador. Ele deve sempre estar pressionado e, ao soar do alarme, deve ser rapidamente movimentado. Assim, os sistemas garantem que o operador está em constante vigilância.

O extintor de incêndio faz parte dos itens de proteção do trem em caso de emergências. Da mesma forma, a composição dispõe de compartimentos onde estão alocadas ferramentas e equipamentos diversos.

As portas da cabine possibilitam a entrada do operador pelas laterais do trem e também pela parte posterior da cabine. Na parte superior temos a presença do spot em LED que ilumina o interior da cabine.

O banco do operador é um item bastante pertinente. Não só porque proporciona conforto ao condutor, mas também pela sua ergonomia. É possível ajustar altura, distância, descanso dos braços e inclinação.

Não menos importante, a nova frota de trens incorpora uma atualização tecnológica em relação ao seu antecessor. O uso de câmeras ao invés dos tradicionais retrovisores permite uma visão aprimorada do exterior do trem por diversos ângulos.

Em âmbito geral a cabine do trem possui tudo o que o condutor precisa para operar o trem com segurança. A quantidade de itens de monitoramento e redundâncias ajuda a manter viagens mais tranquilas aos passageiros e confortáveis para os maquinistas.

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6 comments
  1. na foto em que mostra o manômetro e os voltímetros, estão todos zerados. o trem estaria desligado, com bateria descarregada e totalmente sem ar nos encanamentos pneumáticos.

    Jean, realmente o trem estava desligado? isso foi na fábrica da Alstom?

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