Vai ter greve no Metrô nesta terça-feira, 13 de junho? Metroviários decidem que não

Sindicato dos Metroviários realizou assembleia com funcionários na segunda-feira,12, para decidir sobre paralisação em quatro linhas do sistema sobre trilhos
Trem deixa a estação Santana (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo poderia ter amanhecido fechado nesta terça-feira, 13 de junho, mas metroviários decidiram aceitar a proposta da companhia em assembleia realizada nesta segunda-feira, 12.

A categoria está discutindo a campanha salarial de 2023 e as negociações com a companhia não avançaram como o Sindicato dos Metroviários pretendia. As linhas que setiam afetadas em caso de paralisação são a 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata – as demais são operadas pela iniciativa privada.

O pleito dos funcionários vai do dissídio a itens como “vale peru”, reajuste do vale-alimentação e vale-refeição baseado na inflação dos últimos anos, repasse de recursos financeiros para o plano de saúde do Metrus, manutenção dos funcionários envolvidos na colisão de dois trens da Linha 15-Prata em março e readmissão de outros que foram dispensados em 2020.

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A reinvidicação mais abordada, no entanto, é a volta dos concursos públicos. O sindicato diz que faltam ao menos 2.600 funcionários na empresa, segundo dados do portal da transparência. Destes, 1.200 seriam funcionários das estações, segurança e operação dos trens.

Sindicato reinvidica novas contratações de funcionários (SMSP)

Mudança de foco no Metrô

Expandir o quadro de funcionários do Metrô, entretanto, vai na direção oposta aos planos do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que reconheceu que sua gestão deve conceder as linhas do Metrô e da CPTM para a iniciativa privada.

Em entrevista na semana passada, Tarcísio afirmou que o Metrô deve ter seu perfil de atuação modificado para ser focado na gestão de empreendimentos e projetos.

Ele disse ainda que os funcionários que não serão aproveitados nesse novo formato deverão ser “reaproveitados”, mas sem explicar como.

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17 comments
    1. Limpeza interna e externa, cumprimento de intervalos, cuidado com as vias e com o material rodante, só tem também se a empresa for estatal. 😉

    2. Vê a mer…. que deu a privatização da TELESP sistema TELEBRÁS !! E da Eletropaulo; da Comgás; do Banespa… PRIVATIZAR SÓ DA PROBLEMAS !! NÃO AS PRIVATIZAÇÕES DA CPTM; DA SABESP E DO METRÔ !! VAI PIORAR TUDO !! E a “tendência mundial são as reestatizações !! Na Inglaterra; na França e na Alemanha houveram as reestatizações !! e na China, tudo são estatais e é a economia que mais cresce no mundo !!

  1. Não sou acionista de empresa e nem herdeiro delas, vou ficar do lado de privatização pra que? Eu quero mais é que o governo valorize o funcionário mesmo! Que Deus nos livre das futuras ”ViaMobilidades” da vida…

  2. Mais um dia de caos em SP, e o trabalhador que precisa se locomover é quem paga o pato. Que triste

  3. E cadê o governador nessas horas?? Pq ele não esta fazendo alguma coisa pra impedir a greve, e melhorar o serviço, como contratar novos funcionários, ou deixar fazerem greve com a catraca livre???

  4. Greve política, não tem nada de reinvindicação. Só politicagem dos partidos de esquerda que prejudicam os que precisam do transporte para trabalhar.

      1. Mas é claro !! Os partidos da direita tem ” esquema” com as montadoras automobilísticas e os bancos privados !!

  5. Greve de novo! Sindicatos boicotando o governo e o povo paga o pato! Tem que privatizar urgente

  6. nao tem saida- privatizacao e a saida- gera empregos na qtde certa, reinveste o lucro, melhoria gradual

    qq coisa diferente disso é falacia !!!!

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