Aberta nesta segunda-feira em operação reduzida (das 10h às 15h com cobrança de tarifa), a estação Campo Belo conclui a segunda fase de expansão da Linha 5-Lilás. Agora o ramal, operado pela ViaMobilidade, possui 17 estações em pouco mais de 20 km de extensão. Mas a linha não deve parar por aí, ao menos é que afirmou o governador João Doria nesta manhã em coletiva no local.

Segundo ele, os estudos formais para estender o ramal até Jardim Ângela já foram iniciados no final do mês passado. Ele compreende três novas estações a princípio, Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela e pode ser construído de forma subterrânea, ao contrário do trecho até Capão Redondo, que é elevado. Apesar disso, Doria não informou se existe previsão de o projeto ser licitado.

Além do trecho no extremo sul, o Metrô também estuda levar a Linha 5-Lilás até a estação Ipiranga, onde hoje passa a Linha 10-Turquesa da CPTM. Uma das propostas analisadas prevê outras três estações após Chácara Klabin: Ricardo Jafet (ao lado da avenida do mesmo nome), Bom Pastor (nas proximidades do Museu do Ipiranga e Parque da Independência) e Ipiranga, que também tem planos de receber uma estação da Linha 15-Prata do monotrilho algum dia.

Caso as duas extensões saiam um dia do papel, a Linha 5-Lilás ganharia cerca de 8 km de extensão além das seis estações comentadas, chegando a uma extensão total de quase 30 km e 23 estações. No entanto, esse cenário dificilmente ocorrerá na primeira metade da próxima década.

Operação normal já no sábado, dia 13

Assim como ocorreu nas inaugurações recentes que envolveram a ViaMobilidade e a ViaQuatro, Campo Belo funcionará por um curto período em operação em horário reduzido. Mas o governo já adianta que no próximo sábado, dia 13, a nova estação passará o operar em horário integral, das 4h40 à 0h00 entre domingo e sexta-feira e das 4h40 à 01h00 aos sábados.

A expectativa do Metrô é que passem diariamente pela estação cerca de 22 mil pessoas por dia útil. Segundo o governo, Campo Belo é a 85ª estação da rede metroviária que continua a contar com 96 km já que a parada não trouxe acréscimo de extensão.