Destaques Linha 5 Metrô de São Paulo

Com Linha 5-Lilás completa, governo já planeja sua expansão

Após inaugurar Campo Belo, governo pretende levá-la até Jardim Ângela no extremo sul, além de estudar mais três estações até Ipiranga
Campo Belo é a 11ª e última estação a ser inaugurada na fase atual de expansão

Aberta nesta segunda-feira em operação reduzida (das 10h às 15h com cobrança de tarifa), a estação Campo Belo conclui a segunda fase de expansão da Linha 5-Lilás. Agora o ramal, operado pela ViaMobilidade, possui 17 estações em pouco mais de 20 km de extensão. Mas a linha não deve parar por aí, ao menos é que afirmou o governador João Doria nesta manhã em coletiva no local.

Segundo ele, os estudos formais para estender o ramal até Jardim Ângela já foram iniciados no final do mês passado. Ele compreende três novas estações a princípio, Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela e pode ser construído de forma subterrânea, ao contrário do trecho até Capão Redondo, que é elevado. Apesar disso, Doria não informou se existe previsão de o projeto ser licitado.

Além do trecho no extremo sul, o Metrô também estuda levar a Linha 5-Lilás até a estação Ipiranga, onde hoje passa a Linha 10-Turquesa da CPTM. Uma das propostas analisadas prevê outras três estações após Chácara Klabin: Ricardo Jafet (ao lado da avenida do mesmo nome), Bom Pastor (nas proximidades do Museu do Ipiranga e Parque da Independência) e Ipiranga, que também tem planos de receber uma estação da Linha 15-Prata do monotrilho algum dia.

Caso as duas extensões saiam um dia do papel, a Linha 5-Lilás ganharia cerca de 8 km de extensão além das seis estações comentadas, chegando a uma extensão total de quase 30 km e 23 estações. No entanto, esse cenário dificilmente ocorrerá na primeira metade da próxima década.

Operação normal já no sábado, dia 13

Assim como ocorreu nas inaugurações recentes que envolveram a ViaMobilidade e a ViaQuatro, Campo Belo funcionará por um curto período em operação em horário reduzido. Mas o governo já adianta que no próximo sábado, dia 13, a nova estação passará o operar em horário integral, das 4h40 à 0h00 entre domingo e sexta-feira e das 4h40 à 01h00 aos sábados.

A expectativa do Metrô é que passem diariamente pela estação cerca de 22 mil pessoas por dia útil. Segundo o governo, Campo Belo é a 85ª estação da rede metroviária que continua a contar com 96 km já que a parada não trouxe acréscimo de extensão.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

11 Comentários

Click here to post a comment
  • Em sua campanha para o governo do estado o governador João Doria prometeu a extensão da linha 5 Lilás até o Jardim Ângela agora vamos esperar para ver se ele tem peito PR fazer ou se será apenas mais uma promessa para ganhar votos assim como fez José Serra e Alckmin

    • Já se adiante que é só promessa, no cenário atual é impossível começarem as obras da extensão do Jardim Ângela, considerando que ainda temos L17-Ouro e L6-Laranja com problemas em suas obras além da L2-Verde e L18-Bronze, esta última principalmente que está sendo tratada com extremo descaso

  • Expansão da Linha 5, nem em 2030. Esse governador não passa de um fanfarrão, mentiroso, só falou isso na empolgação.

  • Infelizmente a população do Jardim Ângela vai ficar esperando, pois só vai ficar na promessa, como já vem acontecendo há vários anos. Várias promessas vêm sendo feitas, porém nenhuma delas se cumprirá.

  • Outra linha que necessita de ser expandida é a amarela, tanto pós Vila Sônia como pós Luz, em relação a esta última a linha poderia ser estendida até o Pari( para se interligar com a futura Linha Celeste) ou estendida até o Campo de Marte passando pelo Anhembi.

  • Expansao da linha 2 verde ate Guarulhos deveria ser a obra mais importante a ser retomada pois atende tambem a zona leste que precisa muito de reforço para os super lotados trems da CPTM e linha vermelha do METRO ! como ja disse o prezado Kiritsu, tem tambem o montrilho linha 17, que esta indo bem nas obras mas nao tem fornecedor de material rodante definido e sem prazo para entregar ! tem a linha 6 laranja com somente 15% executada e muito a fazer. Finalmente tem as 4 estaçoes do Monotrilho da linha 15 que estao em fase final para retomada. Se conseguir terminar e entregar estes 4 pepinos ate o final do governo ta de bom tamanho e chegamos perto de mais 50 km de METRO. De resto acho que a extensao da linha amarela ate Taboao da Serra tambem deveria ser prioritaria bem como a extensao da linha 5 ate o Jardim Angela, sao projetos de custo relativamente baixo e podem ser iniciados em 2020.

  • está mais fácil o palmeiras ser campeão mundial, do q acontecer essas obras de ampliação kkkkk

    • Carlos o Palmeiras ser campeão mundial e a estação Jardim Ângela sair ambas tem o mesmo peso e difícil de acontecer, é igual ver uma estrela cadente passar.

  • Ligar o Jardim Ângela a Cidade Tiradentes com apenas 1 troca de trens no Ipiranga seria um belíssimo projeto de mobilidade urbana pois veríamos os dois mais longínquos extremos com alta demanda da cidade serem conectados. Mas acho que é mais fácil eu me aposentar primeiro (e olha que ainda tenho apenas 30 anos).

Airway