Com uma apenas uma proposta recebida, Metrô repassará 13 terminais de ônibus para a iniciativa privada

Com um valor de outorga de R$ 11 milhões, consórcio NS/PPX foi o único a participar da sessão pública realizada no dia 23 de maio
Terminal Ana Rosa, um dos que serão edificados (Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas)

O Metrô de São Paulo repassará 13 terminais de ônibus ligados às suas estações para o consórcio NS/PPX nos próximos meses. A empresa foi a única a apresentar uma oferta pela exploração e administração das áreas localizadas em estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

A sessão pública foi realizada no dia 23 de maio na sede da companhia no centro de São Paulo, mas apenas a NS/PPX, representada por Ricardo Porto Facchini, compareceu. Segundo ata da sessão, a empresa apresento uma proposta escrita de R$ 5 milhões que foi considerada apta a iniciar a negociação com o Metrô. Após três lances, o consórcio propôs pagar R$ 11 milhões pela concessão de 30 anos dos 13 terminais.

A proposta agora será analisada e se não houver nenhum impeditivo as duas empresas assinarão um contrato. Um mês após isso, o consórcio fará o pagamento da outorga. O Metrô também receberá uma participação pela exploração dos locais a partir do 5º ano de concessão de no mínimo R$ 855 mil por mês, caso o valor seja menor que 8% da renda bruta gerada pelos empreendimentos. Nesse caso, a companhia do governo do estado recebe o maior valor.

Segundo o Metrô, a concessão dos 13 terminais permitirá uma economia de cerca de R$ 22 milhões por ano. A concessão prevê a exploração comercial dos terminais e o mais interessante, a construção sobre sete deles – Santana, Ana Rosa, Patriarca (área ao norte), Carrão (norte), Tatuapé (norte e sul), num total de 84 mil m². Estão incluídos também os terminais de ônibus da Parada Inglesa, Armênia, Artur Alvim, Vila Matilde, Penha e Brás.

A expectativa da companhia é que a concessão seja efetiva nos próximos meses.

 

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