Como é hoje e como ficará a Linha 10-Turquesa após a concessão

Ramal de trens metropolitanos operado pela CPTM terá quatro novas estações e 14 integrações implantadas pela iniciativa privada
Linha 10-Turquesa terá novas conexões (Jean Carlos)
Linha 10-Turquesa terá novas conexões (Jean Carlos)

A Linha 10-Turquesa de trens metropolitanos será concedida para a iniciativa privada nos próximos anos e a promessa do atual governo é que novas estações e integrações melhorem a mobilidade dos passageiros do ABC.

O ramal deverá ganhar ao menos quatro novas estações, além de passar pelo prolongamento de seus serviços. Atualmente a Linha 10 percorre o trecho entre Rio Grande da Serra e Luz, seguindo até Jundiaí através do Serviço 710, que será descontinuado.

No futuro, a linha será prolongada até a futura Estação Bom Retiro. O local será ponto de integração com a Linha 11-Coral e, futuramente, com a Linha 8-Diamante.

Novas integrações na Linha 10-Turquesa (SPI)
Novas integrações na Linha 10-Turquesa (SPI)

A futura Estação Pari poderá ser construída entre Luz e Brás, atendendo a uma importante região comercial. Ela será viabilizada através da chegada da Linha 19-Celeste de metrô à região central, mas o investimento é contingente, ou seja, não obrigatório.

A Estação São Carlos-Parque da Mooca, localizada entre Mooca e Ipiranga, será um importante ponto de conexão com as linhas 6 e 16 do sistema metroviário. Cogita-se no futuro a extensão da Linha 13-Jade para esta região.

Por fim será construída a Estação ABC. Localizada no entre Santo André e Capuava, está próximo ao local da antiga Parada Pirelli. A estação receberá integração com a Linha 14-Ônix de VLT.

Local da futura Estação Bom Retiro (Jean Carlos)
Local da futura Estação Bom Retiro (Jean Carlos)

Novas conexões

Atualmente a Linha 10-Turquesa permite integração com sete linhas do sistema metroferroviário (1/2/3/4/11/12/13). Destas linhas apenas a Linha 2-Verde está fora da região central de São Paulo.

No futuro a Linha 10-Turquesa passará a ter 14 integrações com as linhas do sistema metroferroviário, ou seja, o número de conexões vai dobrar nos próximos anos. Serão acrescentadas as integrações com as linhas 6, 8, 14, 15, 16, 19 e 20.

Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)
Estação Parque da Mooca/São Carlos (SPI)

Das sete novas integrações previstas, seis delas estão fora da região central de São Paulo. A proposta permite uma dispersão melhor das viagens ao longo da linha ao invés de uma grande concentração em poucas estações.

A estação ABC receberá a Linha 10 e a Linha 14 e também prevê uma plataforma para o TIC Santos
A estação ABC receberá a Linha 10 e a Linha 14 e também prevê uma plataforma para o TIC Santos (GESP)

A região do ABC propriamente dita receberá duas integrações importantes. Em Santo André haverá a chegada da Linha 20-Rosa ligando o município até Santa Marina, na zona oeste de São Paulo.

Na Estação ABC a chegada da Linha 14-Ônix permitirá conexão com a região leste de São Paulo. O ramal deverá ter função de permitir novas opções de deslocamento pela periferia da metrópole.

Total
1
Shares
11 comments
  1. Como é que a Linha 10 vai se integrar com a Linha 8?? Vai ser na estação Bom Retiro?? Se for, o que vai acontecer com a estação Júlio Prestes??

  2. Pode até existir a justificativa mais plausível do mundo pra isso, mas o fato da linha 10 ser prolongada na concessão, e a 7 encurtada, é uma distorção que salta aos olhos.

    1. Algo inaceitável e que já comentei inúmeras vezes aqui no site: encurtar a Linha 7-Rubi sabendo que muitas pessoas da região dependem dela pra chegar na Luz e, por consequência, nas outras linhas, é despejar passageiros em uma única estação para duas linhas já saturadas, é condenar toda uma demanda a fazer uma baldeação a mais para andar uma única estação e aumentar o tempo de viagem. São dois golpes em um contra os passageiros da Linha 7-Rubi.
      Mesmo assim, ninguém se importou, nem o Tarcísio, nem o futuro extinto STM, nem o SPI que adorou o encurtamento da Linha 7, nem as concessionárias. Só os dependentes dessa linha vão se importar, no dia que o serviço 710 acabar.

  3. Péssimo! Se ao menos a linha 10 Turquesa continuasse até a Barra Funda, ja seria de grande ajuda, mas voltar a linha 10 até a Luz e ainda estender a linha com mais uma estação na região do Brás (Bom Retiro) é um retrocesso! O serviço que já é considerado ruim, se torna cada vez mais precário, gerando mais filas imensas e tumulto numa estação antiga com pouca infraestrutura como a estação da luz! Lamentável!!!

  4. Quem quiser que acredite em coelho da Páscoa e Papai Noel.
    Quem acompanha as concessões, sabe que é tudo mentira.
    Vai ser como nas linhas 8 e 9. O edital prevê uma centena de melhorias. Depois, do contrato assinado e as linhas entregues, sabe-se lá pq 😉, o governo do estado começa a retirar obrigações e aumentar o repasse. Começa a faltar funcionários, diminuir o investimento em manutenção, e quem usa acaba sofrendo consequências de um jogo sujo onde os poderosos sempre ganham, e a população sempre perde.

  5. O serviço 710 deveria ser mantido. Quando havia a FEPASA os trens de passageiros de longo percurso operavam com os trens metropolitanos que iam de Jundiaí até Paranapiacaba que eram operados pela RFFSA ou CBTU.

  6. Enquanto isso, a Estação Santo André, que têm passagens subterrâneas, seguem sem escadas rolantes ou elevadores para as pessoas com mobilidade reduzida.

  7. Não vai melhorar mobilidade nenhuma, tanto que o simples fato de privatizar em já prejudicou muito pois o serviço 710 que beneficia é encurta muito o tempo de viagem será encerrado única e exclusivamente por causa da privatização. Isso foi dito claramente pelo governo. Só vai melhorar a conta da empresa que pegará o serviço recebendo seus gordos aportes financeiros.

  8. Agora me diz: porque a linha 13 nunca entra nos mapas do metrô? Era para constar na Luz, mas parece que tem alguma indecisão ou desatenção com essa linha. Aparece ET mas nada da 13 nem EA! Nem nos mapas da linha amarela ela aparece como conexão em Luz! Nem como 13 nem como Expresso aeroporto! O passageiro que vai para GRU é obrigado a deduzir ou ficar perguntando vomo chega lá! Ou será que é para não fazer referência alguma ao PT?

Comments are closed.

Previous Post
Trem do Metrô (Jean Carlos)

Metrô de SP será empresa de engenharia e consultoria, diz presidente da companhia

Next Post
Obras da Estação Santo Amaro (Jean Carlos)

TIC Trens e ViaMobilidade solicitam licenças ambientais para estações Água Branca e Santo Amaro

Related Posts