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Compra de 19 novos trens para Linha 15-Prata é confirmada pelo Metrô

Companhia assinou ordem de serviço autorizando o Consórcio CEML a produzir o novo lote, que será usado nas extensões do ramal de monotrilho até Jacu Pêssego e Ipiranga

Trens Innovia 300 fabricados no Brasil (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo assinou nesta quinta-feira (13) a ordem de serviço autorizando o Consórcio Expresso Monotrilho Leste a fabricar mais 19 trens do modelo Innovia 300 e que serão usados na Linha 15-Prata.

As novas composições serão fabricadas na China pela joint venture entre Bombardier (Alstom) e CRRC, como este site revelou em primeira mão no ínicio do mês. Apesar disso, os modelos serão idênticos aos 27 trens que circulam atualmente no ramal de monotrilho.

No primeiro lote, a Bombardier fabricou 26 desses trens na unidade aberta na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo – a primeira composição, chamada de ‘cabeça de série’, foi concluída no Canadá para realizar os testes de aceitação e posteriormente foi embarcada para o Brasil.

No texto enviado pelo Metrô não há menção a origem dos trens ou a prazos, mas conforme consta no aditivo assinado com o CEML, eles deverão chegar por volta do final de 2024. É quando está prevista a entrega das estações Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga, segundo seu planejamento.

Ainda faltarão oito unidades para que a encomenda original, de 54 trens, seja concluída, mas eles ó deverão ser fabricados quando o Metrô iniciar a implantação do trecho até Cidade Tiradentes, com mais quatro estações.

Trecho do contrato em que o Metrô autoriza a fabricação dos trens na China

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