A Secretaria dos Transportes Metropolitanos comunicou nesta segunda-feira, 22, a suspensão da licitação para a compra de 44 novos trens para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô.
A informação consta de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). A compra de novos trens deverá incrementar, sobretudo, a futura frota da Linha 2-Verde que está em expansão.
Segundo o comunicado, a pasta irá atender a recomendação da Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital para que o certame ocorra de forma eletrônica.
Para que as mudanças sejam aplicadas o edital deverá ser revisto, sendo necessária a suspensão temporária da licitação.

A pasta esclareceu em comunicado que o novo formato deverá ser disponibilizado em até 60 dias através do site do Metrô e da STM.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A adoção da disputa eletrônica permitirá maior facilidade para os competidores internacionais que poderão fazer propostas de forma remota.
Licitação novamente adiada
Trata-se da segunda vez que a STM e o Metrô adiam a realização da licitação de compra dos 44 trens, que são necessários para viabilizar a expansão da Linha 2-Verde até Penha.
Em março, o governo acatou preocupações de possíveis participantes que encontravam erros no edital e suspendeu o certame. Após um longo processo, a STM voltou a publicar a licitação com o conteúdo revisado no começo deste mês.
A previsão era que o leilão ocorresse em setembro. Em tese, a Linha 2 terá sua primeira etapa inaugurada em 2026, quando parte dos novos trens será necessária. No entanto, não será surpresa se a conclusão das obras e sistemas também atrasar.