Confira a operação das novas portas de plataforma da Estação Belém

Conjunto de portas de plataforma da estação Belém (Jean Carlos)
Estação Belém (Jean Carlos)

Na última quinta-feira (25) o Metrô de São Paulo entregou para a operação o novo conjunto de portas de plataforma da estação Belém. É a segunda estação que possui equipamentos desta natureza em operação após Vila Matilde.

É também a primeira estação a contar com o equipamento fornecido pelo Consórcio Kobra, contratado em 2019 para fornecer 88 fachadas para estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

O site esteve na estação Belém durante o período da noite e traz alguns detalhes de funcionamento deste equipamento.

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As portas de plataforma instaladas na Linha 3-Vermelha são compostas por módulos, de forma que a sua montagem seja facilitada e célere. Seu principal objetivo é propiciar maior segurança aos passageiros que aguardam o trem na plataforma.

Normalmente, as portas de plataforma ficam conjugadas com o sistema de sinalização. No caso das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata, o controle das portas está associado ao sistema CBTC.

Mas, como o novo sistema de sinalização ainda não está concluído na Linha 3-Vermelha, as portas de plataforma operam por um modo nomeado por “AUX/BK”. O Backup das portas de plataforma atua como um sistema secundário importante.

Portas funcionando por meio de sensores (Jean Carlos)
Portas funcionando por meio de sensores (Jean Carlos)

Quando está em operação, uma série de sensores realiza a leitura das portas dos trens. Quando o trem abre as portas, os sensores detectam esta atividade e abrem as portas da plataforma. O mesmo ocorre no fechamento, assim que as portas do trem fecham as portas de plataforma correspondem.

Neste tipo de operação ocorre um pequeno atraso, natural, por parte dos equipamentos. Quando o CBTC estiver plenamente operacional estas restrições deixarão de existir, tornando o funcionamento das portas de proteção mais dinâmicas e eficientes.

O plano do Metrô de São Paulo é de que, neste primeiro momento, todas as estações das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, as mais movimentadas de toda a rede, possuam fachadas de segurança.

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