A ViaMobilidade está realizando a reforma e modernização de algumas das estações da Linha 8-Diamante. A ideia é que algumas das paradas sejam dotadas de todos os elementos pertinentes à acessibilidade.
A estação Comandante Sampaio é uma das que estão passando por melhorias. O site foi até a estação durante o mês de julho para acompanhar o avanço das atividades.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Na região do mezanino e linha de bloqueios não foi possível visualizar atividades pesadas. A região deverá ganhar uma nova SSO (sala de supervisão operacional). Os banheiros da estação foram previamente reformados.
Na região das plataformas observa-se um canteiro de obras na parte externa da estação onde estão alocadas alguns contêineres
Avançando para a região leste da estação está sendo realizada a demolição das escadas fixas. Tais escadas darão espaço para novos modelos de escadas rolantes que permitirão maior facilidade de deslocamento na estação.
A ViaMobilidade ainda atuará na melhoria para o acesso de pedestres e veículos, além de reduzir o vão entre os trens e a plataforma.
“Na Estação Comandante Sampaio, as principais atividades em andamento são a demolição das escadas fixas, para a implantação das novas escadas rolantes, e a movimentação de quadros elétricos, para adequação da sala técnica.
Quando concluídas, as obras desta estação resultarão na instalação de três elevadores e seis escadas rolantes. Na linha de bloqueios, será instalada sinalização tátil direcional. Já nas escadas fixas, serão instalados corrimãos e um conjunto de canaletas para condução de bicicletas.
A estação terá ainda dois sanitários para pessoas com deficiência, sendo um masculino e um feminino. Também passam por revitalização os pisos, forros, estruturas de concreto e cobertura. As obras incluem ainda a implantação de novas salas operacionais.
Além disso, o acesso para pedestres e a entrada de veículos pela Avenida dos Autonomistas serão requalificados, assim como o acesso pela Rua Adolfo Marchiolli. A estação receberá ainda, soluções para redução do vão entre o trem e as plataformas.”
Segundo a nota da concessionária, a conclusão das atividades está prevista para o primeiro semestre de 2024.