Confira o que muda nos trens com a chegada da ViaMobilidade nas linhas 8 e 9

Entenda as principais mudanças que ocorrerão nos trens ao longo da concessão das linhas 8 e 9. Desde as mudanças visuais até a compra e devolução de trens para a CPTM
Composição da Frota C partindo da estação Júlio Prestes (Jean Carlos)

Um dos aspectos mais importantes da operação de um sistema metroferroviário são os trens. As composições que atualmente circulam pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda são compostas, quase que em sua totalidade, por oito carros (vagões). Com a chegada da ViaMobilidade, alguns destes trens passarão por mudanças visuais e também de nomenclatura.

Frota de Trens  Atual

Para compreender as mudanças na frota de trens é importante tomar conhecimento sobre quais composições estão sendo utilizadas atualmente na concessão. Neste momento a frota de trens da ViaMobilidade é composta por trens da Série 5400, 7000, 7500 e 8500. 

Destas composições apenas a série 5400, que operam entre Itapevi e Amador Bueno foram integralmente cedidas. Os trens da série 7000 foram parte cedidos e parte emprestados. Os trens mais novos da série 7500 e 8500 foram emprestados por um período provisório e mais tarde retornados para a CPTM.

Confira na tabela abaixo qual é a alocação de frota atual nas Linhas 8 e 9:

Nomenclatura

Uma das principais mudanças que serão realizadas pela ViaMobilidade nos trens será a mudança da nomenclatura dos trens. A ideia é que agora todos os carros da composição sejam identificados com números de 1 até 8.

Também haverá mudanças na numeração dos trens e também das séries. As séries de trens basicamente são os modelos, bastante parecido com o que existe hoje com carros e motos. Cada série possui características diferentes entre si como a fabricação, detalhes mecânicos, elétricos, etc. Abaixo é possível visualizar qual será a nova nomenclatura para os trens na ViaMobilidade:

Os trens serão identificados por frota, composição e carro. A frota é basicamente o modelo de fabricação do trem. A composição é a numeração do trem baseado no modelo e o carro é a unidade mínima da composição que é dividida em oito partes na maioria dos casos. Para A série 5400, futuramente Frota B, são quatro carros.

Por exemplo, se o passageiro identificar dentro do trem uma placa com a escrita C501, isso significa que ele está em um trem da Frota C, na composição de número 50 e no 1º carro. Entender esta simbologia é importante para que o passageiro possa realizar relatos sobre falhas ou denúncias para a concessionária. Confira abaixo na tabela como identificar os trens:

Visual

A personalização dos trens da ViaMobilidade é um ponto que divide opiniões. Para analisar a nova pintura separamos o trem em três partes: A máscara (parte dianteira do trem), as laterais e o espaço interno.

Na máscara do trem predomina a cor cinza que cobre principalmente as extremidades da fronte. Na região central encontram-se as linhas de cor verde clara e verde escuro. O logo da empresa está posicionado na parte central, enquanto na parte superior do parabrisa se localiza a numeração da composição e a frota correspondente.

Composição C50 na Estação Comandante Sampaio (Jean Carlos)

Na lateral do trem predomina o cinza e o inox. As linhas que se iniciam na máscara alternam de posicionamento e percorrem toda a lateral do trem de forma paralela até atingir a metade da composição onde existe uma cabine intermediária. 

Composição C50 na estação Julio Prestes (Jean Carlos)

Ao longo da lateral do carro é possível identificar o brasão do estado de São Paulo, o logotipo da ViaMobilidade e a logomarca que está posicionada entre a faixa cinza e verde claro, uma forma de simbolizar a atuação da empresa nas duas linhas.

Logo da ViaMobilidade na composição C50 (Jean Carlos)

Na parte interna da composição podemos destacar principalmente as mudanças na comunicação visual. Placas que alertam sobre o monitoramento por câmeras, identificação do carro, alertas de segurança e canais de contato. Na parte superior das portas está disponível o novo mapa com as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A novidade neste caso é a presença de duas novas estações, Varginha na linha 9 e Ambuitá na linha 8.

Novo mapa das linhas: Já constam as estações Varginha e Ambuitá (Jean Carlos)

Uma das principais curiosidades sobre a pintura do novo trem é a escolha das cores. Percebe-se com facilidade que a cor cinza remete à Linha 8-Diamante e o verde claro faz menção a Linha 9-Esmeralda. Fica no ar a presença de uma linha verde escuro. 

Apesar de não haver nenhuma menção oficial por parte da ViaMobilidade, especula-se que esta faixa seja uma referência à antiga Estrada de Ferro Sorocabana que construiu e operou o trecho entre 1875 até 1971 e que possuía seu material rodante pintado com a cor verde escuro e linhas brancas. 

Frota de trens futura

A ViaMobilidade encomendou 36 novas composições para as Linhas 8 e 9. Os novos trens da Alstom deverão ser semelhantes mas não iguais aos trens da Série 9000. A expectativa é de que o novo visual seja mais moderno e mais próximo das composições da série 9500, com uma dianteira mais elevada, novos faróis e uma série de incrementos tecnológicos, incluindo um mapa dinâmico, algo que só existe nos trens chineses da série 2500 e em trens do Metrô.

Com a chegada dos 36 novos trens, as composições emprestadas pela CPTM deverão retornar às linhas da estatal. Na tabela abaixo está exposto como ficará a frota de trens após a devolução:

Segundo o cronograma da concessão, os primeiros trens da Frota A deverão chegar até o fim de 2022 para iniciarem a operação dentro de três meses, ou seja, estima-se que as primeiras composições entrem em operação em meados de março de 2023.

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  1. Em excelente matéria publicada neste blog Metrô CPTM por você em 28 de julho de 2021 “O que torna os trens do Metrô e CPTM incompatíveis”, ficou evidente que “As inumeráveis diferenças importantes que impediriam uma suposta troca de equipamentos vão muito além das cores e das linhas onde operam”.
    Entre as muitas incompatibilidades uma chamou a atenção que é o fato que largura dos atuais trens da CPTM variam. Enquanto os da frota H apresentam uma largura de 3,05 m, a série 7000 que já trafegou nas inumeráveis linhas da CPTM, possui 3,3 m em sua largura. Isto além de impactar na capacidade de lotação dos trens, e principalmente no vão entre as carruagens e a plataforma.
    Sendo esta informação sobre as larguras dos 40 trens da série 7000 possui 3,3 m que corretas, além de importantíssima, deveria servir de parâmetro para estes 36 novos trens a serem adquiridos pela concessionária das linhas 8 e 9 além de introduzir passarelas entre os carros (Gangway), além de se minimizar ou eliminar os estribos e o vão com relação as plataformas e acabar com aquela velha desculpa que o vão entre os trens e as plataformas é devido a presença de cargueiros, uma vez que atualmente não passa estas composições, desta forma é uma outra justificativa comprovada para suas retiradas definitivas.
    Vale lembrar que o Metrô-SP segue rigorosamente esta padronização das H-largura e V-altura das carruagens em relação as plataformas não possuindo estribos e ainda está instalando portas nas plataformas para aumentar ainda mais a segurança, para isto também é mandatória a padronização das distâncias entre as portas.

  2. Que matéria excelente Jean! A nomenclatura dos trens está muito interessante e igual a utilizada pelo Metrô (CMSP) de muito fácil entendimento.

    Adorei a ideia da linha verde fazer menção a EF. Sorocabana, ela é parte da nossa história, muito legal ver a ViaMobilidade estar atenta a esses detalhes.

    Agora estou mesmo é ansioso pra ver o visual dos novos trens da Alstom!

  3. Não me importa que cor vai ter o trem, o que importa de verdade é melhorar o conforto do usuário.
    Ninguém merece ter que esperar 1 ou 2 trens passar para tentar entrar e mesmo assim ser “esmagado” pq não tem trem suficiente.

    1. Concordo.
      O que precisamos é de funcionalidade e menor intervalos entre os trens.
      Principalmente nos horários de pico ; manhã e tarde onde parecemos estar numa lata de sardinha.

    2. Como usuário da linha 8 diamante só tenho a dizer que desde que a via quatro passou a operar tudo piorou.

      A cptm era ruim e agora está pior. Os trens estão com intervalos maiores e consequentemente mais cheios e isso em plena pandemia onde deveriam dar um jeito de os trens ficarem mais vazios.

      Fora os erros de comunicação. Dia desses foi informado que o trem só iria até barueri, 5 minutos parado em barueri foi anunciado dentro do trem que ele prosseguiria até itapevi. Poucas pessoas ouviram e entraram no trem.

  4. Como sempre uma excelente matéria! Seria interessante agora detalhar as intervenções que vão ocorrer nas estações. Imagino que na maioria das estações da L9 não serão necessárias grandes intervenções.

  5. Bom dia Jean
    Uma dúvida:No final,serão devolvidos 34 trens para a cptm e a concessionária ficará com 25 trens da cptm?
    Não seria certo a cptm ficar com 61 ou 59 trens,ou seja,a mesma quantidade que foi emprestada(36 novos+7 dos 8500+8 dos 7500+10 dos 7000=61 ou 36 novos +7 dos 8500 +8 dos 7500+8 dos 7000,sendo esses dois imobilizados da 7000=59)
    E os dois imobilizados?

    1. Meu filho, os 36 trens novos foram adquiridos pela ViaMobilidade, são dela. Os 19 7000 repassados e os 5400 vão ficar, os demais voltam pra CPTM.

      1. A questão do mapa dinâmico, é apenas pra mostrar em tempo ela onde o trem está ou será pra exibir novas estações?

        Se for pra novas estações é bom verificar o custo a ser considerado. Investir num sistema assim torna mais cara a aquisição, mas tem que haver uma rotina frequente de inaugurações de estações pra valer a pena.

  6. O que realmente importa é a rapidez a agilidade para chegamos em casa ou no trabalho não importa a cor do trem ou série demora de mais para passar um trem muito tempo parado nas estações é um vergonha.

  7. Boa tarde ,
    Também precisa colocar mais ônibus que dão avesso as estações da linha 9 esmeralda pois de olhar bem não tem muitas opções

  8. A mordenização sempre é bem vinda.
    Porém gostaria de saber se há previsão de reforma e modernização da Estação e passarela da Estação Presidente Altino?
    É uma vergonha uma Estação com o fluxo de passageiros como a de Presidente Altino, ser tão precarizada, sem contar a passarela com rachaduras e a meu ver com riscos estruturais.
    E aí vc alguma plano para isso?

  9. Bom dia! Extremamente importante comunicar toda esta mudança e como nos “encontrarmos” na utilidade do seu dia a dia.

    Após toda esta implementação/implantação, espero que vise também a parte estrutural, revitalização e segurança nas estações, mais especificamente com a estação na qual eu e milhares de cidadãos utilizam, que é a Presidente Altino. Com certeza, com este olhar e providências, o fluxo vai triplicar, e aí também é importante pensar na “dinâmica” por uso da população, pra não afunilar e pensar na segurança de utilização de todos. Sem falar que com uma revitalização pode ser muito bem explorado comercialmente.

    Parabéns e que seja promissor, não só pra linhas 8 e 9, mas para futuras expansões.

  10. Se empresas do governo é incompetente em tudo,agora privada será pior,é só ver as história do passado que teremos uma ideia do que Será o futuro.assim como aconteceu com as privatizações das ferrovias q teve inúmeros perdas de empregos e tiraram os trens de passageiros e mal tem trens de cargas,bom o Brasil q ser pais de 1° mundo mas começa por escolhas erradas p levar dinheiro no bolso dos envolvidos,pois sempre tem um grupo levando a melhor.

  11. Piorou muito a qualidade do atendimento ao consumidor, não existe limpeza adequada das estações não existe lavação mais, os vagões de manhã estão muito sujos e as escadas rolantes quando quebra ainda não foram arrumadas, sem contar que a demora de intervalos entre os trens está muito prejudicada chegando a quase 30, 45 minutos, quero entender que melhora foi essa e para que foi isso feito os ambulantes continuam atuantes e mais perseverantes do que antes.

  12. Muito boa a matéria. Parabéns.
    Não existe mais a estação de Ambuitá, torço muito para que seja reativada.
    Poderiam colocar pontos para recarregar celulares.

  13. Meus caros, pouco me importa se os trens serão verdes com bolinhas vermelhas…isso é totalmente desnecessário…quero saber quanto a concessionária vai investir na melhoria do transporte, na rapidez e no intervalo menor entre os trens. Quero saber da limpeza dos banheiros e do atendimento a usuários que passam mal nos trens ou estações. É isso que nos usuários queremos…um transporte digno…do tipo que p presidente da concessionária usaria com sua familia.

  14. E bom que vcs faça algo mesmo.
    Porque mais de 4 meses que isso tudo tá uma vergonha e trens que não.em 17 anos usando a linha 7 nunca via uma operação pecima dessa.

  15. Precisam diminuir os intervalos entre os trens aos finais de semana e feriados pois foi-se o tempo em que a populaçao nao trabalhava nessas datas. Hoje em dia, principalmente depois da pandemia, as pessoas estao trabalhando todos os dias. Nao tem o porque diminuir o numero de trens e onibus em circulaçao.

  16. Espero que esta privatização ou concessão das linhas 8 e 9 da CPTM resulte em um melhor serviço, no Rio de Janeiro a Super Via não trouxe melhoras. As linhas da CPTM, com todos os seus defeitos, em muitas cidades brasileiras , seriam consideradas linhas de metrô.

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