Conheça a estação Itapegica da Linha 19-Celeste em Guarulhos

Em uma série de cinco matérias, site mostrará quais são as estações da Linha 19-Celeste previstas para serem construídas em Guarulhos

A Linha 19-Celeste atenderá a região central de Guarulhos

A Linha 19-Celeste tem tudo para ser o próximo grande empreendimento metroviário a ser concebido na região metropolitana. Com a assinatura do contrato que viabiliza a elaboração do projeto básico mais um importante passo foi dado para a tirar do papel o ramal que atenderá a cidade de Guarulhos.

Em uma série de matérias daremos foco especial nas novas estações que atenderão o segundo município mais populoso do estado. Usaremos como base de nossa análise o projeto funcional da Linha 19-Celeste, elaborado em 2017. Este estudo é responsável por delinear as características básicas das estações que deverão ser melhor detalhadas no projeto básico que está em fase de elaboração.

A primeira parada da Linha 19-Celeste a atingir o município de Guarulhos será a estação Itapegica. Ela deverá se localizar no cruzamento entre a Rua Cavadas e a Rua Canadense.

Segundo o projeto funcional, a funcionalidade da estação “decorre da articulação com uma área de abrangência de maior escala através da Avenida Rotary e das ruas Endres e Cavadas, já que seu entorno imediato possui baixa densidade, constituído principalmente por galpões industriais juntamente com residências térreas“.

Localização prevista pra a estação Itapegica (CMSP)

Abaixo é possível ver o local da estação e sua inserção no meio urbano:

Nas imagens abaixo é dado destaque ao corpo da estação. Na primeira imagem é possível contemplar a vista superior do mezanino enquanto na segunda imagem a estação é visualizada em corte.

A estação Itapegica deverá ser construída através do método NATM (Novo Método de Tunelamento Austriaco) e contará com um poço de acesso centralizado. Segundo as imagens são previstos acessos na rua Igaratá e na rua Cavadas. A profundidade estimada da estação é de 39,7 metros.

Os estudos estimam o atendimento de aproximadamente 35 mil passageiros por dia. A estação contará com integração com os serviços de ônibus municipais e metropolitanos. São previstos também a implantação de bicicletários e paraciclos além de baias para o transbordo de passageiros que utilizem transporte individual.

Nota do editor: as informações acima são preliminares, ou seja, poderão sofrer alterações e readequações após a conclusão do projeto básico.

11 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Valdir
Valdir
3 anos atrás

Só acreditarei quando sair do papel. Os trens da CPTM nem tem utilidade para quem mora na periferia, as estações só terão utilidade quando chegar no Pimentas e São João, algo improvável nesse desgoverno dória.

Rodolfo
Rodolfo
3 anos atrás

Só aguardar até 2050 quando ficar pronta.

Lucas
Lucas
3 anos atrás

Adorei a matéria. Pode fazer pra todas as estações da linha agora kkk

Luis Siqueira
Luis Siqueira
3 anos atrás

Muito boa essa série de matérias, acho bem importante ventilar que finalmente o governo está prestes a construir metrô em Guarulhos.

Abel
Abel
3 anos atrás
Responder para  Luis Siqueira

já vai ter antes disso com a linha 2

Marcelo Aragão
Marcelo Aragão
3 anos atrás

Antes tarde do que nunca, como póde o segundo maior pib do estado e um dos maiores do país ser ainda atrasado na questão de mobilidade ?
Acredito que densidade populacional não serve como total desculpa.
Quando a aposentadoria chegar, pretendo deixar Guarulhos, pois creio que tal cidade natal ainda não terá a qualidade de vida necessária a tal cidadão idoso contribuinte e contribuidor para o progresso merecido de tal município, más ainda não devidamente e merecidamente alcançado pela cidade que num passado distante, foi palco da existência dos nativos índios Guarus…
Feliz 2022, fé e serenidade a todos

Cristiano
Cristiano
3 anos atrás

Engraçado…

Porque eles não TERMINA O RODOSNEL QUE A OBRA ESTÁ PARADA HA ANOS ???

ME AJUDA AI CACHIEIRA.

PIADAAAAA

Jacorsine
Jacorsine
3 anos atrás

Acreditar no Des governo? TD ANO PRÉ E ELEITORAL É A MESMA ESTÓRIA: VENTENAS DE ESTAÇÕES de METRÔ; DEZENAS DE ESTÁDIOS, CENTENAS DE HOSPITAIS, ESTAÇÕES RODOVIÁRIAS E FERROVIÁRIAS… NÃO ACREDITA? PEGUEM O.JORNAL GUARU-NEWS DE 1974 E VERÃO A MESMA LADAINHA ….

Rafael Fernandes
Rafael Fernandes
3 anos atrás

Qual a previsão para conclusão do projeto básico? Seria um sonho daqui a 10 anos ter metrô de verdade em Guarulhos.