Conheça a estação Itapegica da Linha 19-Celeste em Guarulhos

Em uma série de cinco matérias, site mostrará quais são as estações da Linha 19-Celeste previstas para serem construídas em Guarulhos
A Linha 19-Celeste atenderá a região central de Guarulhos

A Linha 19-Celeste tem tudo para ser o próximo grande empreendimento metroviário a ser concebido na região metropolitana. Com a assinatura do contrato que viabiliza a elaboração do projeto básico mais um importante passo foi dado para a tirar do papel o ramal que atenderá a cidade de Guarulhos.

Em uma série de matérias daremos foco especial nas novas estações que atenderão o segundo município mais populoso do estado. Usaremos como base de nossa análise o projeto funcional da Linha 19-Celeste, elaborado em 2017. Este estudo é responsável por delinear as características básicas das estações que deverão ser melhor detalhadas no projeto básico que está em fase de elaboração.

A primeira parada da Linha 19-Celeste a atingir o município de Guarulhos será a estação Itapegica. Ela deverá se localizar no cruzamento entre a Rua Cavadas e a Rua Canadense.

Segundo o projeto funcional, a funcionalidade da estação “decorre da articulação com uma área de abrangência de maior escala através da Avenida Rotary e das ruas Endres e Cavadas, já que seu entorno imediato possui baixa densidade, constituído principalmente por galpões industriais juntamente com residências térreas“.

Localização prevista pra a estação Itapegica (CMSP)

Abaixo é possível ver o local da estação e sua inserção no meio urbano:

Nas imagens abaixo é dado destaque ao corpo da estação. Na primeira imagem é possível contemplar a vista superior do mezanino enquanto na segunda imagem a estação é visualizada em corte.

A estação Itapegica deverá ser construída através do método NATM (Novo Método de Tunelamento Austriaco) e contará com um poço de acesso centralizado. Segundo as imagens são previstos acessos na rua Igaratá e na rua Cavadas. A profundidade estimada da estação é de 39,7 metros.

Os estudos estimam o atendimento de aproximadamente 35 mil passageiros por dia. A estação contará com integração com os serviços de ônibus municipais e metropolitanos. São previstos também a implantação de bicicletários e paraciclos além de baias para o transbordo de passageiros que utilizem transporte individual.

Nota do editor: as informações acima são preliminares, ou seja, poderão sofrer alterações e readequações após a conclusão do projeto básico.

Total
49
Shares
11 comments
  1. Só acreditarei quando sair do papel. Os trens da CPTM nem tem utilidade para quem mora na periferia, as estações só terão utilidade quando chegar no Pimentas e São João, algo improvável nesse desgoverno dória.

    1. Valdir, bom dia!

      A CPTM recentemente tem trabalhado com novos levantamentos na região e pretende viabilizar a extensão da Linha 13-Jade para os bairros de São João e Bonsucesso. Infelizmente ainda não há prazo concreto para realização de obras neste sentido.

  2. Muito boa essa série de matérias, acho bem importante ventilar que finalmente o governo está prestes a construir metrô em Guarulhos.

  3. Antes tarde do que nunca, como póde o segundo maior pib do estado e um dos maiores do país ser ainda atrasado na questão de mobilidade ?
    Acredito que densidade populacional não serve como total desculpa.
    Quando a aposentadoria chegar, pretendo deixar Guarulhos, pois creio que tal cidade natal ainda não terá a qualidade de vida necessária a tal cidadão idoso contribuinte e contribuidor para o progresso merecido de tal município, más ainda não devidamente e merecidamente alcançado pela cidade que num passado distante, foi palco da existência dos nativos índios Guarus…
    Feliz 2022, fé e serenidade a todos

  4. Engraçado…

    Porque eles não TERMINA O RODOSNEL QUE A OBRA ESTÁ PARADA HA ANOS ???

    ME AJUDA AI CACHIEIRA.

    PIADAAAAA

  5. Acreditar no Des governo? TD ANO PRÉ E ELEITORAL É A MESMA ESTÓRIA: VENTENAS DE ESTAÇÕES de METRÔ; DEZENAS DE ESTÁDIOS, CENTENAS DE HOSPITAIS, ESTAÇÕES RODOVIÁRIAS E FERROVIÁRIAS… NÃO ACREDITA? PEGUEM O.JORNAL GUARU-NEWS DE 1974 E VERÃO A MESMA LADAINHA ….

  6. Qual a previsão para conclusão do projeto básico? Seria um sonho daqui a 10 anos ter metrô de verdade em Guarulhos.

    1. Rafael, o contrato para a elaboração do projeto básico que foi assinado em 12/2021 tem duração de 25 meses. Portanto o prazo máximo é de 01/2024.
      Obras de metrô geralmente possuem um prazo mais elástico para sua conclusão por conta de diversos fatores (envergadura do projeto, pressão politica, investimentos e empréstimos). Tomando como base o projeto da Linha 6-Laranja podemos estimar que a construção se dê dentro de pelo menos 5 anos de obras.

      Pensando em um cenário otimista, onde não haja impactos políticos/financeiros/jurídicos que comprometam o projeto, a Linha 19-Celeste estará operando em meados de 2029, como previsto pelo governo. Prazos anteriores a este, observando através de uma ótica racional, são bastante improváveis.

Comments are closed.

Previous Post

Estação Jardim Colonial deve estrear com trem ‘bate-e-volta’ na próxima semana

Next Post

BNDES aprova empréstimo de R$ 7 bilhões para a Linha 6-Laranja

Related Posts