Conheça o projeto da estação Dutra da Linha 19-Celeste

Em nossa segunda matéria sobre as estações metroviárias em Guarulhos, abordaremos o projeto da parada que fará a conexão com a Linha 2-Verde
Estação Dutra deverá integrar as Linhas 2-Verde e 19-Celeste

A Linha 19-Celeste é uma das diversas linhas metroferroviárias projetadas para atender o município de Guarulhos. Atualmente o projeto funcional do novo trecho já está concluído e a Companhia do Metropolitano já assinou o contrato para a elaboração do projeto básico, viabilizando uma futura licitação para o tão esperado início de obras.

Na segunda matéria sobre as estações da Linha 19-Celeste dentro de Guarulhos, será exposto o projeto previsto para a estação Dutra, considerada a maior dentre as cinco estações. Com uma localização estratégica e a integração com a Linha 2-Verde, a parada tem alto potencial para atrair passageiros e requalificar a mobilidade da região.

A localização da estação Dutra se dá na região entre a Avenida Carlos Ferreira Endres, Rua Engenheiro Camilo Olivetti e a Rodovia Presidente Dutra. O local fica bastante próximo a Avenida Guarulhos e também ao Shopping Internacional, ampliando a capacidade de atrair passageiros e de aprimorar os deslocamentos nas imediações.

Localização da Estação Dutra da Linha 19-Celeste (CMSP)

A funcionalidade da estação está intrinsecamente ligada com sua integração à Linha 2-Verde, que cortará a Zona Leste e chega na região da Avenida Paulista, e com o sistema de transporte sobre pneus de média capacidade, sobretudo os corredores de ônibus da EMTU. Um novo terminal de ônibus que já está previsto no projeto básico da Linha 2-Verde deverá ser construído.

O novo terminal de ônibus da estação Dutra deverá atender principalmente os ônibus que passam pelo corredor Guarulhos-São Paulo e possibilitará também o atendimento ao ramal Penha que ainda está em estudo pela EMTU. Os ônibus municipais poderão se beneficiar da estrutura.

A integração com outros modais como o rodoviário individual e as bicicletas também estão garantidos no projeto. No primeiro caso estão previstas baias especiais tanto para paradas rápidas como para táxis. Para as bicicletas a construção do bicicletário ou paraciclo permite que os passageiros possam ter a opção de uma mobilidade mais limpa em seus trajetos.

Linha de bloqueios e acessos da estação Dutra (CMSP)

A estação foi projetada de forma que a integração com a Linha 2-Verde fosse facilitada. Os níveis das plataformas, mezanino e bloqueios serão os mesmos para as duas paradas que possivelmente deverão ser construídas como uma estrutura unificada. Isso cria menos obstáculos para a operação da estação e para os passageiros que poderão ter menores dificuldades para realizar a integração entre as duas linhas.

Para tanto foi necessário repensar o projeto básico elaborado para a estação Dutra da Linha 2-Verde. As principais adequações foram realizadas nos acessos da estação, na construção do terminal de ônibus, no paisagismo e nas aberturas na parede diafragma da estação.

A estação Dutra da Linha 19-Celeste tem previsão de atender cerca de 40 mil passageiros por dia. Neste número não está contabilizada a quantidade de passageiros que poderão usar a Linha 2-Verde, o que torna o número de passageiros ainda maior considerando as duas estruturas. O método construtivo escolhido para a estação foi o VCA (Vala a Céu Aberto). A profundidade estimada para a estação é de aproximadamente 27 metros.

Nota do editor: as informações acima são preliminares, ou seja, poderão sofrer alterações e readequações após a conclusão do projeto básico.

Total
15
Shares
5 comments
  1. A estação Dutra vai ser muito próxima da Estação Itapegica ,não sei qual o critério de distancia entre as estaçoes

  2. Essa estão será Gigante !!! Vamos torcer para que saia logo…

    Acho que a linha 02 chega primeiro que a linha 19 nesse ponto.

    1. Provavelmente a estação Dutra até pela construção do terminal. Acredito que as linhas que chegamna Armênia não precisarão vir mais à SP.

Comments are closed.

Previous Post

Inauguração da estação Jardim Colonial confirmada nesta quarta, 29

Next Post

Jardim Colonial funcionará das 10 às 15 h com baldeação necessária em São Mateus

Related Posts