CPTM abre licitação para adequar estações Prefeito Saladino e Capuava, da Linha 10

Paradas permaneceram praticamente inalteradas desde a década de 60, com grande parte das plataformas descoberta e sem itens de acessibilidade
Estação Capuava: melhorias previstas para os próximos meses (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A CPTM abriu licitação nesta semana visando a realização de obras de adequação e acessibilidade em duas paradas da Linha 10-Turquesa, a estação Prefeito Saladino, localizada no município de Santo André, e Capuava, no município de Mauá.

Ambas as estações passaram por remodelações ainda na década de 60 e até então poucas modificações foram realizadas. As obras, que terão um prazo de 32 meses, sendo 20 para execução e 12 para operação assistida, visam a melhoria das condições de acessibilidade universal, segurança e conforto dos passageiros.

Melhorias serão realizadas nos acessos, corpo da estação e passarela. Estão previstas em simultâneo obras de adequação de via permanente e de rede aérea. As extensões das plataformas, atualmente sem cobertura, receberão esse importante incremento.

Na área de sistemas, a CPTM pretende instalar dois elevadores em cada estação, para a realização da transposição entre as plataformas. Linhas de bloqueio acessíveis, grupo gerador e um sistema de combate a incêndio também constam entre as melhorias.

As propostas apresentadas deverão ser apreciadas no dia 15 de janeiro de 2021. A estimativa orçamentária da CPTM é de que o conjunto das obras tenha um custo de R$ 34,5 milhões. Cerca de 15 mil passageiros serão beneficiados com as mudanças.

Parte das obras envolve ampliar a cobertura das duas estações (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)
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  1. Finalmente, as estações da Linha 10 são as PIORES do sistema. Seria bom reconstruir, mas essas adequações já são muito bem vindas.

  2. Agora a pergunta que não quer calar: o que vai ser do projeto da Estação Pirelli? Voltou para a gaveta novamente?

  3. E a parada principal de santo André não vai ganhar acessibilidade, escadas rolantes, elevadores, é a estação com mais trânsito de pessoas e NADA, NADINHA DE NADA???

    1. Essas estações , não tem rampas de acessibilidade , assim como a estação Aracaré que só tem escadas.

  4. Como esta a conclusao da obra da Agua Espraiada ??? AV roberto marinho , será que vai ser a Globo que vai pagar ?

  5. A estação de Mauá precisa de adequações urgente. Não conseguimos o expresso e agora novamente ficaremos de fora.

  6. Não existe compromisso algum que o governante que estará no poder após 2032 tenha continuidade, ou seja, assim como aconteceu com a Linha 18-Bronze e inumeráveis outras, novamente o planejamento técnico está sendo desprezado para serem tomadas medidas volúveis e adaptadas sem fundamentos técnicos plausíveis.

    Grupo estrangeiro apresenta “proposta surpreendente” de concessão das linhas 2 e 20 do Metrô de 18 DE DEZEMBRO DE 2020
    “A chegada da Linha 20 até o ABC Paulista (Santo André) é citada como NÃO prioritária, apenas um investimento potencial que incluiria nove estações. Não há quaisquer menção à extensão da Linha 2 após Tiquatira e sua prometida chegada até Dutra (Guarulhos), embora esse trecho esteja contratado pelo Metrô, mas sem previsão.” Neste texto fica explicito que além da supressão da Linha 2-Verde até Guarulhos, também a Linha 20-Rosa até Santo André ficara na promessa vazia por conta daquela tramoia feita para excluir a Linha 18-Bronze, caso se realizadas infelizmente as Linhas 2-Verde e 20-Rosa a se juntaram as dezenas de obras incompletas e que só serão viáveis após 2034
    A reunificação das Linha 7-Rubi, e Linha 10-Turquesa com a melhor utilização da terceira linha central ociosa entre Brás e Santo André (Pirelli) continua a ser a opção mais rápida e econômica, mas os gestores continuam se focando no Metrô e desprezando a CPTM.

    “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo tempo; Mas não pode-se enganar a todos por todo tempo. Abraham Lincoln.

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